2.07.2013

Exercício de 21 minutos por ano pode salvar casamentos, diz estudo

Manter a satisfação conjugal ao longo do tempo parece ser o sonho dos casais. Agora, cientistas americanos dizem ter a solução para isso

Casal em casamento (Foto: SXC)
É comum que a satisfação no casamento, essencial à saúde e à felicidade dos indivíduos, vá diminuindo ao longo do tempo. Uma pesquisa realizada na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, diz ter a solução para este problema: uma breve intervenção escrita que promete prevenir os cônjuges de perder aquele amor de começo de relacionamento.
“Eu não quero que pareça mágica, mas é possível obter resultados bastante impressionantes com uma intervenção mínima”, disse Eli Finkel, principal autor do estudo, em comunicado. A pesquisa, que será publicada no períodico Psychological Science, acredita que três exercícios de sete minutos cada, realizados anualmente, são suficientes para salvar um casamento.
O estudo envolveu 120 casais. De quatro em quatro meses, durante dois anos, todos eles relatavam a satisfação no relacionamento, o amor, a intimidade, a confiança, a paixão e o compromisso. Eles também faziam um resumo dos desentendimentos mais significantes que tiveram nesses últimos meses. Apenas metade deles, porém, realizou também a tal intervenção.
Está curioso? Pois a intervenção escrita consiste em, de quatro em quatro meses, sentar com o parceiro, escrever os principais desentendimentos e discussões do casal neste período e pensar sobre eles na perspectiva de uma terceira pessoa neutra, que só quer o melhor para todos os envolvidos. O exercício ajuda o casal a ver o conflito conjugal de forma mais objetiva.
Ao fim do primeiro ano de pesquisa, ambos os grupos mostraram declínio na qualidade conjugal. Mas os casais que realizaram a intervenção, ou seja, fizeram o exercício três vezes por ano durante os dois anos de estudo, se mostraram satisfeitos com o casamento ao fim da pesquisa. Apesar de todos os cônjuges terem enfrentado problemas igualmente graves, os casais da intervenção pareciam menos angustiados com esses problemas.
“Este efeito não surge apenas para a satisfação conjugal, mas também para outros processos do relacionamento, como a paixão e o desejo sexual, que são especialmente vulneráveis aos estragos do tempo”, disse Finkel. “E não deu certo para pessoas que apenas namoravam, mas para casais que estavam casados há um mês ou há 50 anos.”
Segundo o pesquisador, o estudo é especialmente importante visto que a qualidade do casamento está diretamente relacionada à saúde. “O casamento tende a ser bom para a saúde das pessoas, mas a qualidade dele é muito mais importante do que sua mera existência. Ou seja, fazer um exercício de sete minutos três vezes por ano é um dos melhores investimentos que os casais podem fazer”, afirma Finkel.

Nenhum comentário: