2.04.2013

SANTA MARIA: TRISTE VOLTA ÀS AULAS


Velas são acesas na volta às aulas dos alunos de Santa Maria
Estudantes realizaram culto e caminhada.

Culto com velas representando vítimas marca volta às aulas na UFSM

Tragédia na boate Kiss matou 237 pessoas em Santa Maria.
Universidade retoma aulas e oferece apoio psicológico aos alunos.

Felipe Truda Do G1 RS, em Santa Maria
129 comentários
Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)
Um culto ecumênico na manhã desta segunda-feira (4) marcou a volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Alunos e professores tentam retomar a rotina após o incêndio da boate Kiss no último domingo (27). A tragédia matou 237 pessoas. Durante o ato, 116 velas foram acesas, uma para cada aluno da universidade que perdeu a vida.
(Correção: Ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que 117 velas haviam sido acesas para as vítimas da UFSM. A informação partiu do padre que celebrou a missa. Segundo a assessoria de imprensa da UFSM, foram 116. A informação foi corrigida às 13h17).
"É um momento de orar pela universidade. Quem sabe todos nós tenhamos a consciência da solidariedade e do respeito, e a partir deste fato lamentável tenhamos ainda mais esta consciência", disse o padre Francisco Bianchin, capelão da UFSM.

A cerimônia, que começou por volta das 9h20, é o primeiro ato no local depois de uma semana sem aulas desde o incêndio. Antes do culto, alunos fizeram uma caminhada silenciosa pelo campus. Durante a celebração religiosa, organizada no Espaço Multiuso da UFSM, uma mensagem do Papa Bento XVI foi lida.
Representantes das religiões católica, luterana, protestante e judaica participaram do culto. Na celebração, uma vela foi acesa para cada uma das vítimas da tragédia.
Ainda abalados pela tragédia, alunos terão o acompanhamento de uma equipe de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais. Outro medida tomada foi a flexibilização das avaliações e presença em sala de aula para os alunos que não estiveram em boas condições psicológicas e emocionais.
A partir desta semana, a universidade também começa a discutir ajustes no calendário acadêmico. Em razão da greve dos professores no ano passado, o término do segundo semestre de 2012 estava previsto para o dia 2 de março. Ainda não há definição se esse prazo será mantido após os cinco dias de luto oficial decretados pela tragédia.
Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 237 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.
(Veja o que já se sabe e as perguntas a responder)

Nenhum comentário: