6.15.2011

Sarampo de volta ao Brasil

Dos 15 casos registrados, quatro foram no município do Rio: um adulto e três crianças

Rio - A epidemia de sarampo que afeta a Europa — já há mais de 6,5 mil casos no continente — colocou autoridades de Saúde do Brasil em alerta. Quatro casos foram identificados no município do Rio nos últimos dias: ao chegar da França doente, um adulto, brasileiro, passou o vírus a uma criança de quem é tio. Os outros dois pacientes são crianças francesas que chegaram ao Brasil com a doença, mas já voltaram a seu país.

Hospitais públicos e privados foram alertados para notificar casos suspeitos da doença em até 24 horas. Funcionários da rede hoteleira serão vacinados. “Nosso objetivo é frear a doença e evitar que a cidade tenha epidemia como a que tivemos em 1997”, afirma o subsecretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. “Os quatro casos têm origem definida. Três são importados e o quarto está relacionado a um deles. O vírus não esta circulando no Rio”, afirma Soranz. A epidemia de 1997 deixou 50 mil doentes no Rio e em São Paulo.

Em outros estados

Segundo o Ministério da Saúde, outros 11 casos foram notificados — 3 em São Paulo, 5 no Rio Grande do Sul, um na Bahia, outro no Mato Grosso do Sul e mais um no Distrito Federal. “Todos os postos de saúde têm a vacina contra o sarampo. A orientação é que os que vão para países da Europa, principalmente França, sejam vacinados 15 dias antes”, diz Soranz, acrescentando que os que tiveram a doença ou já foram vacinados estão excluídos da recomendação.

Brasileiros que vão passar férias nos EUA e Canadá também devem ser vacinados.

IMPORTANTE

ADULTOS
A vacina é gratuita nos postos. Homens com até 39 anos, mulheres com até 49 e quem vai viajar para o exterior devem ser imunizados.

CRIANÇAS
Sábado, crianças com menos de 7 anos devem ser vacinadas contra o sarampo. No mesmo dia, ocorre a vacinação contra a poliomielite: menores de 5 anos precisam ser protegidos.

CASOS IMPORTADOS
Desde 2000, o vírus do sarampo não circula livremente no Brasil. Todos os casos identificados nos últimos anos são importados ou estão relacionados a eles.
O Dia

Nenhum comentário: