12.17.2011

Peso é mais influenciável na infância do que na vida adulta



 O quanto alguém pesa pode ser mais influenciável pelas pessoas com quem alguém convive na infância do que nos anos adultos.
Um estudo desenvolvido na Newcastle University (Reino Unido) analisou 236 pares de irmãos adolescentes e 838 pares de irmãos adultos que não viviam juntos. Eles perceberam que com o passar do tempo, os índices de massa corporal dos irmãos se tornaram semelhantes.
Fatores familiares como hereditariedade e semelhança de contexto de criação explicam essa semelhança, em irmãos que vivem juntos e separados. Os fatores que se alteraram com o tempo foram os amigos e as oportunidades de se exercitar.
O estudo mostra que o efeito que a vida social de alguém tem no seu peso pode ter sido superestimada. Apesar de círculos sociais não serem irrelevantes, as pessoas que mais podem influenciar comportamentos relacionados à saúde de uma pessoa são com quem esse indivíduo interage mais intimamente, como as pessoas com quem ele vive.
Os resultados encontrados pelos pesquisadores não negam a teoria de que a obesidade pode se tornar “contagiosa” em um grupo de amigos, mas sim que, pelo menos entre irmãos, a obesidade não é tão “contagiosa” na vida adulta como na infância.
O estudo foi publicado no periódico Obesity.
Fonte: Live Science

Nenhum comentário: