3.16.2011

Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos

Saúde mental

Uso na juventude provoca efeitos na maturidade, defende estudo multinacional

Surtos psicóticos: quanto maior for o consumo de maconha durante a juventude, maiores serão os sintomas na fase adulta Surtos psicóticos: quanto maior for o consumo de maconha durante a juventude, maiores serão os sintomas na fase adulta (
Adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos na idade adulta, afirma estudo publicado no British Medical Journal. O levantamento foi realizado por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda.
Cientistas alemães e holandeses, assim como especialistas do Instituto de Psiquiatria de Londres, analisaram o comportamento de 1.900 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, durante oito anos. Os voluntário foram divididos em dois grupos: os usuários da substância e os não usuários.
"O consumo de maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos", afirmam os cientistas. Entre os sintomas elencados no estudo, a alucinação se mostrou a mais frequente. E, segundo os dados levantados, quanto mais intenso o uso da droga, mais severos os sintomas apresentados.
"Este estudo acrescenta informação adicional às evidências estabelecidas de que o consumo contínuo de maconha aumenta consideravelmente o risco de sintomas e doenças psicóticas", afirmou Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica no instituto londrino.

  Veja

Nenhum comentário: