2.05.2013

CABELOS: Conselhos, Dicas, Truques e Técnicas

Escolher a cor do cabelo de acordo com a idade

Mudar a cor dos cabelos já virou moda. 
O que não faltam são novidades e tons para fazer a cabeça da mulherada que não resiste a uma mudança básica no visual de tempos em tempos.
Loiro acinzentado, mais claro mais escuro, mechas amarronzadas e até o bom velho pretinho para as mais tradicionais. O problema é que a tonalidade escolhida nem sempre favorece o biotipo da mulher e o que era para dar um up no visual, vira uma armadilha perigosa, por isso, o ideal é procurar o melhor tom para os seus cabelos pensando na sua idade:
1-Tom de loiro para mulheres de 20 anos

O ideal são tons puxando mais para o caramelo, louro médio dourado ou os tons beges. Evite tons muito claros para não envelhecer a aparência ou deixar com ar de vulgaridade. 
2.Tom de loiro para mulheres de 30 anos

Para pessoas de pele clara os cinzas são ótimos, louro médio, louro claro acinzentado ,loiro dourado acinzentado e bege dourado também são boas opções. O ideal é fazer luzes com estas tonalidades e nunca deixar o cabelo numa cor só, isso deixa a aparência mais jovem e menos carrancuda. 
"A tonalidade escolhida nem sempre favorece o biotipo da mulher e o que era para dar um up no visual, vira uma armadilha perigosa."
3.Tom de loiro para mulheres de 40 anos

Nessa fase as mulheres sofrem mais com o aparecimento de cabelos brancos, por isso, os fios claros em tons champanhe, platinados ou bege ajudam a disfarçar os branquinhos e prolongam o tempo de retoques. 
4.Qual o melhor castanho para mulheres de 20 anos?

Depende da tonalidade da pele da mulher! Se ela tem a pele muito escura, deve evitar tons muito escuro como preto e preto azulado, isso carrega muito a fisionomia. 
5.Qual o melhor castanho para mulheres de 30 anos?

Os tons claros sempre favorecem as mulheres mais velhas, pois realçam o visual. Castanho claro, castanho médio ou umas luzes em tom chocolate também ficam legal. 
6.Qual o melhor castanho para mulheres de 40 anos?

Os tons escuros não são muito recomendados para esta idade, por isso prefira cores mais claras que deixem a aparência mais jovem e alegre. 
7.Qual o tom de mechas mais recomendado para cabelos castanhos?

Cores chocolate e caramelo são as mais recomendadas. 
8.Qual o melhor vermelho para mulheres de 20 anos?

Nesta fase os tons vermelhos estão liberados desde que combinem com a cor de sua pele e com seu estilo. 
9.Qual o melhor vermelho para mulheres de 30 anos?

Vermelho com tons de chocolates escuros. 
10.Qual o melhor vermelho para mulheres de 40 anos e mais?

Os mais intensos para cobrir melhor os cabelos brancos ou com tons acobreados, que ajudam a prolongar o tempo de retoque.
(Conselhos de Sylvio Rezende)

Como proteger cabelos loiros no verão

Como proteger cabelos loiros no verão
Como proteger cabelos loiros no verão
Que no verão os cuidados com os cabelos precisam ser redobrados todo mundo aqui já sabe não é?Agora quando se trata de cabelos tingidos a conversa fica um pouco mais critica, quando falamos em cabelos descoloridos o calo dói de verdade.

Durante anos e anos me rendi aos fios loiros, fui do loiríssimo às mechas, das californianas ao ombré hair, há uns seis meses atrás optei por deixá-los mais escuros, está quase todo no tom natural, tive que tomar esta atitude para que os fios pudessem se recuperar um pouco dos muitos anos de química. E morro de saudades do loiro.

Quem sabe no próximo verão meus fios chegam ao cumprimento desejado, eu fico loiríssima, e bora bater cabelo nos litorais desse Brasil.Mas para as amigas ainda loiras vou deixar aqui dicas preciosas de como não deixar que seus lindos fios de ouro virem palha.

Os cabelos loiros ficam esverdeados por causa do cloro da piscina, ficam ressecados, por conta do sol e da água do mar e também podem ficar mais claros por conta da exposição solar - isso, na verdade, pode ser uma coisa positiva, mas depende muito do tom de loiro e sem excesso para não ressecar ainda mais os fios.

Para amenizar esse efeito, o ideal é aplicar uma máscara ou condicionador bem hidratantes – esse produto deve conter algum óleo na fórmula, como óleo de argan, abacate, macadâmia, amarula, girassol ou mesmo manteiga de karité, que é muito hidratante. Além do esverdeado, alguns cabelos loiros ficam amarelados no verão, um amarelo forte, artificial, que compromete o visual. Quando isso acontecer, é indicado lavar os cabelos uma vez por semana com xampu com pigmentos violetas, eu, por exemplo, tenho uma máscara violeta qua já falei dela pra vocês aqui, que faz o mesmo efeito desses xampus e não ressecam como eles. E salva a cor mesmo, até você fazer o próximo retoque no salão.

Hoje em dia também temos vários produtos com proteção solar para os fios, e o uso de chapéu também ajuda muito a proteger da exposição solar.

Quando entrar no mar ou piscina jamais deixar de lavar os cabelos com água doce, pois o sódio e o cloro pode causar um dano muito sério aos fios.

E após retornar das férias nada melhor do que ir até o seu profissinal e começar o processo de desbagaçar os cabelos.

Escolher a cor do cabelo pelo tom da pele

Com diferentes níveis do pigmento melanina, os cabelos naturais são basicamente das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos. Entretanto, podem ser tingidos e adquirirem praticamente todos os tipos de cores.


O problema está justamente na hora de escolher a cor para pintar. 

Escolha a cor do cabelo pelo tom da pele
Escolha a cor do cabelo pelo tom da pele

Muitas vezes olhando na embalagem achamos que o tom vai ficar lindo no nosso cabelo, mas a beleza da cor não deve ser o único fator a ser levado em consideração.


Na hora de escolher a nova cor do seu cabelo é importante pensar no tom da sua pele para evitar visuais carregados demais e ficar com aparência de mulher muito mais velha ou ainda com uma cor de cabelo que deixa seu rosto menos bonito e esconde seus traços.


Mulheres com a pele em tom oliva, meio esverdeada, devem evitar os tons dourados. Essa cor de cabelo dá pouco contraste em quem tem esta cor de pele, mais comum nas árabes. Prefira o preto ou os castanhos escuros e claros.

Já as mulheres com a pele amarela, comum nas orientais, devem evitar os tons acinzentados pois estes deixam o rosto mas pálido e não dá evidência aos belos traços asiáticos. Para esse tom de pele, recomenda-se o preto, o castanho, o acaju e o acobreado.
A negras devem evitar os tons muito claros, como o loiro, pois o contraste fica exagerado deixando o visual muito artificial. Mulheres de pele escura podem optar por cores como preto, castanho escuro, vermelho e marrom acobreado ou dourado.
Para quem tem a pele bem clara, a notícia é boa: pode usar praticamente qualquer cor de cabelo que quiser. Porém, aconselha-se evitar o acinzentado também por deixar a mulher com aparência de muito mais velha.

Proteja o seu cabelo dos perigos da radiação solar

Você é daquelas pessoas cuidadosas, que fica horas passando protetor solar no corpo para se proteger dos raios nocivos do sol? Ótimo! Está certíssima! 
E o cabelo? Você o protege do sol também? Não? 
Você não é a única que esquece desse detalhe tão importante. 
Proteja o seu cabelo dos perigos da radiação solar
Proteja o seu cabelo dos perigos da radiação solar
O cabelo, como todas as partes do seu corpo, necessita também de atenção na hora de expô-los ao sol. Eles podem envelhecer como a sua pele, se não tratados com produtos e substâncias que amenizam os danos causados pelos raios UVA e UVB.

Períodos muito longos ao vento, sol, areia, água do mar e cloro da piscina são um desastre para a fibra capilar. Esses fatores alteram a elasticidade, hidratação, maciez e brilho, mudando, inclusive a sua cor. Os castanhos tendem a ficar avermelhados e os loiros, esverdeados.
Relacionamos alguns ingredientes que devem constar nos produtos para cabelos, indispensáveis para preservar e tratar a vida dos fios expostos aos raios solares:
FILTRO SOLAR QUATERNIZADO – Bloqueia a ação dos raios ultravioletas. Ideal para ser usado em cabelos que possuam coloração artificial.
PROTEÍNAS (trigo, seda, etc.) – Nutre, repara as escamas de queratina, protege, revitaliza, controla o volume e o corpo do fio, auxilia na propriedade de retenção de água nos cabelos, proporciona maior flexibilidade e penteabilidade.
CERAMIDAS – Mantêm as escamas do fio unidas.
VITAMINA E – Antioxidante que ameniza os efeitos dos raios de sol entre outros agentes externos.
PANTENOL – Aumenta o brilho e a maciez dos fios, além de auxiliar no fortalecimento capilar.
ALOE VERA – Evita a desidratação da fibra.
SILICONE – Impede a perda de água, assim como a entrada de agressores externos.
EXTRATOS VEGETAIS – Suavizam o fio e proporcionam hidratação.
ÓLEOS VEGETAIS – Garantem brilho, maciez e hidratação.

Cabelos no mundo da beleza

Cabelo direto de Bolonha (Itália)
A personal hair Rafaela Freitas chegou da Cosmoprof 2010, na Itália, cheia de novidades para deixar as madeixas sensacionais no inverno.
.Os cabelos precisam de atenção especial no inverno, tanto no trato quanto em cores e cortes. Sim, as madeixas também devem estar de acordo com as tendências da moda de cada estação. E, para dar as boas novas mundiais, consultei a personal hair Rafaela Freitas, que arrasa nas questões capilares. Ela esteve na Cosmoprof 2010, em Bolonha (Itália), convidada pela Alfaparf Group (arrasou!!). “Sem dúvidas é um dos maiores eventos de beleza do mundo”, enfatiza Rafaela.
“Essa viagem foi um tour pelo mundo do conhecimento de técnicas, moda e glamour. Além de funcionar como ferramenta de trabalho para o dia a dia do profissional. Ele se torna mais competente e inovador”, explica a cabeleireira. “O Cosmoprof dita as maiores tendências da estação e apresenta as novidades do mundo da beleza.”
Rafaela contou todas as novidades. “Os tons vibrantes, como o vermelho, e nuances inusitadas são apostas para o inverno. Outra boa é que a linha jeans color da Alfaparf Milano foi relançada. Essa linha não contém amônia, é fácil de ser utilizada e dá cores únicas ao cabelo, como pink, magenta, violeta, entre outras.”
Já para as loiras fiéis, a Alfaparf trouxe uma releitura dos anos 50 e 60, estilo Marylin Monroe e Brigite Bardot. O ruivo também aparece com força total no inverno 2010. “A coleção iconic platinun possui toda a gama de louros. Já o ruivo tem a top model Edita Vikeniciuvite como inspiração”, revela. Nos cortes, Rafaela adianta que estão no auge os geométricos e certinhos da década de 60, criados pelo lendário Vidal Sesson. “Como os curtinhos ousados, que se tornaram clássicos da época.”
Rafaela Freitas
Jesiane Rocha
DICAS QUE AJUDAM O SEU CABELO CRESCER
Mantenha seu cabelo limpo
Assim como uma vida mais saudável do corpo, assim é com um fio de cabelo limpo.
Lavar o cabelo regularmente é uma forma de manter o cabelo saudável como partículas de poeira, suor e outros tipos de tensões sofre o seu cabelo poderia ter efeitos prejudiciais. Mantendo o seu cabelo limpo não só indicar que você deve shampoo e condição em intervalos, mas que os acessórios como o seu cabelo, escova, pente e até mesmo seu travesseiro cobre precisam ser limpos ou alterados em uma base regular.
Verifique as datas de validade para os produtos químicos como shampoo possível ou géis antes de aplicá-los em seu cabelo.
Manuseie seu cabelo com cuidadoTrate o seu cabelo delicadamente como um bebê, especialmente quando o seu cabelo está úmido. Nunca pentear o cabelo quando está úmida e evitar a secar o cabelo com um secador como o tratamento térmico poderiam ser prejudiciais para a saúde do cabelo.
Deixar o cabelo secar naturalmente é a melhor maneira de cuidar do seu cabelo. Em uma tentativa de olhar modish não fazer penteados que iria manter o seu cabelo ralo sob estresse e fazer estilos que são tão solta quanto possível.
Desembaraçar o cabelo com os dedos e nunca escovar o cabelo quando eles são mesmo levemente enrolados. Sempre pente ou escova suavemente e ficar longe de elásticos que poderia resultar em perda de cabelo.
Dica fácil para Franja lisinha
Oi meninas, não tem nada mais lindinho para quem tem franja e ela está bem lisinha e arrumadinha, se você tem mas sua franja não coopera rs, aí vai uma dica fácil paravocê; Bem, o segredo para deixar a franja lisa por mais tempo é nunca fazer a escova no cabelo seco. Com a franja molhada e o secador bem quente, o cabelo fica mais liso. Depois é só usar um spray fixador.
COMO LAVAR PARA FICAR COM O CABELO LINDO
Lavagem
1. Quem quer um cabelo bonito tem que abrir mão da água pelando, não tem jeito. O calor abre as cutículas do cabelo, o que causa frizz. Somente água fria e morna são amigas dos fios.
2 A lavagem no cabeleireiro é boa porque eles não têm pressa. Por isso, em casa, faça dois rounds. Use o equivalente a uma moeda de 1 real de xampu, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágüe muito bem e repita a operação.
3 Xampu anti-resíduo é ótimo para ser usado antes do banho de creme, mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa mesmo, ou seja, leva embora a química.
4 O condicionador tem que ficar longe da raiz para não aumentar a oleosidade da região, o que pode dar em caspa e descamação. Para saber onde passar, reparta o cabelo ao meio e meça 4 dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.
5 Para que o condicionador penetre mais, quando entrar no banho, lave o cabelo antes de se ensaboar. Assim, ele fica agindo enquanto você se lava.
6 O condicionador não é leave-in, por isso enxágüe bem os fios após a aplicação, para que eles não fiquem pesados e grudentos. O truque: tire a cabeça debaixo do chuveiro, torça os fios para eliminar o excesso de água e passe a mão neles. Se a mão deslisar, como se o cabelo estivesse cremoso, enxágüe mais. Se você sentir a textura dos fios, pode sair do banho.
Pós-lavagem
7 Liso escorrido ou crespo. Não importa: use sempre um creme para pentear depois de lavar o cabelo. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios. Depois é que vêm os finalizadores. Se você está acostumada a comprar só musse, vai apenas gastar um pouco mais, mas um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades.
8 Qualquer leave-in deve ser usado com moderação (excesso de produto é igual a cabelo pesado). O equivalente a uma moeda de 50 centavos é suficiente. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios.
Como ter o cabelo da Beyoncé
O cabelão da cantora é de cair o queixo.
E passar do cabelo afro para o liso assim requer muito alisamento, cabeleireiros de plantão e rios de dinheiro. Se seus fios forem crespos como os dela é possível dar um truque com alisamento e apliques para ter cabelos lisos com volume. Procure um salão especializado em cabelo afro. O penteado a gente ensina: Faça escova em todo o cabelo, caprichando na franja. Separe mechas de 2 dedos de largura do comprimento e faça babyliss. Coloque o aparelho na vertical para enrolar a mecha, conte até 7 e solte. Passe um pouco de pomada na palma da mão e amasse todo o cabelo
.A) Se você faz escova, escolha um creme termoativo que, além de proteger os fios, tem ingredientes que hidratam que, com a ação do calor, deixam os fiosmacios, o que facilita o estica e puxa.
B) O silicone pode ser usado no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas do cabelo logo após o leave-in – ele vai formar uma película de brilho.
C) Dois cuidados devem ser tomados ao usar spray, para que o cabelo não fique com aspecto molhado e oleoso. Compre spray seco (vem escrito no rótulo) e aplique-o sempre a 30 centímetros de distância.
D) A pomada serve para modelar cabelos lisos a crepos. Mas, se o seu for oleoso, evite pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.
E) Para espalhar o silicone em todo o cabelo e não só por cima, coloque o produto naquele espaço entre os dedos e passe a mão entre os fios.
F) Quem tem cabelo enrolado deve adotar definitivamente a musse depois do leave-in. Passe uma bola de pingue-pongue (bastante mesmo!) do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos.
G) Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa.

Receita para cabelos quebradiços!!!
Ninguém merece ficar com os cabelos quebradiços, aentretanto a correria do dia a dia amarramos o cabelo de qualquer forma, não hidratamos, sol, tintura, poeira e outros acabam enfraquecendo o nosso cabelo...Mas, não vamos desesperar pois a natureza é perfeita e nos trás remédios para a nossa dor rs , então aí vai uma receitinha caseira para cabelos quebradiços, ressecados e sem brilho:Ingredientes:
1 Colher (café) de óleo de rícino
1 Ampola de vitamina A
1 Gema de ovoComo fazer:Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme.Como aplicar:Aplicar com pente de cerdas longas, Deixe agir nos cabelos.

CABELOS LISINHOS!!!!!
6 DICAS PARA AJUDAR A VOCÊ FICAR COM O CABELO AINDA MAIS LISO!!!!
Essa semana já colocamos dicas para quem tem cabelos cacheados! como o nosso blog é democrático rs, hoje vamos falar sobre o cabelo liso, que também é muito lindo, ainda mais se bem tratado... Além do mais, sabemos que um grande número de pessoas possui o cabelo liso, e outro tanto, que não possuem, mas gostam por se um charme e estar com o cabelo arrumado em todo o momento rs!
1. Escolha xampus e condicionadores com efeito liso prolongado – como possuem dose extra de proteínas, aminoácidos e silicones especiais, eles deixam o cabelo mais pesado (mas não oleoso) e com menos frizz.
2. Para fazer em casa uma escova igual à do salão, prefira um secador com íons, que seca rapidamente os fios e diminui o arrepiado. Use duas escovas redondas com diâmetros diferentes – a maior alisa e seca o comprimento; a menor modela e diminui o volume. Paciência é a palavra-chave para alisar os fios.
3. “O segredo é girar bem e ininterruptamente a escova. Mantenha o secador a quatro dedos dos fios e trabalhe mechas bem finas, uma por uma”, ensina o cabeleireiro Almiro Nunes, de São Bernardo do Campo (SP).
4. Antes de fazer escova e passar a chapinha, aplique nos cabelos úmidos um creme ou spray termoativado. Ele envolve os fios, protege do calor, da umidade e nutre a fibra capilar. Resultado: a escova dura bem mais.
5. Pontas duplas são inimigas do liso. Quanto mais reto estiver o fio, mais evidentes elas ficarão. Corte-as a cada dois meses e tire proveito dos silicones, que selam as pontas e dão brilho temporário (lavou, saiu).
6. Nunca use fios retos, chapados e escorridos como a Mortícia Adams. “O look envelhece. Um liso moderno tem que ser suavemente repicado. A franja pode ser curta, média ou abaixo do queixo, mas nunca na mesma altura dos fios laterais”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, de São Paulo.

Máscara Caseira para Cabelos Crespos com Tintura
Máscara Hidratante para Cabelos Crespos com Tintura
Ingredientes:
1 caixa de morangos bem lavados
1 colher (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de fécula batata
1 ampola de vitamina A
Como fazer:
Bata o morango no liquidificador e peneire, Misture a fécula com o iogurte até dissolver e, em seguida, acrescente a vitamina A e o morango.
Como Aplicar
Divida os cabelos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Deixe agir por 25 minutos e enxágüe com água fria ou morna.

CABELOS CACHEADOS MUITO MAIS BONITOS!!
É CLARO QUE AQUI EU SOU MUUUUUITO TENDÊNCIOSA, POIS AMO MEUS CABELOS CACHEADOS RSRS... CORRO DE ALISAMENTOS, MAS NÃO CRITICO QUEM FAZ, UMA VEZ QUE CABELOS CACHEADOS PARA MANTEREM BONITOS DÃO MUITO MAIS TRABALHO!MAS QUE TEM CABELO CACHEADO SABE QUE O SEU ROSTO FICA MUITO MAIS BONITO COM ELE NATURAL QUE COM ELE LISO, DEUS É PERFEITO! RSENTÃO, POR ENTEDER MINHAS AMIGAS E LEITORAS DE CACHINHOS, HOJE VOU DAR MAIS ALGUMAS DICAS PARA ESSES TOINHONHOINS FICAREM LINDOS SEMPRE!
Ao lavar os cabelos, coloque um pouco de shampoo na palma da mão e esfregue uma mão na outra, aplicando o produto de forma homogênea nos cabelos. Nunca use as unhas no couro cabeludo, e sim a ponta dos dedos.
Para evitar cabelos quebradiços e indefinidos, desembarace-os com a ajuda dos dedos ou com pentes largos, começando pelas pontas e indo em direção à raiz.
Assuma os cachos! Fazer chapinha, relaxamentos ou alisamentos sucessivos estraga o cabelo.
Não toque no cabelo enquanto ele estiver secando, pois isso aumenta o frizz.
Deixe-o secar ao natural ou use um difusor
Use shampoo anti-resíduos quinzenalmente ou uma vez por mês, sempre seguido de uma hidratação profunda.
Utilize toalha de papel ou toalha de microfibra para tirar o excesso de água (técnica plopping). A toalha comum, de algodão, provoca frizz e impede a definição correta dos cachos.
Faça o último enxágüe do banho com água fria. Seu cabelo ficará mais brilhante.
Na hora de dormir, amarre o cabelo no topo da cabeça ou estenda-o solto sobre o travesseiro, para evitar que ele amasse ou embarace.
Também evite dormir com os cabelos molhados, pois, além do risco de ganhar um resfriado, isso ainda facilita o aparecimento de fungos que podem desencadear doenças no couro cabeludo.
Hidratar, hidratar e hidratar! Essa é chave de um cabelo bonito e que vai te render muitos elogios!
De olho no prato, hein! Uma alimentação balanceada favorece a beleza da pele e dos fios. Verduras, frutas e legumes possuem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Evite exagerar o consumo de gordura e açúcar.

fonte:http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/2008/05/06/
deixe-os-cachos-hidratados-e-definidos
Sabemos que colocar todas essas dicas em prática é difícil.
Portanto, comece fazendo as mais fáceis para você.
Mude pequenos hábitos e, com o tempo, vá incorporando outras dessas dicas ao seu dia-a-dia. Faça tudo com paciência e respeitando seu ritmo; mas faça.
Seus cachos agradecerão, ficando mais saudáveis e te deixando ainda mais linda!
Secador X Chapinha
Para quem ainda tem dúvidas, entre o secador e a prancha, opte sempre pelo primeiro. O motivo? A temperatura da prancha pode chegar ao dobro de potência, se comparada com o secador. O que significa um dano muito maior ao fio. E a maneira de usar, também deve ser considerada. "O secador agride menos os fios porque não fica em contato direto com o cabelo. Já com a chapinha, por não poder manter distância, o dano é muito maior", avisa a médica Carolina Ferolla.Quem pode tirar proveito dessa diferença são as mulheres com alisamento químico. "Nesses casos, vale dispensar o uso da chapinha. Uma boa secagem com o secador já produz um efeito liso, sem necessidade da prancha", assegura o cabeleireiro Tiago Parente. "Quem faz alisamento químico já expõe os fios a um trauma profundo, é melhor evitar o uso da chapinha para não danificar ainda mais a fibra capilar", aconselha Carolina Ferolla.

CABELOS TINGIDOS NO VERÃO
Verão chegando, praia, sol e tudo de bom rs, melhor ainda é continuar com a cor do cabelo, rs!
Quando o cabelo é tingido, ele sofre uma alteração em sua estrutura por causa da exposição do sol, praia e tudo mais!
Quando tingimos o cabelo a cutícula é aberta, a melanina é oxidada e uma nova cor - o pigmento da tintura - é colocada no lugar. Em seguida, a cutícula é fechada. "Esse processo deixa os fios mais sensíveis à ação dos raios ultravioleta e sujeitos a danos".
FILTRO SOLAR NELES...
1 Por isso, é indispensável o uso do leave-in com proteção solar.
LOIRA E MORENA ESTÃO TODAS NO MESMO DILEMA...
2 Assim como a pele, os fios também mudam de cor sob a ação do sol. Isso porque os raios solares penetram nas fibras capilares e alteram a tonalidade original da coloração. Na prática, loiros podem ficar esverdeados, e os castanhos, avermelhados. "Por isso, quem tinge o cabelo deve aplicar sempre um produto com proteção solar, sem enxágue", alerta Luciano Barsanti.
MAIS PINTURA OU MENOS PINTURA ?...
3 "Faça o mínimo de tinturas possível durante a temporada de praia. Se tem mechas, retoque apenas a raiz. E deixe as mudanças ultrarradicais para o final da estação", ensina o hair stylist Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP). "Evite a tintura de uma cor só, que deixa os fios apagados e opacos. Investir em mechas fininhas é uma ótima saída para iluminar o visual", sugere o cabeleireiro.
QUAL XAMPU USAR?
4 No verão é comum lavar o cabelo com maior frequência - até mais de uma vez por dia.Por isso, use xampus para cabelos coloridos, que possuem ativos capazes de evitar o desbotamento. "Fuja dos antirresíduos, pois eles reduzem a durabilidade da tintura", alerta a dermatologista Adriana Vilarinho (SP).
Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.b/

A Cor do seu Cabelo na Moda
Aí vão dicas sobre as cores que serão usadas no verão 2010, o que não falta muito!!!
Cabelos monocromáticos a cada dia perdem espaço para luzes em tom sobre tom.
O que está mais se usando são luzes bem finas, espalhadas por dentro do cabelo e topo da cabeça.
Outra opção de luzes que vem fazendo sucesso desde o último verão são as californianas, com as pontas mais claras que o restante do cabelo. A diferença é que agora o contraste deve ser menor e a cabeleira pode ter alguns fios iluminados em todo o comprimento para quebrar a dualidade de tons.
Para as amantes do visual blonde fatal, a cor vem com tudo! Loiro-bege, caramelo, dourado e loiro-pastel prometem invadir as praias.
Os tons de ruivo serão a sensação desse verão 2010. Invista na cor sem medo, desde que a tonalidade escolhida combine com a sua pele, claro!
Os fios castanhos pedem um toque de luz para suavizar a seriedade do look. Conquiste luminosidade com mechas frontais mais claras que os eu cabelo. Marrom-dourado, marrom-frio e acobreado são ótimas pedidas.
Nos cabelos pretos naturais, o look monocromático fica interessante se combinado com um corte arrojado.

Dicas Especiais para o Cabelo
Aqui está algumas dicas básicas mas que ajuda muito manter o brilho e dar mais vida ao seu cabelo nesse verão!
O sol desbota a cor dos cabelos e resseca-os. Por isso, quando estiver sob exposição intensa a ele, não descuide do filtro solar capilar.
Anote: uma nécessaire básica de verão deve ter shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo, leave-in com proteção solar, finalizador à base de silicone e máscara hidratante.
A regra básica de cuidados é: quanto mais química, mais tratamento o cabelo deve receber.
Escolha máscaras hidratantes, mas que não deixem resíduo nos fios, para não torná-los pesados.
Quinzenalmente, use um shampoo de limpeza profunda para eliminar os resíduos de produtos que se acumulam nas madeixas.
Aproveite que o antirresíduos abre as escamas dos fios e aplique uma máscara de hidratação em seguida. O efeito dela é potencializado.
Por conter sal em excesso, a água do mar desbota os fios (mesmo os virgens), além de deixá-los danificados. Lavar a cabeleira com água doce antes que ela seque ao sol depois de um banho de mar ajuda a prevenir os problemas.
No verão, intensifique as hidratações. Se o seu cabelo estiver debilitado, pode-se fazer um tratamento mais profundo a cada quatro dias.
As hidratações devem ser feitas no comprimento e nas pontas para não aumentar a oleosidade dos fios.
Hidratação Caseira
Essa receita caseira à base de abacate e iogurte possui um efeito muito próximo ao de uma hidratação realizada com os produtos do salão. É uma receita bem simples, indicada para mulheres com cabelos mais ressecados.
Ingredientes:* 1/2 abacate;* 1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural;* 1 xampu de sua preferência;Preparo:Bata o iogurte com o abacate no liquidificador.
Aplicação:Lave o cabelo com xampu. Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos (opcional, mas aumenta o efeito).
Adooooro dar dicas naturais, por que não temos dúvidas de seus benefícios, e além se serem bons são bem mais baratos que os manipulados rs!Então hoje vim dar uma dica para quem quer ter os cabelos grandes e bem nutridos! A máscara para o crescimento do cabelo é feita com: Ingredientes:
1 Ovo
Folhas de Urtiga
1/5 abacateMisture no liquidificador algumas folhas de URTIGA com o OVO e a metade de um ABACATE médio. Depois de tudo bem misturado, deitem o preparado sobre o cabelo e deixem atuar durante 30 minutos! Para evitar que caia alguma parte do preparado, enrolem a cabeça com papel laminado!

O Resultado do Sol em seu Cabelo
- Os raios Ultravioleta
Nos cabelos, atingem a matriz, uma espécie de cimento entre as células do córtex, prejudicando a retenção da água.Este mesmo cimento, composto pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com as pontas duplas.Os raios (UVB) degradam a queratina, que é a proteína dos cabelos, deixando-os fracos e quebradiços.Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados. Os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares.Filtros solaresOs filtros solares para cabelos normalmente bloqueiam as radiações UVA e UVB. Deverão ser aplicados 20 minutos antes da exposição solar, pois precisam de tempo para agir.Com o cabelo molhado, espalhe o produto, penteie e deixe secar.
Mega Hair requer cuidados especiaisMega hair é um método de alongamento de cabelos no qual pequenos tufos de fios de cabelo humano são fixados perto do couro cabeludo em várias camadas para dar um acabamento natural. O tempo de duração varia de acordo com o método escolhido e é recomendável que se faça um acompanhamento a cada três meses.
No salão de Flávia e Leonardo são usados dois tipo de aplicação: a cola, mais tradicional, e o microlink, que é uma novidade menos agressiva aos fios. "O microlink são pequenas argolas de metal colocadas no cabelo artificial e também no natural, através de uma linha bem fina. Ele não pega no alto da cabeça e, por isso, agride menos os fios." Esse método é usado, principalmente, nos cabelos mais volumosos.
Flávia explica que, para dar um acabamento mais natural, tem que haver cerca de 15 centímetros de cabelo no alto da cabeça. "Todos os métodos de mega hair tiram a linha da compensação, ou seja, os fios são aplicados um a dois centímetros das partes lateral, frontal e inferior da cabeça para que o acabamento não seja percebido quando a pessoa faz algum penteado."
Nem só para alongar serve o mega hair, ele pode ser usado para dar mais volume aos cabelos muito finos e ralos. "Nesse caso, será usado o método de cola, porque as argolas do microlink ficariam muito aparentes, já que o cabelo é muito fino", diz. Flávia alerta para o risco de ficar muito tempo com o mega sem fazer manutenção, em especial, quando se usa a cola.
"Depois de muito tempo,o cabelo pode ficar mais ralo e com muitas pontas duplas, o que atrapalha não só o resultado do mega como também o crescimento dos fios naturais." Faz parte da manutenção aparar os fios de tempos em tempos para evitar pontas duplas e ralas demais.
Segundo ela, o método microlink garante cabelos naturais em perfeitas condições após muito tempo de uso, se a pessoa cuidar direito. Já o método da cola danifica mais um pouco, mas não é irreversível. Todos os danos podem ser solucionados com o tratamento adequado.
Os especialistas garantem que qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar do alongamento por mega hair, mas ressaltam que o cabelo crespo requer mais cuidado porque é mais fraco do que o liso e, para aplicar, os fios devem estar bem relaxados, com a raiz baixa. Além disso, é aconselhável que toda pessoa que faz uso desse tipo de alongamento lave o cabelo no salão pelo menos a cada 15 dias para garantir a lavagem adequada. "Em casa, a posição não favorece a massagem correta no couro cabeludo", comenta Leonardo.
Para Flávia, o mega hair é capaz de fazer milagres pela autoestima feminina."Tem gente que chega aqui toda envergonhada, de capuz e sai daqui flutuando. É como se a pessoa morresse e nascesse de novo automaticamente", brinca. Mas ela enfatiza: "Não adianta só colocar o cabelo bonito e sair por aí; tem que cuidar."

Dicas para penteados fáceis e rápidos



Com a agenda cheia, muitas mulheres acabam deixando os cuidados com os cabelos em segundo plano. Para que a falta de tempo não seja desculpa para o visual desleixado, o coordenador técnico-pedagógico do Instituto Embelleze, Jailson Gaby, e os instrutores Marcelo Carrato e Tina Ferr elaboraram dez dicas rápidas e práticas para quem precisa arrumar os cabelos por conta própria. Confira!
Invista nos frisados: cabelos frisados são uma boa pedida para quem tem estilo exótico e personalidade forte. Para moldar os fios,basta aplicar um fixador médio e fazer várias tranças finas da região posterior da cabeça. Uma hora depois, solte as tranças. Moderno, esse penteado é ótimo para festas, baladas e agito com os amigos.
- Aposte no desfiado clássico: desfie o cabelo da parte frontal da cabeça com um pente fino para criar um volume no melhor estilo da cantora Adele. Chique e clássico, o penteado é um curinga, já que alonga o rosto e vai bem em qualquer ocasião.  

- Ondulado é prático: perfeito para quem tem pressa e pouca habilidade. Basta passar musse nos fios e amassá-los com as mãos. Para deixar os cachos ainda mais definidos, vale secar o cabelo com difusor.
- Trança contra oleosidade: tranças laterais ou embutidas são boas apostas para disfarçar a oleosidade. Prenda os fios e esqueça os finalizadores, que podem dar um aspecto ainda mais pesado ao cabelo.
- Rabo de cavalo curinga: simples e prático, pode salvar qualquer ‘bad hair day’. Para que fique mais arrumado, o penteado pode ser feito com gel leve, para não empapar os fios.
- Arsenal de beleza essencial: dois produtos são essenciais para quem se penteia em casa: musse e finalizador seco em spray. Eles ajudam a fixar e deixar o penteado mais bonito.
- Para domar a cabeleira: é essencial ter um secador e uma chapinha em mãos para se arrumar em casa. Quem quiser investir no arsenal de beleza, pode comprar também um modelador de cachos. Não deixe de utilizar os protetores térmicos e os finalizadores à base em silicone para garantir o brilho e a sedosidade das madeixas.
- Truque para os curtos: a cera em bastão dá um charme especial para os curtos desfiados. É só aplicar o produto nas pontas e moldá-las para fora para ter um visual moderno. Para as mais clássicas, uma maneira prática é apostar no gel para pentear o cabelo.
- Ondulado simples e sexy: para arrasar na balada não é preciso perder muito tempo se arrumando. Use o modelador de cachos ou prenda os cabelos com bobes grandes para dar movimento aos fios. Em seguida, desmanche os cachos com os dedos para deixar o visual mais natural.
- Semipresos forever: os cabelos presos parcialmente nunca saem de moda. Para incrementar o penteado, vale apostar em presilhas e flores.
Penteados de Noiva - Alta responsabilidade

Cabelo Deslumbrante
penteado de noiva

De entre os muitos preparativos para o casamento, o tipo de penteado é sem dúvida um pormenor que não se deve esquecer. É muito importante o cabeleireiro saber do tipo de cabelo que vai cuidar para assim realizar um trabalho de excelência neste dia tão especial.

Para se realizar um bom trabalho, deve ser realizado um teste com pelo menos um mês de antecedência. O cabeleireiro deve estar a par de quais os acessórios que a noiva vai usar, o tipo de vestido para assim saber o trabalho técnico a fazer, se a noiva deseja ou não mudar o tom de cabelo. No entanto, é sempre a opinião da noiva que prevalece pelo que o cabeleireiro deverá preparar uma selecção de penteados para mostrar á noiva tendo em mente o gosto da mesma.

Antes do dia do casamento o penteado deve ser treinado mais uma vez pelo menos, para que assim esteja tudo perfeito no dia do casamento.
É de extrema importância a noiva ter total confiança no profissional, pois se isso não acontecer o cabeleireiro não irá realizar um bom trabalho e o dia de sonho transforma-se em pesadelo de nervos, não só para a noiva como para o cabeleireiro.

Escolha o corte masculino pela tipologia do rosto

Não é fácil identificar o próprio tipo de rosto! É muito fácil se confundir.
Mesmo assim, fizemos um guia com dicas que podem facilitar o processo de identificação
DICA 1 – TIRE FOTO: A melhor maneira de descobrir é tirando uma foto frontal do seu rosto, com cabelo puxado pra trás. Depois imprima em tamanho grande. Identificar olhando só pelo espelho dificulta.
DICA 2 – ANÁLISE DO PERÍMETRO: Na foto, você deve observar o perímetro da sua face. Visualize a linha do couro cabeludo e a linha do queixo. Passe um lápis no contorno da face, e observe qual figura geométrica se assemelha.
DICA 3 – COMPARAÇÃO TESTA/QUEIXO: Observe e compare a largura da sua testa com a do seu queixo (maxilar). Qual deles é mais largo?  Seu queixo é fino?
DICA 4 – BOCHECHA: Observe a proeminência de suas bochechas. Elas são saltadas?
DICA 5 – COMPARAÇÃO DISTÂNCIA ENTRE OLHOS: Note o espaço entre seus olhos. Depois observe a distância do final de um olho até a linha do início do couro cabelo. Qual dos espaços é maior?
Leia a descrição de cada tipologia abaixo, e tendo respondido as perguntas acima talvez consiga identificar o seu tipo de rosto.
Mesmo com as dicas pode ser difícil identificar. Existem três tipologias principais.
As outras são derivações. Procurem em suas faces características-chave, como testa larga, queixos finos e orelhas grandes, do que, necessariamente, se enquadrar em um tipo de rosto”.
ROSTO QUADRADO
  • A largura da testa é aproximadamente igual à largura do maxilar;
  • Laterais da face são aproximadamente retas;
  • É o tipo de rosto mais másculo, em que o queixo é do tipo “forte”;
  • A altura entre testa e queixo é um POUCO maior que a largura da testa/maxilar
  
Dicas para o corte IDEAL
Orlando Bloom tem o típico
rosto quadrado
- Por serem rostos simétricos, procure ter cortes mais irregulares;
- Peça para o seu hairstylist deixar fios com comprimentos diferentes. Pode falar pra ele desfiar e repicar. O lance é deixar o corte irregular, como dito antes e assim conseguir um rosto menos sério e mais “suavizado”;
- Esse é corte em que os cavanhaques funcionam bem, afinal deixam o rosto menos quadrado e mais alongado, com aspecto retangular;


ROSTO REDONDO
  • O perímetro deste tipo de face forma um círculo quase perfeito;
  • A linha das bochechas (maçãs-do-rosto) em geral é mais larga do que a testa e o queixo;
  • As bochechas podem ser proeminentes;
  • Este rosto é aquele que não possui muitos traços fortes, visto que não possui ângulos definidos, tendo assim um aspecto quase infantil
Dicas para o corte IDEAL
Jesse McCartney e seu truque de criar
 “altura” na face, com o topete
 - Homens com esse tipo de rosto precisam de cortes que alonguem, afinem sua face. Procure criar volume e altura no topo do rosto;
- Tirar o volume das laterais é o ideal, ajudando no processo de alongamento do rosto;
- O truque é criar com o corte de cabelo um rosto OVAL (mais alongado) e não redondo;
- Peça para o seu hairstylist desfiar o cabelo na parte superior, e assim garantir um ar mais simétrico e quadrado da face;
- É interessante também deixar costelas médias, afinando as laterais, portanto;

ROSTO TRIANGULAR
  • É um rosto com queixo mais fino/pontudo e testa mais larga;
  • Maças-do-rosto também são mais largas;
  • Muitas vezes o maxilar é largo, mas o queixo é fino, criando a vértice do triângulo!
  • É popularmente conhecido como rosto com “formato de coração”;
  • Possui uma testa reta, como se fosse a base do triângulo;
Dicas para o corte IDEAL
Ryan Gosling quase sempre
com mechas mais longas
- Estes rostos são os mais bacanas para cabelos compridos e volumosos;
- Em geral, as orelhas desse tipo de face ficam em destaque, assim é interessante deixar a lateral com fios mais compridos, cobrindo as orelhas;
-Por terem queixos mais pontudos e finos, uma barba cheia fica interessante pra dar um mais masculino, já que cria um efeito de maior largura do queixo;


Há ainda como dito antes outros tipos de rosto, que seriam derivações dos três principais. 
O rosto retangular, por exemplo, é advindo do quadrado.

O truque é procurar equilíbrio entre seu rosto e o corte de cabelo, e lembre-se também que certos estilos de cabelo são mais apropriados para determinados tipos de fios.

Secador - A ferramenta fundamental

cabeleireiros
O secador é uma das ferramentas mais
importantes no cuidado do cabelo
Hoje em dia temos uma variedade muito grande de tipos de secador para cabelos cada um oferece um benefício diferente. Foi-se o tempo em que o secador era apenas um aparelho que emitia ar quente e tinha no máximo uma variação de velocidade e potência.
Como temos tatas opções fica difícil escolher o que vai melhor se adaptar as nossas necessidades, então ao “abc” dos secadores:

Turmalina: é um mineral que quando aquecido emite íons negativos e por isso tem o mesmo efeito de um secador com íons negativos. Ela sela a cutícula do fio e deixa o cabelo muito mais brilhante e com pouco frizz.

Infravermelho: parece coisa de filme de ficção científica, mas nada mais é do que uma radiação de calor que tem o poder de secar os fios de dentro para fora e por isso evita o ressecamento do cabelo. O secador com infravermelho vai proteger a saúde e a beleza das madeixas, deixando-as macias.

Íon Negativo: lembra-se das aulas de química? Pois elas serão muito úteis para entender o poder dos íons negativos. O íon negativo é um átomo que perdeu mais elétrons do que ganhou. De acordo com Nilton Santos, engenheiro responsável da Taiff, em um secador a grande quantidade de íons negativos neutraliza a eletricidade estática e fecha as cutículas dos fios, proporcionando mais brilho.

Íon Positivo: ao contrário do negativo, este tipo ganhou muito mais elétrons do que perdeu e por isso tem o efeito contrário do íon negativo, ou seja, ele abre as cutículas do cabelo e é muito propício para uso conjunto com tratamentos em que a química precisa penetrar no fio, como tinturas e hidratações. Então, se a cliente acabou de hidratar o cabelo, prefira um secador com íons positivos para fazer o brushing.

Antibactericida: como o próprio nome já diz, o secador antibactericida elimina as bactérias e fungos que possivelmente estejam nos fios e no ar. Essa ação é obtida através da nanotecnologia, que é o desenvolvimento de estruturas de novos materiais a partir dos átomos e moléculas. Esses novos materiais desenvolvidos pela nanotecnologia possuem propriedades que garantem o melhor desempenho de produtos aplicados. No caso dos secadores antibactericidas, a nanotecnologia combinada ao titânio é capaz de eliminar as bactérias e fungos. Essa tecnologia proporciona um jato de ar mais puro, secando com mais higiene e deixando os cabelos mais saudáveis.

