6.16.2011

Aliança Global para Vacinas e Imunização

Gates e governo da Inglaterra prometem 2,3 bilhões de dólares em vacinas para países pobres

As doações feitas à Aliança Global para Vacinas e Imunização devem ajudar a salvar mais de um milhão de vidas por ano

Fundo para vacinação: o norte-americano Bill Gates irá aumentar em um bilhão de dólares seu financiamento ao Gavi Fundo para vacinação: o norte-americano Bill Gates irá aumentar em um bilhão de dólares seu financiamento ao Gavi (AFP)
O norte-americano Bill Gates e o governo da Inglaterra prometeram, nesta segunda-feira, 2,3 bilhões de dólares a mais para financiar programas de vacinação em países pobres. O anúncio dos investimentos foi feito durante uma conferência internacional que acontece em Londres. Com a verba arrecadada, Gates estima que poderão ser salvas mais de um milhão de vidas por ano. “A Inglaterra fará sua parte integral. Além de nosso apoio já existente à Aliança Global, nós iremos fornecer 1,33 bilhão de novos financiamentos até 2015”, disse David Cameron, primeiro ministro britânico. “Isso irá ajudar a vacinar mais de 80 milhões de crianças e salvar mais de 1,4 milhão de vidas”, disse.
Bill Gates, que ajudou a criar a Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi, sigla em inglês) há mais de uma década e é um de seus principais apoiadores, disse durante o encontro que irá aumentar em um bilhão de dólares seu financiamento ao órgão. “Não é todo dia que nós damos um bilhão a mais, mas por uma causa como essa é emocionante fazer isso”, disse.
O primeiro ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, também disse que seu país irá dobrar a contribuição anual para 180 milhões de dólares até 2015. O dinheiro será investido em vacinas contra doenças que matam milhares de crianças nos países pobres, como a diarreia e a pneumonia.
Gavi — Segundo a Aliança, mais de cinco milhões de mortes de crianças já foram evitadas na última década com as campanhas de imunização nos países pobres. Até 2015, com a arrecadação de fundos necessários, espera-se evitar outras quatro milhões de mortes. Entre as vacinas que são oferecidas pela Gavi estão as contra doenças como pneumonia, difteria, coqueluche, tétano, sarampo e rotavírus.
( Reuters)

Nenhum comentário: