3.16.2011

Pílula Anticoncepcional

anticoncepcional Pílula anticoncepcional
A pílula é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. A pílula deve ser tomada nos dias e horários certos, senão ela poderá falhar. As pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.

Como usar a Pílula Anticoncepcional

Antes de mais nada você terá que fazer uma consulta a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.
Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros 7 deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça de tomar a pílula, tome ela assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 12 horas o mais correto é verificar a bula do medicamento ou buscar instruções do seu médico.

Qual a melhor pílula anticoncepcional

Não existe a melhor pílula anticoncepcional. Existe a pílula anticoncepcional mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor para todas as mulheres. Consulte o ginecologista para ele receitar a melhor pílula anticoncepcional para você.

tomar anticoncepcional direto 300x200 Tomar anticoncepcional direto é correto?
A pílula anticoncepcional ajuda a manter a menstruação regulada e previne a gravidez indesejada quando tomada corretamente.
A maneira correta de tomar o anticoncepcional é começando a partir do primeiro dia do ciclo menstrual e as pílulas devem ser tomadas todos os dias, de preferência no mesmo horário.
Os anticoncepcionais são vendidos em cartelas que podem ter 21 ou 28 comprimidos. Na de 28 pílulas, a nova cartela é iniciada no dia seguinte ao término da anterior, sem interrupções. A menstruação coincide com os últimos comprimidos.
Já na cartela de 21 pílulas, deve ser dada uma pausa de uma semana para que ocorra a menstruação. O recomeço da nova cartela deve ser feito no 8º dia.
Se a mulher se esquecer de tomar o anticoncepcional, a pílula pode ser tomada em até 12 horas sem nenhum problema. Se ficar sem tomar por dois dias ou mais, o ideal é interromper o uso, esperar a próxima menstruação para só então começar uma nova cartela.
Mas a grande dúvida entre as mulheres é se tomar o anticoncepcional direto é correto.
Segundo especialistas no assunto, você pode emendar quantas cartelas quiser sem que a eficácia do método anticoncepcional seja afetada. Tomar anticoncepcional sem intervalos não faz mal, mas há riscos de sangramentos fora do período menstrual que podem durar dias e atrapalhar o ciclo.
O uso de anticoncepcionais sem intervalos é desnecessário, pois se a intenção é não menstruar, existem métodos contínuos de progesterona e implantes hormonais que duram até três anos e ajudam a suspender a menstruação.
Para dar início ao uso de anticoncepcional e o esclarecimento de dúvidas, é preciso de uma orientação de um médico, pois para cada mulher há um tipo de pílula ideal.

Como não esquecer de tomar a Pílula Anticoncepcional

Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser aquele que você sempre estará disponível para tomá-la. Dê preferência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. Assim fica mais díficil de você esquecer. Com o tempo a pílula tornará um hábito comum em seu dia-a-dia. Caso você tenha namorado ou marido, peça para ele ajudar você a lembrar de tomar o anticoncepcional.
Vale alertar que a pílula anticoncepcional previne apenas a gravidez. Portanto use sempre a camisinha para previnir as DST (Doeças Sexualmente Transmissíveis) como por exemplo a Aids.

Outras utilidades da Pílula Anticoncepcional

Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

Tipos de Pílula Anticoncepional

Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. As mais famosos são: minesse, mirele, yasmin, belara, diane 35, selene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet etc.
Por ter tantos tipos e marcas é extremamente necessário que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.

Medicamentos que interferem na Pílula Anticoncepcional

Alguns medicamentos possuem o poder de diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaja tomando algum deles entre em contato com seu médico. Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são: amoxacilina, minocilina, oxacilina, fenitoina, topiramato, primidona, metronidazol etc.

Outros métodos Anticoncepcionais

Além da pílula existem diversos outros métodos contraceptivos. São eles: DIU, vasectomia, essure, ligadura de trompas, camisinha, diafragma, tabelinha, pílula do dia seguinte, implante, adesivo contraceptivo, etc.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O mais correto é você conversar com seu ginecologista para saber

A maioria das mulheres com vida sexual ativa dá preferência ao uso de anticoncepcionais como método de prevenção da gravidez. Algo que vale ressaltar é que os anticoncepcionais também podem ser usados para outros fins, como controle de síndrome pré- menstrual, regularização da menstruação, sangramento por distúrbio hormonal, cistos ovarianos persistentes, atrofia de endométrio (camada interna do útero) e alterações de pele como a acne. Vamos então discorrer sobre alguns efeitos decorrentes do uso destas pílulas.
Algo muito importante deve ser dito: existe um tipo de anticoncepcional ideal para você! A avaliação se o que você está usando é o melhor pode ser feita pela persistência e freqüência dos efeitos colaterais. Aquele que causa muitas náuseas, vômitos, dores de cabeça e diarréia, poderá ser trocado por outro que se ajuste melhor ao seu perfil. Existe o anticoncepcional da adolescente, da mulher na pós- menopausa, da gordinha, da peludinha, da magrinha, cada perfil determina um tipo de pílula e uma dosagem diferente, sabiam? Por isso, não é bom tomar aquele indicado pela prima, amiga ou vizinha.
Quanto maior a dose de etinilestradiol, maior a possibilidade de efeitos colaterais. Porém, a dose para adolescentes é normalmente menor que a dose de mulheres na idade adulta. Anticoncepcionais de baixa dose para algumas mulheres podem causar o que chamamos de “spotting”, manchas em borra de café na calcinha. Isso indica que o tipo de pílula que você está usando deve ser reavaliado. Não significa um erro do seu médico, o teste de adaptação à pílula só pode ser feito após um período de uso.
Algumas pacientes têm efeitos colaterais apenas no início e logo tudo normaliza, porém podem ser fatais para a eficiência do medicamento, como em caso de vômitos e diarréia. No primeiro caso, se o vômito ocorrer até uma hora após a ingestão, recomenda-se ingerir outra pílula. Caso ocorra após uma hora, não há esta necessidade. Em caso de diarréia, pode ter ocorrido baixa absorção dos hormônios por conta da celeridade com que o sistema digestivo está trabalhando, diante disso é mais seguro que as relações sexuais sejam com camisinha por, pelo menos, sete dias. Entendido?
Vale lembrar que o uso de anticoncepcional não exclui o uso da camisinha! A Sociedade de Ginecologia já recomenda o preservativo até mesmo para marido e mulher.

Um comentário:

Cecília disse...

intolerância à lactose pode atrapalhar o funcionamento do anticoncepcional? pode ocorrer de, por não digerir a capinha, o organismo da mulher elimine o remédio sem que este faça efeito?