Jato quente: esse é um item que todo secador tem de ter, é indispensável mesmo! E é controlado pela potência e é bom não exagerar no ar quente porque ele pode ferir o couro cabeludo da sua cliente, e se o secador não tiver outras tecnologias, os fios vão ficar mais ressecados pelo calor excessivo. Usado com moderação, sem encostar no cabelo, o jato quente é responsável por moldar os fios em combinação com uma escova, por exemplo. Ele deixa os cabelos maleáveis.

Jato frio: ele não é indispensável, mas faz muita diferença na hora de finalizar uma escova. Em geral, o jato frio é usado para terminar a escova porque deixa um acabamento mais natural e o cabelo mais solto. O jato frio também pode socorrer o profissional quando ele quer abaixar uma franja que ficou muito em pé e sem caimento. Uma borrifada com jato de ar frio vai fazê-la voltar para o lugar.

Quando deve cortar os cabelos ?


Os cabelos têm grande importância na vaidade feminina, afinal desempenham papel fundamental na composição de nossa aparência, por isso muitos afirmam que os cabelos são a moldura do rosto. Sempre que queremos dar uma valorizada no visual à primeira opção é mexer nas madeixas, seja nos cortes cada vez mais ousados e sofisticados ou nas colorações, mudar o cabelo é sempre nossa melhor opção.
Por isso manter os cabelos saudáveis é importante, como fazem parte da nossa vaidade, devemos sempre nos manter atentas aos cuidados básicos e necessários a fim de mantê-los sempre bonitos, mas com a correria da vida moderna, nem sempre isso é possível, confira então alguns sinais que indicam quando é hora de dar uma passadinha no salão e, quando cortar os cabelos.

Cabelo muito ressecado

Mulher triste olhando pra o cabeloQuando os fios apresentam aparência áspera e ressecamento, principalmente nas pontas, é hora de cortá-los, pois esses são indícios claros da desidratação capilar, que só resolve com um bom corte. A desidratação, que é essa aparência de cabelo ressecado ocorre com mais frequência em cabelos longos, pois oleosidade natural não consegue chegar até as pontas, tornando-os assim ressecados.

Pontas que embaraçam

Mulher olhando a ponta do cabeloOutro indício da falta de corte são os fios que embaraçam com qualquer ventinho, portanto, se suas madeixas estão embaraçando demais, falta tesoura nelas! E cuidado, pois cabelos com pontas duplas tem tendência a embaraçar muito mais.

Sensação de cabelo pesado

Mulher segurando cabeloAlgumas pessoas dizem que os cabelos se acostumam ao xampu, o que acontece é que na maioria das vezes o produto é inadequado ao seu tipo de cabelo, por isso passado alguns dias, ele deixa de fazer o efeito desejado, ou seja, a de limpeza, o que deixa a sensação de cabelo pesado, agora se estiver usando um produto adequado e bom e mesmo assim sentir um efeito pesado, a solução pode estar em um novo corte.

Cabelo que não fica bonito

Mulher segurando secador e chapinhaVocê passa horas na frente do espelho caprichando na escova e o resultado é um cabelo com aspecto desgrenhado e com pontas que não viram nem para dentro nem para fora, a explicação está na falta de corte, pois segundo os profissionais, cabelos sem corte crescem de forma irregular, por isso gastar horas e horas fazendo escova, não vai resolver o problema.
A reclamação da maioria das mulheres é que o cabelo não cresce, mas segundo os profissionais, nosso cabelo cresce todo mês, pouco, mas cresce o que acontece é que muitos cabelos estão sem vida, fragilizados e quebradiços, então o crescimento não é aparente, por isso o problema pode estar justamente na falta de corte, retirando as pontinhas danificadas, além de contribuir com a hidratação natural dos fios ainda contribuímos para um cabelo com aspecto muito mais saudável. O segredo não é cortar o cabelo todo mês, mas estar atento aos sinais de quando é preciso cortá-lo, para que os fios possam crescer fortes e saudáveis.


Usando o secador e a chapinha sem danificar os fios

Os cabelos são um dos fatores em que as mulheres mais se preocupam diariamente procurando mantê-los sempre com a aparência cuidada.
Seu cabelo é muito importante, pois acaba sendo a moldura do rosto.
Para ficar ainda mais bonita e agradável é necessário tratar os cabelos e deixá-los bonitos, com brilho e vida.
Uma das maneiras que as mulheres usam para deixá-los lisos, por ser mais fácil de cuidar, é o uso frequente de chapinha e de secador, mas se não cuidar os fios ficam fracos, quebradiços e feios, por isso deve tomar muito cuidado ao fazer sua escova e a chapinha que já virou rotina no ritual de beleza de muitas mulheres onde a grande a maioria faz pelo menos uma ou duas vezes por semana.
Para não causar danos em seus fios não use sempre a chapinha principalmente todos os dias, os secadores podem ser usados diariamente, mas deve manter no mínimo a cinco centímetros da mecha, o risco está na escovação constante que deixa o cabelo fragilizado para utilizar a chapinha o cabelo deve estar totalmente seco, e não se esqueça de usar produtos termoativos que protegem da alta temperatura e ainda dão brilho.
A temperatura ideal para o uso dos dois deve ser de 180°C após essa temperatura a estrutura dos fios pode ser danificada. 
A diferença entre as chapinhas de íon e a cerâmica é que a de íon elimina a eletricidade estática dos fios e a cerâmica preserva a umidade natural dos fios e proporciona mais brilho. O ar frio é ótimo para amenizar o efeito frizz causado pelo choque térmico principalmente nos dias frios e úmidos. Os cabelos com químicas são mais sensíveis sendo que é necessário mais cuidado. Para recuperar os fios danificados o primeiro passo é suspender o uso de chapinha e secador, precisando contar com um apoio de um profissional para ter um novo corte e iniciar um tratamento de hidratação ou reconstrução dos fios, cada caso é um caso e dependendo do estado que seu cabelo estiver o profissional irá avaliar a necessidade.

Usando o jato frio do secador para dar brilho

Hoje abordamos uma questão importante mas que nem sempre é levada a sério: a questão do ar frio do secador após escovar os cabelos.
É normal que os cabelos sejam escovados em altas temperaturas, pois sabemos que quanto mais quente for o secador e tiver uma vazão de ar maior, melhor será o efeito liso nos cabelos.
Mas o importante frisar é que os cabelos ao serem escovados, e ainda mais, se forem pranchados, feito chapinha, esse cabelo ficará desidratado.
Claro que fica desidratado, afinal estamos tirando água do cabelo ao escovar ele, e quando se passa a chapinha sai ainda mais água, portanto é desidratação. E esse cabelo tende a querer se reidratar, e sendo assim, tende a buscar água em algum lugar ou de algum modo.
Aí que está, o cabelo tende a captar água do ar por umectação. É por isso que certos cabelos, quando escovados e não pranchados, com pouco tempo começam a inchar e a voltar ao formato natural.
E uma boa maneira de evitar isso é protegendo o cabelo corretamente, com protetores térmicos específicos. 
Os cabelos são escovados e muita das vezes deixados sem proteção nenhuma, por isso que acabam voltando à forma natural e perdendo o brilho típico da escova.
Para que isso seja evitado é uma gigantesca ajuda dar um jato de AR FRIO nos fios logo após terminar a escova ou mesmo a chapinha. Alguns perguntam porquê depois da chapinha? Porque os cabelos estão quentes.
O cabelo quente tende a esfriar e nesse processo de esfriamento ele pode se esfriar absorvendo água no ar, fazendo com que os cabelos percam um pouco do brilho e do efeito liso.
O ar frio do secador dá também um brilho fantástico nos fios, porque o ar frio possui carga positiva, conhecida na química como cátion. Essa carga positiva inclusive deixa os cabelos mais separados, impedindo que o cabelo venha a embolar com facilidade.
Então sempre que você escovar os cabelos ou passar uma chapinha, dê um jato de ar frio nos fios após e tenha os cabelos mais brilhantes.

Aprenda a maneira correta de usar o secador

A dupla que é perfeita para deixar os fios lindos precisa de cuidados ao ser utilizada pois pode queimar as madeixas.

Cerca de 43% das mulheres brasileiras têm cabelos crespos ou cacheados. Muitas delas, infelizes com as ondas e o volume extra, preferem aderir ao look liso total com a ajuda do secador e da chapinha. Mas o uso freqüente desses aparelhos, principalmente em conjunto, pode prejudicar a beleza e saúde dos fios. "Assim como a pele, o cabelo queima se exposto por muito tempo a temperaturas elevadas", explica Jailson Gaby, orientador técnico do Instituto Embelleze, de São Paulo.

Para ficar linda com os fios sempre lisos, a ANA MARIA revela alguns segredos para evitar os estragos ao cabelo.

- Dê preferência aos secadores ionizados: são mais potentes e secam rapidamente os fios, reduzindo a exposição ao calor;

- Prefira chapinhas de cerâmica. Elas mantêm a temperatura estável e evitam que você "pranche" a mesma mecha muitas vezes. As de metal têm superaquecimento e detonam o cabelo;

- Se tem fios curtos, escolha chapinhas mais estreitas, que se aproximam da raiz, dando um acabamento perfeito. Essa alternativa é indicada também para arrumar a franja. Para cabelo de comprimento médio ou longo, opte pela tradicional, que é mais larga e otimiza o tempo.

- Regule o secador para jato morno. Jamais use o ar quente;

- Deixe o secador a 20 cm da mecha escovada e nunca deixe o aparelho (secador ou chapinha) sobre uma mecha por mais de 3 segundos. Trabalhe toda a cabeça por igual, fazendo movimentos da raiz até as pontas;

- Jamais deixe a chapinha entrar em contato direto com os fios úmidos, sob o risco de torrar o cabelo. O recomendável é fazer uma escova antes

Cuidados começam na hora do banho
Lembre-se: o primeiro passo é lavar a cabeça com seu xampu e condicionador preferidos, enxaguando bem para tirar os resíduos. Depois, use uma toalha para retirar o máximo de umidade dos fios. Dessa maneira, você acelera o processo de secagem, diminuindo o tempo de agressão.

Antes de começar a secar, desembarace o cabelo. Caso contrário, ele pode quebrar facilmente com o estica-e-puxa da escova e o deslizamento contínuo da chapinha. Boa dica é, antes da secagem, usar produtos termoativados e espalhá-los em toda a extensão do cabelo. Ao receberem calor, essas substâncias formam uma película protetora sobre os fios. Assim, eles ficam livres do ressecamento e do desbotamento, seja a cor natural ou artificial.

Saiba qual a escova ideal para o seu cabelo


Redonda, fininha, quadrada, com íons ou com cerdas espaçadas - aprenda a escolher a escova ideal para o seu tipo de fio e veja o que fazer de melhor com ela.

A espessura do fio é o fator número 1 na hora de eleger o modelo ideal de escova e deixar o cabelo liso e brilhante. “Quanto mais grosso ele for, maior deve ser o diâmetro da escova e o espaçamento entre as cerdas”, diz o cabeleireiro Júlio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo. Quer evitar os arrepiados? Invista em um modelo com íons nas cerdas. Se a idéia for dar volume às mechas, prefira as redondas. Lembre-se de que o cabelo deve ser desembaraçado seco ou levemente úmido – quando estão molhados, os fios ficam muito elásticos e podem quebrar.


Para garantir bons resultados, cuide bem da sua escova. Depois de usar, retire os fios que se soltaram com um pentinho. Uma vez por semana, lave-a com água e xampu, passe álcool e deixe secar ao sol para não mofar. Com a ajuda de Júlio, escolhemos sete modelos que vão fazer a sua cabeça.



Belíssima, Condor. Para cabelos orientais ou quebradiços. Não exige pressão, espalha o calor por igual e preserva os fios.



Thermal Vent Porcupine, Vertix. Com íons nas cerdas e base térmica, dá movimento e combate fios arrepiados.



Thermic Collor, Pro Art. Deixa os fios lisos sem chapar. A base vazada de alumínio acelera a escovação.



Mega, Conair. Modela fios longos e finos, ondulados ou lisos. O corpo de cerâmica aquece na medida certa e dá brilho.



Raquete, Marcelo Beauty. Do tipo prancha, permite dar movimento aos fios ao mesmo tempo que alisa.



Cerâmica Ionizada Colors, Marcelo Beauty. Para garantir um efeito quase de babyliss. Com cerdas de náilon, retém o calor nos fios.



Shana, Condor. Com diâmetro pequeno, ajuda a alisar ou modelar cabelos curtos. Também permite criar cachos.

Solucionar problemas apos escova progressiva ou definitiva


Tratamentos nem sempre são garantia para alcançar o cabelo liso perfeito e podem deixar as madeixas sem caimento; veja como salvar e tratar os fios.

Mantenha as madeixas lindas

As adeptas do cabelo liso encontraram na escova progressiva ou definitiva uma forma de estar sempre com os fios esticados. Mas e quando a técnica não atinge o efeito desejado?

Identificamos os quatro principais dramas de quem passou pelo processo, mas ficou decepcionada, e como resolver a situação das madeixas.


O cabelo não ficou tão liso: o jeito é retornar ao cabeleireiro com o cabelo ao natural, sem escova ou chapinha, para que ele veja o resultado. Se for o caso, o profissional poderá fazer uma correção no procedimento.


O cabelo ficou sem caimento: o cabelo ficou com aspecto liso chapado, duro e artificial? 
Se foi progressiva: lave todo dia (uma vez por semana, use xampu anti-resíduos). Em dois meses, estará livre.
Se foi definitiva: espere o cabelo crescer. Em um ano, fios sem química estarão quase na altura das orelhas. Opções: corte joãozinho, escova todo dia ou progressiva na raiz.

A raiz do cabelo ficou “grudada” na cabeça: espere duas semanas para o cabelo crescer um pouco e 'levantar' a parte grudada. Enquanto isso não acontece, passe musse de volume na raiz e seque com secador, levantando bem os fios com as mãos.


O cabelo ficou quebrado: invista em um tratamento de reconstrução dos fios. Numa semana, faça hidratação. Na outra, banho de queratina. Depois, hidratação a cada 15 dias. Espere seis meses antes de fazer qualquer química em seu cabelo.

Nenhum comentário: