3.14.2011

Menopausa

Mulher

A partir dos 40 anos, a menopausa se torna uma preocupação crescente para as mulheres. Pelo menos 50% terão sua última menstruação entre os 49 e 51 anos de idade. Esse período é marcado pela queda da produção dos hormônios femininos — estrogênio e progesterona. Como eles são responsáveis por várias funções, como o controle da temperatura corporal, sua redução acaba resultando em ondas de calor e também interferem nos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, daí as frequentes alterações de humor e diminuição da libido nesta fase. A baixa hormonal também traz perigos à saúde, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e osteoporose. Mas alterações na alimentação e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis podem amenizar bastante os indesejados sintomas. 

É possível envelhecer com muita qualidade de vida
Com o passar dos anos a mulher se torna madura, e o corpo se prepara para o fim da fertilidade. Então, chega o climatério — mais conhecido como menopausa. Por volta dos 50 anos, os ovários param de produzir dois hormônios importantes para o corpo: o estrógeno e a progesterona. E a menopausa, que sempre pareceu distante, bate à porta.
Junto com o fim da menstruação, surgem vários outros incômodos: depressão, insônia, ondas de calor, falhas de memória e diminuição do desejo sexual. Viva a nova fase Desagradável? Sem dúvida.
Mas você pode reverter esses sintomas. De acordo com o ginecologista Thomaz Rafael Gallop, de
São Paulo, amadurecer é inevitável, mas ninguém precisa sofrer. “As mulheres não devem tratar a menopausa como doença, mas como uma nova fase a ser vivida”.

1. Quando começa a menopausa?
Em geral, se inicia entre 48 e 52 anos. Em algumas mulheres a menstruação simplesmente desaparece. Em outras, há o encurtamento ou o alongamento dos ciclos menstruais. Podem surgir também períodos sem menstruação antes do desaparecimento definitivo.
2. Quais são os tratamentos mais indicados?
Depende dos sintomas da mulher e da qualidade de vida que ela tem. Alguns dos tratamentos indicados são a terapia de reposição hormonal (TRH), os antidepressivos ou outros medicamentos que aliviem os sintomas em cada caso.
3. Terei problemas caso decida não fazer a reposição hormonal?
Não. A reposição não é obrigatória. É apenas uma maneira de amenizar os sintomas do climatério. Mas há mulheres que entram na menopausa sem sentir nada — especialmente aquelas que se exercitam ou que tiveram uma alimentação saudável durante a vida. Nesses casos, o próprio organismo equilibra os hormônios do corpo.
4. A reposição vai me fazer engordar?
Depende. Na maioria dos estudos já feitos, não se comprovou que a terapia de reposição hormonal
(TRH) está ligada ao aumento do peso, a não ser em mulheres com tendência a engordar. Porém, os
hormônios ingeridos podem fazer a mulher ganhar uns quilinhos, porque aumentam a quantidade de açúcar que vai para o sangue.
5. Meu desejo sexual vai voltar com a TRH?
Sim. E ela combate também os sintomas da menopausa que prejudicam a região genital: mucosa vaginal mais fina, menos elástica e com pouca lubrificação. Mas fique atenta: a perda de libido pode estar ligada a problemas emocionais.
6. A menstruação volta com o uso de hormônios?
Em certas mulheres há um sangramento periódico, parecido com menstruação, mas sem ovulação.
7. Pode haver gravidez no climatério?
Nesse período a fertilidade cai, e a chance de engravidar é bem menor. Mas não é impossível. Não abandone os métodos anticoncepcionais logo que o climatério chegar! Após um ano de menopausa
confirmada, esse risco não existe mais.
8. A menopausa causa doenças?
Sim. A osteoporose é um sério problema que surge nessa fase. Ela torna os ossos mais porosos e
frágeis, por causa da perda de hormônios femininos. Para combatê-la, tome mais leite e derivados, que contêm cálcio. E coma vegetais verde-escuros.
9. O que significa menopausa precoce?
É quando os ovários param de funcionar em mulheres com menos de 40 anos. As causas ainda são
desconhecidas, mas essas mulheres devem fazer reposição hormonal.
10. Com o tempo, as ondas de calor vão acabar?
Sim. Elas diminuem e, em geral, desaparecem dois anos depois da última menstruação

Nenhum comentário: