12.17.2011

Novo tipo de açúcar pode prevenir doenças do coração


Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram um novo tipo de açúcar que pode ajudar a evitar doenças cardíacas. Incluindo o elemento selênio, a nova substância atua desativando os ácidos que causam danos aos tecidos do corpo humano.
A Dra. Corin Storkey, coordenadora da pesquisa, explica que esse açúcar não será do tipo que se comprar no mercado e ainda levará algum tempo para começar a ser utilizado pelas indústrias, uma vez que os estudos ainda se encontram em fase inicial. Contudo, a especialista ressalta que esta muito entusiasmada com o potencial da substância para a manutenção de um coração saudável. 
"Nossos compostos de açúcar-selênio eliminam um grupo de ácidos (hypohalous) altamente reativos que podem danificar os tecidos quando produzidos no lugar errado, ou na hora errada, ou em quantidades excessivas," disse Carl Schiesser, coautor da pesquisa.
É justamente a elevação dos níveis da enzima que produz esses ácidos que é usada para prever o risco de futuras doenças cardíacas em pacientes. Os pesquisadores descobriram que os compostos de açúcar-selênio são capazes de evitar que esses ácidos danifiquem aminoácidos importantes no plasma humano, o que é um passo fundamental para interrogar o desenvolvimento de doenças.
Agora, os pesquisadores trabalham na otimização da técnica de fabricação do novo açúcar para que ele possa ter uso farmacêutico. “Nós esperamos que, em um futuro próximo, o novo açúcar ajude na manutenção de corações mais saudáveis”, diz Dra. Storkley.
Fonte: Diário da Saúde,

Nenhum comentário: