6.26.2012

Dormir Pouco Engorda



Um estudo recente identificou que existe uma relação direta entre a falta de sono e o ganho de peso.  Através dele, foi registrado que pessoas que dormem menos do que sete horas por noite, possuem tendência de acumular gordura. Existem outros fatores relacionados a esse ganho de peso, como por exemplo, a falta de exercícios físicos diários e a alimentação desequilibrada.
Compreendendo o estudo
O trabalho, feito por cientistas norte-americanos, estudou cerca de 9 mil pessoas. Desses, foram formados alguns grupos:
Indivíduos que dormem até cinco horas por noite;
Indivíduos que dormem em torno de seis horas por noite;
Indivíduos que dormem de sete a nove horas por noite.
Após a comparação, concluiu-se que as pessoas que dormem até seis horas por noite, 27% delas possuem mais chances de engordar em relação às que dormem em torno de sete a nove horas. Já as que tem cinco horas de sono, o número foi mais alarmante. Nessas, existe 73% mais chance de engordar, em relação ao grupo que dorme mais (de sete a nove horas por noite).
É preciso dormir no mínimo sete horas por noite
Muitas pessoas desconhecem os benefícios do sono para nossa saúde. Por isso, muitas delas acabam dormindo menos do que realmente necessitam. Segundo especialistas, todos os indivíduos deveriam dormir, no mínimo, sete horas por noite. Eles só excluem os muito jovens e os idosos, por possuírem metabolismos diferentes.
Quem dorme até 5 horas por dia tem 73% mais chance de engordar
Como descobrir se você está dormindo pouco?
Geralmente as pessoas levam em torno de 15 minutos para pegar no sono. Porém, em alguns casos, a insônia (falta de sono), atrapalha esse período. Veja algumas manifestações que podem auxiliar a perceber se as horas dormidas não estão sendo suficientes.
Facilidade para engordar;
Sonolência durante o dia;
Falta de atenção;
Esquecimento;
Despertares noturnos (acordar várias vezes durante a noite).
Dicas para auxiliar em noite de sono mais tranquila e duradoura
Tendo em vista a importância de uma noite de sono adequada, separamos algumas dicas que pode ajudá-lo a ter uma noite de sono tranquila e duradoura.
Evite tomar cafeína ou álcool antes de se deitar;
Tente, aos poucos, aumentar as horas de sono noturnas, para que seu corpo acostume;
Realize atividade física;
Evite ler ou realizar qualquer atividade que exija de seu cérebro, antes de se deitar;
Evite praticar exercícios físicos, três horas antes de se deitar;
Tente esquecer os problemas diários, sempre que for se deitar.
Sonolência, falta de atenção e esquecimento são sintomas de sono insuficiente
O sono é extremamente essencial para manter uma vida saudável e tranquila. Por isso, caso esteja apresentando sinais de que a noite não está sendo suficiente, procure um médico especialista. Mudando seus hábitos sua saúde pode melhorar bastante, principalmente prevenindo doenças.

Nenhum comentário: