2.05.2013

Estudo: Vegetarianos têm menos 32% de chance de ter doenças cardíacas

Rio -  Um coração saudável está diretamente ligado a uma dieta rica em vegetais, aponta pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O estudo, com 44.500 voluntários ingleses e da Escócia, mostrou que vegetarianos têm 32% menos de chances de desenvolverem doenças cardíacas, além de apresentarem níveis mais baixos de colesterol e pressão arterial. Os resultados favoráveis às pessoas que não comem carne têm relação com o menor consumo de gorduras saturadas.

Isso não significa que o vegetarianismo seja, necessariamente, a opção mais saudável. “Dois são os problemas de saúde normalmente encontrados em vegetarianos: aumento de peso em gordura, pelo consumo elevado de alimentos calóricos, como batatas, farinha e azeite, e anemias, decorrentes da falta de vitamina B12, encontrada principalmente na carne”, diz a nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição(Asbran).
O prato ideal deve ter cerca de 70% alimentos vegetais e 30% animais | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
O prato ideal deve ter cerca de 70% alimentos vegetais e 30% animais | 
Segundo ela, uma dieta ideal deve ter em torno de 70% de alimentos vegetais e 30% de alimentos animais. Ela sugere ainda estimular as combinações de diferentes alimentos para aumentar a sensação de saciedade.
Adquirir bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos regularmente é a maneira mais eficaz de cuidar do coração, incluindo ou não a carne na dieta” alerta a nutricionista.
Nutricionista ensina como abrir mão da carne , sem risco de adoecer
A vitamina B12, necessária na prevenção de anemias, é mais facilmente ingerida com a carne (fígado, carne bovina e peixes), mas também pode ser obtida em derivados do leite e em cereais enriquecidos.
É possível obter todos os tipos de nutrientes necessários para o organismo fazendo uma dieta apenas vegetariana, desde que planejada com variação de grãos (feijões e leguminosas) e vegetais, tanto cozidos como crus. É recomendável ouvir um nutricionista.
Existem concepções errôneas de que carne dá mais força muscular e que, sem consumi-la, o organismo fica fraco, o que não é verdade, segundo a nutricionista Virgínia Nascimento.
Gostar de cozinhar é um requisito importante para quem quer seguir a dieta vegetariana, pois há limitações para comer fora de casa. Uma dica: se não quiser comer carne vermelha, pense em consumir peixes. Eles são ricos em taurina, um aminoácido que ajuda a manter a saúde.

Nenhum comentário: