12.16.2011

Pesquisa revela que choro não diminui a dor das mulheres

Foto: Reprodução Internet

A expressão “chora que passa” está com seus dias contados. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa publicada no periódico americano especializado Journal of Research in Personality, que descobriu que derramar algumas lágrimas não tem efeito sobre o humor para quase dois terços de um grupo de mulheres que tiveram emoções diárias.

"Chorar não é tão benéfico quanto as pessoas pensam que é", diz Jonathan Rottenberg, principal autor do estudo e professor associado de psicologia na Universidade do Sul da Flórida. "Apenas uma minoria dos episódios de choro foram associados com melhora de humor".

Rottenberg suspeita que o choro não é o ato físico de catarse que muitos assumem que é, e em vez disso sugere que aqueles que se sentiram melhor após uma sessão de choro podem não ter se beneficiado das lágrimas tanto quanto com o apoio social, como de amigos e família.

Como parte do estudo, 97 mulheres holandesas com idades entre 18 e 48 anos registraram um total de 1.004 episódios de choro. Para 61% das mulheres, chorar não melhora o humor em tudo, embora as lágrimas não as façam sofrer mais. Apenas 9% das entrevistadas relataram sentir-se mais tristes depois de uma crise de choro, enquanto 30% relataram se sentirem-se melhor.

O estudo também analisou o tempo médio no ato do choro e porquê as mulheres chegam a se emocionar. As participantes relataram sessões de choro com duração média de oito minutos, sozinhas ou na presença de uma outra pessoa. Mulheres relataram que a principal razão para as lágrimas foram conflitos, perdas e empatia ao sofrimento alheio.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário: