4.26.2012

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO CONTRA A PARALISIA FACIAL

faixa_saude.png
Acupuntura no tratamento contra a paralisia facial
O estimulo das agulhas acorda o cérebro. Saiba mais!


A acupuntura é um tratamento bastante procurado para aliviar muitos problemas de saúde como enxaqueca, dificuldade para emagrecer, perda da libido e, também, a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Mas, um distúrbio que pega de surpresa muitas pessoas também pode ser tratado com a ajuda desta técnica chinesa. Estamos falando da paralisia facial.
De acordo com Aparecida Enomoto, graduada em Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é uma alternativa eficaz e segura que pode acelerar a cura da paralisia facial.  Ainda segundo Enomoto, o estímulo causado pelas agulhas faz com que o cérebro entenda que precisa voltar a nutrir aquela região que momentaneamente está desguarnecida de sangue e de seus eventuais nutrientes. “O estimulo das agulhas acorda o cérebro”, completa a especialista.
Poucos sabem sobre a paralisia facial, mas o nervo facial funciona como uma espécie de “cabo telefônico”, que contém 7000 fibras dentro dele. Cada fibra carrega impulsos eletrônicos para cada músculo específico da face. São dois nervos faciais, um para cada lado do rosto, que funcionam independentemente. As informações passam através das fibras e permitem as expressões como piscar, sorrir, chorar, entre outras mais.

A paralisia facial periférica ou central é um distúrbio total ou parcial do nervo da expressão facial, que afeta o rosto desde o supercílio até a boca. As causas podem ser classificadas como: traumática, infecciosa, neoplásica, metabólica, congênita, vascular, tóxica e idiopática.

O nervo facial é o que mais frequentemente pode ser paralisado, e também o mais visível. Os primeiros sintomas podem ser dormência ou fraqueza na região do rosto, sensação de inchaço ou pressão no lado afetado, mudança no paladar, intolerância a barulhos, olho ressecado e algumas vezes dor ao redor, e dores no ouvido.

A paralisia facial se trata de um distúrbio totalmente visual, e faz com que o paciente se sinta envergonhado, com dificuldade no convívio natural com a sociedade. Neste caso, a acupuntura ajuda no relaxamento do paciente contribuindo da melhor maneira para que o tratamento possa seguir o melhor possível. Segundo a especialista, “esse é um tratamento que nos traz grande satisfação pelo excelente resultado”.

ACUPUNTURA: UM SANTO REMÉDIO CONTRA A INSÔNIA

Acupuntura: Um santo remédio contra a insônia
Quem quer ter qualidade de vida precisa ter qualidade de sono. Conheça uma alternativa que pode te ajudar a conquistar este objetivo!

Dormir oito horas por dia é o mais indicado para quem quer ter qualidade de vida. Contudo, para grande parte das pessoas, esta é uma tarefa quase impossível, seja pela falta de tempo ou pelo estresse acumulado de uma rotina agitada. Deitar na hora certa não quer dizer dormir na hora certa. Por vezes, o que acontece é que ficamos rolando de um lado para o outro, planejando o dia seguinte e esperando um sono que nunca vem.

Na verdade, existem muitos fatores que podem desencadear este problema. Os mais comuns são: preocupações, excesso de consumo de álcool, fumo ou cafeína, asma, obesidade, síndromes das pernas inquietas, maus hábitos diários, entre outros. E para acertar em cheio a causa do seu distúrbio, é muito importante procurar um médico assim que perceber o primeiro sintoma, para que seja feito um diagnóstico correto e preciso.

Para quem gosta e acredita na eficácia dos tratamentos alternativos, uma boa saída pode ser a acupuntura. Esta técnica milenar chinesa tem se mostrado eficiente na luta contra a insônia, apresentando melhoras a partir da primeira sessão.

"A insônia pode dar início de várias doenças, pois ela causa irritação, inquietude, cansaço mental, além de vários problemas físicos, emocionais e sociais, causando síndromes e deixando a pessoa cansada, mal humorada e excessivamente preocupada com qualquer assunto", explica a Dra. Aparecida Enomoto, acupunturista.

De acordo com ela, antes de iniciar o tratamento de acupuntura é fundamental que a pessoa realize todos os exames necessários para detectar a existência ou não de uma patologia mais grave. Só então, é possível realizar a primeira sessão, com duração de duas horas.

“Essa primeira sessão é muito importante para conhecer a história do paciente e fazer uma avaliação detalhada sobre os pontos a serem tratados. A indicação na maioria dos casos é para cerca de 12 sessões, sendo que cada uma tem duração média de 40 minutos. Além disso, para o resultado esperado é essencial que se faça um controle e acompanhamento para que o problema não volte”, conclui a especialista.

ACUPUNTURA PARA GRÁVIDAS

Acupuntura para grávidas
Grávidas são beneficiadas com a prática da Moxabustão durante o parto.

  
Além de ser capaz de amenizar a TPM, a acupuntura pode ser uma forte aliada para as grávidas. De acordo com Aparecida Enomoto, especialista em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing, muitas gestantes optam por uma técnica especial da acupuntura para ajudar a mudar a posição do bebê para a realização do parto normal. A técnica se chama Moxabustão.

A Moxabustão se baseia nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa e no conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na Acupuntura. Em geral, um bebê costuma se posicionar de cabeça para baixo entre as 32ª e 34ª semanas da gestação. Porém, há casos em que o bebê não se posiciona corretamente, dificultando ou impossibilitando o parto normal. Para a especialista, esta técnica é muito eficiente e ajuda as mães que optam pelo parto natural. “É um convite para o bebê caminhar para a posição cefálica e para o parto natural”, disse Aparecida Enomoto.

A Moxabustão é preparada a partir da artemísia, uma erva perene comum. De acordo com Aparecida, as folhas aromáticas são secas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias. Ainda segundo a especialista, a combustão da artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente, tornando-a eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além de deficiência do yang. A Artemísia tem o poder de extrair a energia Yang do Yin.
Como a Moxabustão é aplicada
Enomoto explica que quando aplicada aos pontos de acupuntura específicos à deficiência de yang, o corpo absorve o calor o máximo possível, recuperando o Qi (energia) do yang do corpo e o "fogo ministerial", a fonte de todo o calor e energia do corpo. É preciso acender a ponta do bastão ou cone de Moxa e mantê-lo cerca de um centímetro da superfície da pele. Normalmente o bastão (ou o cone) é queimado alguns segundos em cada ponto de Acupuntura até a pele ficar avermelhada e o local aquecido.

O calor do bastão de moxa também pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele. Esse processo é tido como moxa indireta: implica em enrolá-la, colocá-la na ponta de uma agulha de acupuntura enquanto ela está no corpo, e acendê-la. O calor da moxa percorre o cabinho e a agulha, e esta transfere o calor especificamente ao ponto desejado no corpo.

A moxabustão pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e à ventosaterapia.
faixa_saude.png

ACUPUNTURA PODE AMENIZAR A TPM

Acupuntura pode amenizar a TPM
Passar pela TPM pode se tornar menos dolorido com a ajuda da acupuntura

Tensão pré-menstrual (TPM). Este é um dos períodos mais delicados tanto para as mulheres quanto para quem está ao lado delas. Nesta fase é fácil perceber que o número de discussões, crises e brigas aumentam. A sensibilidade feminina fica muito mais à flor da pele e a busca por tratamentos cresce a cada ano. A TPM é uma das disfunções que mais leva as mulheres aos consultórios de acupuntura.
Segundo especialistas, o tratamento através da acupuntura tem apresentado excelentes resultados em um variado número de disfunções que atingem a saúde da mulher moderna. Com relação à TPM, que, normalmente, alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura age através das substâncias beta endorfina (tem grande ação analgésica) e o cortizol (excelente anti-inflamatório), minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.
Outros problemas que também atacam grande parte das mulheres podem ser tratados com a acupuntura. São eles: a depressão, ansiedade, cefaléia, infertilidade e cistites de repetição.  De acordo com especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre com um desequilíbrio na oferta de neurotrasmissores como a serotonina e noradrenalina. A acupuntura é capaz de reverter esta perda.
Ainda de acordo com os especialistas do CMBA, as dores de cabeça crônicas, como as enxaquecas, por exemplo, que, em muitas vezes, estão presentes no período da TPM, também ocorre devido a uma disfunção nos neurotransmissores. Sendo assim, através da acupuntura é possível obter resultados positivos no tratamento.

O processo
Quando uma agulha de acupuntura é inserida em um ponto específico do corpo, para exercer seu efeito, deve ultrapassar a pele, a gordura e em nível de músculo, estimular as chamadas terminações nervosas livres, que são estruturas especializadas em captar os estímulos e enviá-los ao cérebro. Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuro-químicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico - os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

A ACUPUNTURA PODE SER UMA ALIADA PARA QUEM QUER SE LIVRAR DO TABACO

A acupuntura pode ser uma aliada para quem quer se livrar do Tabaco
O tabaco causa um grande mal a nossa saúde e a acupuntura pode ajudar a combater esse mal. Essa técnica ajuda na reabilitação de dependentes químicos sem agredir o organismo.

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Apesar de todos já conhecerem muito bem os malefícios que o tabaco traz a nossa saúde, existem hoje cerca de 1,1 bilhões de fumantes no mundo. Um número um tanto quanto assustador se pensarmos nas tantas campanhas e, ainda, se levarmos em consideração que o cigarro é o campeão de mortes em todo o mundo.

Dentre as diversas maneiras de combate a esse vício, uma vem chamando a atenção dos fumantes e trazendo resultados significativos, a acupuntura. Essa técnica tem se mostrado uma forte aliada no combate ao tabagismo e no processo de reabilitação de dependentes químicos. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura da regional do Rio de Janeiro, Márcio De Luna, o método chinês reduz a vontade de fumar, os efeitos da abstinência, não agride o organismo como alguns tratamentos tradicionais, e as chances de o paciente ter recaída são bem menores.

Segundo ele, de todos os trabalhos científicos internacionais de acupuntura no tratamento de dependência, nenhum consegue, com uma única aplicação, fazer uma pessoa que fuma de um a três maços por dia durante 20 anos, parar de fumar.  “São muitos anos de intoxicação e dependência química pela nicotina que não se consegue com tratamentos cientificamente corretos, neutralizar em uma única sessão terapêutica, a não ser que o fumante esteja demasiadamente motivado a parar de fumar, urgentemente. Então não se pode dizer que foi resultado de nenhum tratamento, mas sim, de auto-sugestão e motivação, que na prática correspondem a no máximo 30% dos fumantes que abandonam o vício. Portanto, os outros 70% precisam de ajuda profissional, e de uma ajuda que ultrapassa uma única consulta”, diz.

 Dr. Luna explica que o tratamento correto com acupuntura, proporciona uma desintoxicação de todo o organismo, diminui a ansiedade, melhora a auto-estima e fortalece a força de vontade dando assim, condições psíquicas e orgânicas para o paciente largar o cigarro sem traumas e sem sofrimento.

Segundo ele, outras práticas integrativas e complementares também têm resultado no combate ao tabagismo. É o caso de algumas plantas, como a lobélia inflata e o ginkgo biloba, as duas com ações diferentes. A lobélia diminui os sintomas da abstinência do cigarro e o ginkgo, acalma a ansiedade, melhora a circulação periférica e a circulação cerebral e miocárdica. Ao mesmo tempo, é um poderosíssimo destruidor de radicais livres, que o fumo provoca abundantemente junto com a perda de minerais.

 O tratamento com acupuntura não se resume aos “famosos” e alardeados pontos da orelha, mas também, e principalmente, aos pontos que se situam no ante-braço e nas pernas, que são os verdadeiros pontos de comando do organismo. O tratamento é complexo e individualizado.

Se você sofre desse mal, hoje é um ótimo dia para dar o pontapé inicial nessa luta contra o cigarro. O mais importante é você acreditar que, por mais que seja difícil, essa é uma conquista possível e que só te trará benefícios!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa matéria. Parabéns