3.20.2012

LUZ INTENSA PULSADA NO COMBATE ÀS MANCHAS CAUSADAS PELO SOL

Luz Intensa Pulsada no combate às manchas causadas pelo sol
Após muita exposição solar fica
díficil evitar as manchas. A Luz Intensa Pulsada é opção de tratamento. Confira!








Para a felicidade de alguns e a tristeza de muitos, o verão está chegando ao fim neste dia 20 de março. Mesmo sendo a estação mais esperada pelos brasileiros, o verão é capaz de deixar algumas marcas desagradáveis no rosto e no corpo devido ao excesso de exposição solar. Os tipos de manchas mais comuns são melasma, melanose e poiquilodermia.
De acordo com especialistas, esses tipos de machas apresentam uma coloração acastanhada, escura e avermelhada, respectivamente. A poiquilodermia costuma aparecer no pescoço e colo, enquanto o melasma e a melanose se desenvolvem nas mãos, face e em algumas partes do corpo, como ombros e costas. Uma das formas para tratar essas marquinhas indesejadas é a Luz Intensa Pulsada (LIP).
A fisioterapeuta e especialista de produtos da Medpro, empresa paulista que trabalha com a saúde corporal e facial, Ana Rosa Visnardi, explica que a LIP emitida pelo aparelho é absorvida pelos pigmentos da mancha e a energia luminosa se transforma em energia térmica, que a desfaz. “Utilizamos a ponteira MaxG nos casos de melanoses e poiquilodermia e  a Lux 1540 para tratar melasmas e os resultados aparecem rapidamente. Para chegar à aparência ideal, são indicadas de 3 a 5 sessões, podendo variar de acordo com a resposta da pele de cada paciente”, disse.
Ainda segundo ela, antes de iniciar o tratamento deve-se evitar o sol e usar protetor solar antes, durante e após as sessões. “A aplicação das ponteiras MaxG e Lux 1540 só pode ser realizada por médicos dermatologistas, que devem avaliar a condição da pele e indicar produtos e procedimentos de manutenção”, alerta a especialista.
Filtro solar
Como todos sabem, mas nunca é demais dizer, a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar o surgimento de manchas. Neste caso, o uso do filtro solar deve ser constante e independente da estação, já que este protege a pele contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol

MANCHAS NA PELE

Manchas na Pele
Pele manchada? Saiba como acabar com esse mal.

A estação mais alegre e colorida do ano está chegando ao fim. Porém, às vezes, quando o sol vai embora, nos deixa de presente algumas manchas indesejáveis na pele, principalmente na região da face.

De acordo com a Dra. Camilla Pillar, Cirurgiã Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pós-graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética: “Essas manchas têm relação direta com o Sol e por isso, usar filtro solar é indispensável. O produto serve tanto para prevenir novas manchas como para evitar o agravamento das já existentes”.

A Médica ainda alerta para a importância de se diferenciar a prevenção de acordo com o seu tipo de pele. “Em geral, peles muito claras devem usar fator de proteção 50 no rosto e 30 no corpo. Já as peles morenas, fator 30 no rosto e 15 no corpo. Outro ponto importante é que, durante o verão, não é aconselhável fazer tratamentos com determinados tipos de ácido, como o retinóico, por ser fotossensível”, diz ela.

Mas, se você é daquele tipo de pessoa que quase não se expõe ao Sol e, por isso, acha que está livre desses cuidados, saiba que está completamente enganado. “Quem não pega sol com freqüência pode apostar nos ácidos, principalmente o glicólico, em aassociação a um despigmentante, como a Hidroquinona, o ácido Kójico ou Fítico, entre outros. No entanto, estes produtos só devem ser usados com indicação médica”, alerta a especialista.

Já, se você não se preveniu e está sofrendo com o problema das manchas, a Dra. Camilla fala sobre alguns tratamentos: “O Peeling é um excelente aliado contra manchas na pele, porém só deve ser feito no início do outono, para evitar que se formem novas manchas na pele sensibilizada pela esfoliação do tratamento”.

Além do velho conhecido Peeling, a Médica ressalta outras técnicas que combatem as manchas: “Aparelhos de alta tecnologia, como a luz pulsada, também devem ser usados só  após o fim do verão. Neste tipo de tratamento, conseguimos uma melhora significativa das manchas do rosto, colo e mãos, rugas, e cicatrizes de acnes. Logo após a sessão, as manchas escurecem, como se tivessem sido queimadas. Ocorre a formação de uma crosta no local da aplicação, que se desprende com cerca de 7 dias, deixando uma superfície rosada, característica de uma pele recém-formada. Nestas áreas é primordial o uso de protetor solar”.

Os resultados desse tratamento são surpreendentes: “Após uma ou duas aplicações com intervalo de 1 mês, os resultados já aparecem. Raramente ocorrem efeitos colaterais. A única contra-indicação para a pessoa realizar este procedimento é estar com a pele bronzeada. Ele é feito com 4 ou 6 sessões e é praticamente indolor. O paciente pode retornar as suas atividades logo após a sessão”, conclui ela.

Segundo a Dra. Camilla Pillar, esses tipos de manchas podem ser classificadas como:

Melasma - Manchas escuras, geralmente relacionada à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol.

Melanose Solar - Aparecem em pessoas com idade mais avançada. Não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo Sol ao longo dos anos. As melanoses solares também são manchas escuras, de coloração castanha a marrom. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao Sol, como a face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais freqüentes em pessoas de pele clara.

Efélides (sardas) - De caráter hereditário, surgem após exposição solar freqüente. Aparecem geralmente em pessoas de pele muito clara.

Hipercromia pós-inflamatória - São manchas escuras que ocorrem geralmente após machucados, queimaduras ou picadas de inseto.

SARDAS BRANCAS: PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO

Sardas brancas: prevenção é o melhor tratamento
As sardas brancas ocorrem devido à grande exposição aos raios solares. Saiba mais sobre as sardas.

Há quem ache sardinhas espalhadas pelo corpo um charme. Por outro lado, existem pessoas que não gostam e ficam preocupadas com as famosas pintinhas, sejam elas brancas ou mais escuras. De acordo com o dermatologista da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Leonardo Spagnol Abraham, as sardas não são malignas, mas servem de alerta para triplicar os cuidados com a exposição solar.
Segundo o especialista a “sarda branca” ou leucodermia gutata ocorre devido à exposição ao sol durante anos. Segundo Leonardo Spagnol Abraham, o melanócito (célula que produz a melanina) morre e aquele local fica branco, causando a “sarda”. Já as sardas ou efélides são manchas, menores de 5mm de diâmetro, causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele), que aparecem em áreas expostas ao sol em pessoas de pele muito clara e nos ruivos
É importante saber que as sardas só aparecem em pacientes predispostos que se expõem ao sol. Ainda de acordo com o especialista, elas costumam dar o ar da graça nas áreas que ficam expostas aos raios solares, geralmente na face e tronco.
Para evitar o surgimento das sardas, sejam elas claras ou escuras, é necessário usar e abusar da proteção solar, chapéu e guarda-sol, evitar o sol entre 10h e 16h e, também, o filtro solar. Este último deve ser reaplicado de 2/2h, sempre que se estiver diretamente exposto ao sol.
Tratamento
O dermatologista da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro explica que no caso das efélides é possível usar clareadores ou o uso da Luz Intensa Pulsada (LIP), um tipo de laser. “Já no caso das sardas brancas não temos muito o que fazer, mas podemos tentar a repigmentação estimulando com a crioterapia, mas os resultados não são muito positivos. O melhor tratamento é a prevenção”, afirmou o especialista.
Câncer de pele
O médico Leonardo Spagnol Abraham explica, ainda, que as eféllides não são maléficas, mas sim o excesso de sol, que pode provocar câncer de pele e envelhecimento precoce.

7 DICAS PARA TRATAR O ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos
A pele das mãos muitas vezes é negligenciada. Conheçam 7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos. Conheçam eles!

Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber como conviver com as várias mudanças que aparecem no corpo com o decorrer do tempo. Mas, quando falamos sobre envelhecer pensamos prontamente nas rugas, nas manchas no rosto, na flacidez dos músculos e muitas vezes nos esquecemos de uma parte do corpo que entrega facilmente a idade: as mãos. Segundo a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), manchas, rugas e veias saltadas podem aparecer a qualquer momento nas mãos.
De acordo com Cristine, a pele do dorso das mãos é delicada e negligenciada. “Nós temos uma tendência de cuidar muito melhor da pele do rosto do que da pele das mãos, do colo e do pescoço. Mesmo celebridades conhecidas por desafiar o processo de envelhecimento não têm sido bem sucedidas quando o assunto é o envelhecimento das mãos”, explicou.

Ainda segundo a médica, a pele das mãos é muito mais fina do que a que recobre o resto do corpo e está exposta a ventos fortes, à radiação UV, à fumaça de cigarro, ao uso de detergentes e sabões, fatores que contribuem para a desidratação e o envelhecimento acelerado desta região. "O processo biológico feminino de envelhecimento também é um fator contributivo e o fim da produção de estrogênio, durante a menopausa, afeta a produção de colágeno, que dá às mãos uma aparência carnuda. Com o tempo, a quantidade de gordura sob a pele também diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis”, disse.

A especialista dá algumas dicas sobre tratamento contra o envelhecimento rápido doas mãos. São elas:
- Filtro solar: Evitar a exposição ao sol forte e passar diariamente um filtro solar com FPS 30 ou mais. O uso de luvas, principalmente aquelas feitas com tecido FPS, ajuda muito também.

- Cremes hidratantes: é preciso usar hidratantes que contenham uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico, vitamina C, ácido ascórbico ou silicone. O dermatologista pode recomendar também o uso de um creme com ácido retinóico à noite. O tratamento à base de cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento das mãos, mas não remove as manchas já existentes;

- Laser para manchas: o tratamento com laser ou luz intensa pulsada é indicado para remover manchas senis e vasos. Ao jogar um calor específico no local, ele se transforma em uma energia que destrói total ou parcialmente as manchas e vasos;

- Peelings químicos: os peelings à base de ácido tricloroacético, retinóico e glicólico removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. O ácido é colocado somente na mancha ou em toda a mão, provocando uma queimadura com crosta, que irá agredir e depois eliminar o pigmento. Este tratamento requer muitos cuidados após a realização, pois a pele fica muito sensível. Ele funciona melhor para pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem;

- Nitrogênio líquido ou crioterapia: é um elemento químico em forma líquida aplicado na mancha. A aplicação é em forma de spray. O tratamento funciona provocando uma queimadura pelo frio, que tem interação com o pigmento. A queimadura irá provocar descamação e clareamento. O pigmento sai com a crosta e a pele fica lisa. A intensidade da queimadura é proporcional ao tempo de permanência do jato. A recuperação ocorre em cerca de 15 dias. A crioterapia oferece risco de hipopigmentação, principalmente em peles escuras;

- Ácido hialurônico injetável: o ácido hialurônico absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, quando injetadas na pele, incrementam a hidratação local e fazem o preenchimento cutâneo na área da mão. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano;

- Radiofreqüência: o aparelho com ondas de rádios que atingem as manchas provoca um tipo de queimadura que irá eliminar a mancha. A recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

CREMES DE BELEZA: ALGUNS MITOS E VERDADES

Cremes de beleza: Alguns mitos e verdades
Tudo o que você precisa saber para ficar com a pele linda e jovem por mais tempo!

Existem milhares de opções no mercado, uma mais milagrosa do que a outra. Mas, afinal, o que pode ser levado a sério e o que é apenas um mito quando o assunto é o creme nosso de cada dia? Descubra tudo isso agora!

Hidratante em gel é melhor do que creme.
Mito. O que deve ser levado em consideração é o seu tipo de pele. As versões em gel são ótimas para peles oleosas e mistas, já as em creme para peles normais ou secas.

Existe diferença entre os cremes para o dia e os cremes para a noite.
Verdade. Alguns cremes que são específicos para a noite contêm em sua formulação ácidos que causam danos à pele quando exposta ao Sol. Por isso, o melhor é seguir as instruções da embalagem.

A base com hidratante substitui o hidratante para o rosto.
Mito. Esta frase é falsa, principalmente quando se trata de peles já envelhecidas. A base que contém hidratante é apenas melhor para pessoas com pele seca ou normal. Já aquelas que têm a pele oleosa ou mista devem se manter afastadas destes produtos.

Cremes com ácido glicólico acabam com as manchas.
Verdade. Eles agem como renovadores celulares, clareando as manchas e melhorando os sinais de envelhecimento. Mas, é preciso cautela! Eles podem causar irritação na pele.

Cada parte do corpo precisa de um tipo de creme.
Verdade. Regiões mais ásperas como o cotovelo e o joelho merecem mais atenção. Essas áreas são mais secas e contêm menor quantidade de glândulas sudoríparas, responsáveis pela hidratação natural da pele. Por isso, precisam de produtos mais espessos, com o poder de regenerar, hidratar e proteger a pele.

Cremes que contêm vitamina C atuam contra o envelhecimento.
Verdade. Esta substância ajuda a recuperar as células dos danos do Sol, hidrata, dá brilho e atenua as rugas!

Cremes antirrugas não devem ser usados por pessoas com menos de 30 anos.
Mito. Os cuidados devem começar aos 25 anos, quando a pessoa já pode usar creme que contenha em sua fórmula substâncias que previnem o aparecimento de rugas. Após os 35 anos, substâncias como antioxidantes, vitamínicos, firmadores, clareadores e nutritivos devem virar lei nos produtos comprados.

CUIDADO COM A PELE NA TERCEIRA IDADE É FUNDAMENTAL

Cuidado com a pele na terceira idade é fundamental
O cuidado com a pele na terceira idade é fundamental. Afinal, nessa etapa da vida o tecido fica ainda mais fino e desidratado. Saiba mais!

A pele é constantemente exposta a fatores como raios solares e poluição que, associados ao envelhecimento, prejudicam a sua vitalidade. O cuidado e a atenção com o maior órgão do corpo humano devem ser mantidos em todas as fases da vida. De acordo com Tereza Freire, esteticista, massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética, “o processo de envelhecimento é natural e inevitável. O que todos podem fazer é buscar tratamentos que amenizem os efeitos das agressões que a pele sofre durante a vida e que a idade potencializa”.
Na terceira idade é preciso dar mais atenção à pele, já que o órgão fica mais fino, desidratado e com menos elasticidade. “A pele do idoso é mais sensível. A perda das fibras elásticas e do colágeno faz com que a derme, segunda camada da pele, fique menos espessa. Além disso, as alterações que ocorrem na hipoderme, camada mais profunda, e na musculatura causam o enrugamento da pele”, explica.
Ainda segundo Tereza, o envelhecimento também altera a qualidade e a quantidade do colágeno presente na derme. O colágeno é uma proteína fundamental na estrutura dos tecidos e a derme é responsável pela resistência e elasticidade da pele, por isso as alterações na região são tão perceptíveis. “Quando a pele perde o apoio ocorre a formação das rugas, que atingem, principalmente, a face e as mãos. No rosto, a testa, nariz, pálpebras, o canto externo dos olhos e os locais próximos dos lábios são os mais afetados”, aponta.
Manchas e sardas também merecem muita atenção quando envelhecemos. A esteticista explica que “isto acontece devido o aumento de deposição da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele”. “Outros problemas que merecem atenção são as queimaduras, fotoenvelhecimento e o surgimento de cânceres de pele. Por isso é imprescindível o uso de filtro solar”, recomenda.
O uso de sabonetes que possuam em sua composição creme hidratante é recomendado, enquanto os banhos com água quente devem ser evitados, já que contribuem para a retirada da gordura natural que a pele possui, deixando-a ainda mais desidratada. “Para manter a pele saudável o primeiro passo é se submeter a uma limpeza, que pode ser superficial ou profunda, de acordo com a necessidade do indivíduo. No momento do tratamento o profissional irá identificar qual método será o mais eficaz”, destaca.
A limpeza ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, remove a sujeira e o acúmulo de células mortas e favorece a hidratação. A técnica é importante para que os cosméticos utilizados na hidratação da derme tenham efeito. A hidratação também é recomendada. “A pele fica mais saudável. Para as rugas, o ideal é fazer um peeling de cristal, que rejuvenesce o rosto e deixa a derme com uma textura agradável. Nos idosos, os cuidados com a pele melhoram a circulação sanguínea, evitam o aparecimento de infecções e tem reflexos psicológicos positivos, pois o paciente se sente melhor e com a autoestima elevada”, acrescenta Freire.

Nenhum comentário: