6.30.2012

HÁBITO DE CHUPAR CHUPETA PODE DEFORMAR OSSOS DA FACE

Hábito de chupar chupeta pode deformar ossos da face

A chupeta deve ser usada ocasionalmente, alertam especialistas. Saiba mais!

Para acalmar os filhos pequenos, muitos pais, principalmente os de primeira viagem, optam por uma solução bastante conhecida: a chupeta. Mas, o que era para ser um alívio momentâneo pode virar um pesadelo no futuro. De acordo com especialistas, a criança corre um sério risco de ter os ossos da face deformados e dificuldade de comunicação devido ao hábito.
Para a fonoaudióloga mioterapeuta orofacial Nilse Köhler, a chupeta deve ser usada ocasionalmente. Ela explica que a fase oral é descrita como a época em que a criança descobre o mundo por meio da boca. Ela começa no nascimento do bebê e dura até os dois anos. “Nesta fase, todo o desenvolvimento está voltado para a região oral, por isso o seio da mãe funciona também como um conforto emocional, sensação que também pode ser obtida com a chupeta”, disse.
Alguns dos problemas relacionados ao uso da chupeta, da mamadeira e do hábito de chupar os dedos são alterações na arcada dentária, mastigação, deglutição, respiração, fala, articulações, músculos da face e deformações nos ossos do rosto. "Os efeitos danosos dependem da frequência, duração e da intensidade destes hábitos. A criança pode apresentar respiração bucal, má oclusão dentária, posicionamento incorreto da língua e enfraquecimento da musculatura facial, o que por sua vez aumenta os riscos de distúrbios do sono e outras patologias", alerta.
As funções realizadas com a boca, como a comunicação verbal, a respiração e a alimentação também são prejudicadas. Bebês que ficam muito tempo com a chupeta se expressam menos, já que o choro é considerado um dos diversos fatores que estimula o desenvolvimento da linguagem. Além disso, se a língua estiver posicionada de forma errada, a criança tem dificuldade para articular as palavras e os sons produzidos são distorcidos. "As deformidades na musculatura e nos ossos da face podem afetar a passagem do ar, provocando mudanças na forma de respirar", explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, em São Paulo.
As alterações nas arcadas dentárias e nas posições dos dentes dificultam a mastigação e a deglutição. Sem triturar direito os alimentos, o indivíduo não se sente saciado e come mais do que deveria, favorecendo o excesso de peso e o surgimento de doenças ligadas à obesidade. "Os estímulos relativos à saciedade demoram cerca de 20 minutos para chegar até o cérebro. Quanto mais a comida for mastigada, mais saciada a crianças e sentirá e a absorção de nutrientes será mais efetiva. Uma boa alimentação também depende da maneira como a mastigação é feita", esclarece.
Outro problema causado pela chupeta é o desmame natural precoce. Ao chupar o objeto, o bebê se acostuma com uma forma diferente de sucção, que não é nutritiva e exige outro posicionamento da língua. No momento de mamar no peito, ele sentirá mais dificuldade para sugar o leite e se alimentará menos.
Dedo na boca, não!
O ortodontista afirma que chupar os dedos pode ser ainda mais perigoso do que a chupeta, já que os dedos estão sempre disponíveis e exercem força contra os dentes, ocasionando defeitos na formação da arcada dentária superior (situada no osso maxilar) e projetando os dentes superiores.
"Assim que as alterações forem percebidas, é necessário fazer o acompanhamento com um ortodontista pediátrico ou ortopedista facial. O tratamento precoce minimiza os malefícios à saúde e é capaz de redirecionar o crescimento incorreto dos dentes, das arcadas dentárias e dos ossos da face", acrescenta.

Nenhum comentário: