4.05.2013

Cuidado com o prazo de validade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população sofre pelo menos uma vez ao ano de intoxicação alimentar. Uma parte destas intoxicações é causada pelo consumo de alimentos fora do prazo de validade.
Se consumidos com o prazo de validade expirado, os alimentos podem causar intoxicação, infecção gastrointestinal ou alergias. Os principais sintomas são cólicas, dores abdominais, dores de cabeça, náuseas e vômitos. Além disso, a indústria não se responsabiliza por alimentos consumidos fora do prazo de validade.
É comprovado que alimentos fora do prazo de validade são muito suscetíveis a proliferação de microorganismos e que o tempo de vencimento influencia na carga microbiana dos produtos. Um estudo analisou amostras de macarrão, pasta para torrada, farinha de trigo, fubá de milho e mistura para bolo vencidos e não vencidos, comparando a presença de coliformes fecais e totais, colônias de bactérias mesófilas (que se multiplicam em temperatura semelhante à do corpo humano), salmonela e shigella e bolor e levedura. Apresentaram contaminação apenas as amostras de alimentos vencidos, o que demonstra que estes alimentos não são seguros para o consumo.
Veja abaixo alguns exemplos de conseqüências do consumo de alimentos vencidos:

REFRIGERANTE: Após o prazo de validade, o risco da embalagem estar danificada é maior, o que facilita a contaminação por fungos e bactérias que podem causar danos à saúde de quem os consome. Além disso, o açúcar da bebida pode fermentar ou, no caso dos “light” e “diet” o aspartame perde sua capacidade de adoçar, deixando a bebida amarga. Consumir um refrigerante vencido pode, na maioria dos casos, causar diarréia.

PÃO DE FORMA: Estudos comprovam que pode causar desde diarréia a problemas no sistema nervoso, pois o pão vencido é mais vulnerável a proliferação de fungos.

MOLHO DE TOMATE (ENLATADO): Os maiores riscos à saúde vem da embalagem, que pode danificar-se, prejudicando a vedação, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias que causam desde diarréia a alergias.

A venda de produtos vencidos é proibida por lei, mas para evitar que os produtos vençam dentro de sua casa evite comprar quantidades grandes de alimentos que não sejam consumidos com frequência ou que tenham o prazo de validade curto, observe sempre o prazo de validade no momento da compra e armazene os produtos deixando os "mais antigos" ou com vencimento mais próximo na frente, para usá-los primeiro.


REFERÊNCIA:

Zotti, K. Baratéla-Simm, KC. Viabilidade microbiológica de produtos vencidos em uma instituição no município de Cascavel-PR.

SAIBA MAIS: 

 Por que é importante verificar a data de validade?
Não consuma alimentos com prazo de validade vencido. Após o vencimento do prazo, podem ocorrer alterações indesejáveis que prejudicam a qualidade do alimento.

Atenção! Somente o prazo de validade não garante que o alimento esteja apto para o consumo, sendo assim, deve ser observado se há qualquer alteração na embalagem e no próprio alimento.

 Informações importantes no rótulo
Verifique se o rótulo apresenta: nome do produto, nome e endereço do fabricante, lista de ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, lote e data de validade. Quando necessário, deve ainda apresentar instruções de preparo e cuidados de conservação. Para identificação do lote pode– se utilizar: data de fabricação, embalagem ou data de validade.
 Informações sobre as embalagens de alimentos As embalagens servem para proteger os alimentos e quando alteradas podem permitir a contaminação. Portanto, não compre alimentos com embalagens sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, furadas, abertas e com outros sinais de alteração. Nas embalagens transparentes, que permitem visualizar seu conteúdo, observe se os alimentos apresentam alteração na cor, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.
Anvisa

Nenhum comentário: