3.20.2012

Cientistas lançam projeto de esforço global contra a tuberculose


Documento diz que governos e pesquisadores devem trabalhar juntos para conter a doença

GENEBRA, BRUXELAS E JOHANNESBURGO — Em meio à crescente preocupação com o impacto da tuberculose em crianças, cientistas conceituados lançaram hoje um plano de ação global com o objetivo de estimular desenvolver novas vacinas contra a doença, o que é considerado crucial para conter sua escalada. O documento “Vacinas contra tuberculose: um projeto estratégico para a próxima década” convoca pesquisadores, cientistas, médicos e governos a trabalhar para que haja mais pesquisas nesta área.
— O projeto de vacina para tuberculose oferece uma enorme oportunidade para coordenamos esforços no sentido de parar essa doença devastadora — disse o médico Aaron Motsoaledi, ministro da Saúde da África do Sul, país que está investindo em testes clínicos com vacinas contra este mal. Os governos têm um papel importante a desempenhar, e, guiados por esta estratégia comum, faremos nossa parte para tornar esta vacina realidade.
Os editores da publicação dizem que soluções efetivas só serão alcançadas quando forem feitos esforços em escala mundial neste sentido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de dez milhões de crianças ficaram órfãs devido à doença. Além do sofrimento humano, a doença causa prejuízos econômicos. Em todo o mundo, há mais de meio milhão de casos de tuberculose resistentes a diversas drogas.
— Para desenvolver uma nova vacina contra tuberculose que seja realmente efetiva, pesquisadores, doadores e outros parceiros precisam colaborar e coordenar esforços na abordagem de questões difíceis em relação a pesquisa — disse o médico LucicaDitiu, secretário-executivo da Parceria Pare a Tuberculose (Stop TB Partnership).
Atualmente, só existe uma vacina contra a doença, a BCG, que não tem sido capaz de conter a epidemia global da doença. Ela evita que as crianças desenvolvam formas severas da doença nos primeiros anos de vida, mas não previne a tuberculose pulmonar, que afeta adolescentes e adultos, os mais atingidos pela doença. O imunizante ideal deveria proteger recém-nascidos contra a doença, e prevenir infecções no organismo de crianças mais velhas e adultos. Precisaria também evitar que pessoas com tuberculose latente desenvolvessem sintomas da doença.
— O projeto representa o melhor pensamento nesta área — disse o médico Jelle Thole, diretor da Iniciativa Vacina para Tuberculose (TBVI, na sigla em inglês) e coeditor do documento publicado hoje. — Ele deixa claro que os próximos dez anos serão vitais para avançamos nas pesquisas em âmbito global e obtermos uma vacina extremamente potente contra a tuberculose.
O outro autor do documento é Michael J. Brennan, conselheiro para assuntos científicos da Aeras, organização sem fins lucrativos que visa a ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a tuberculose. Na última década, os esforços para desenvolver novos imunizantes têm se intensificado: nada menos que 15 vacinas foram candidatas a chegar à fase de testes clínicos. Elas tentam diferentes estratégias para conter a doença. Mas, dizem os autores do documento “Vacinas contra tuberculose: um projeto estratégico para a próxima década”, ainda há muito a fazer.


Nenhum comentário: