4.06.2013

REFLUXO: COMO EVITAR

7 maneiras de evitar o refluxo
Dicas simples que acabam com aquela sensação ruim que atinge pessoas de todas as idades.

Sabe aquela sensação de estômago cheio, náusea, queimação e dor torácica? Pois é! Uma hora ou outra, sem avisar, estes sintomas invadem o seu dia e atrapalham a sua rotina. Na verdade, tudo isso nada mais é do que um refluxo gastroesofágico, caracterizado pela ida do ácido do estômago para o esôfago. 

Durante a alimentação, a comida passa da boca para o estômago através do esôfago. Entre estes dois últimos existe o esfíncter esofágico inferior, uma espécie de “válvula” que os separa, evitando que o alimento volte para o esôfago. 

“O problema acontece quando o esfíncter não fecha da forma correta, podendo levar os alimentos, líquidos e sucos gástricos a voltarem para o esôfago, ocasionando o refluxo”, afirma o coordenador geral da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Gustavo Andrade de Paulo.

Pessoas de todas as idades podem apresentar refluxo, que é facilmente diagnosticado por exames. “A endoscopia detecta a esofagite, consequência do refluxo. Em casos de apresentações atípicas da doença, pode ser necessário fazer uma pHmetria e esofagomanometria”, completa o especialista.

Confira algumas maneiras de fugir do refluxo:

1 – Procure comer pouco e mais vezes ao dia – O ideal é se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a cada três horas, e em pequenas porções. Comer demais pode piorar o refluxo.

2 – Não durma após as refeições – É muito comum a presença de refluxo em pessoas que dormem logo em seguida do jantar. A questão é simples, com o corpo deitado, a ausência de gravidade facilita o encaminhamento do conteúdo gástrico para o esôfago. 

3 – Evite bebidas gasosas – Refrigerantes e águas com gás devem ser evitados. Os gases ficam concentrados no tubo digestivo, ocasionando a distensão do estômago, o que facilita o refluxo.

4 – Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro – Substâncias presentes no cigarro e nessas bebidas relaxam o esfíncter esofágico inferior, possibilitando a volta dos alimentos.

5 – Fuja das roupas apertadas – As peças mais justas na região do abdômen, como calças, cintas e cintos, aumentam a pressão desta área do corpo, facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.

6 – Evite condimentos – A pimenta e outros temperos podem aumentar a secreção de ácido pelo estômago, aumentando a chance de refluxo. Podem ser substituídas por ervas aromáticas que não apresentam esse inconveniente.

7 – Reduza a quantidade de frituras – O alto teor de gordura de alguns alimentos sobrecarrega o estômago e também relaxa o esfíncter, podendo resultar no caminho contrário do alimento.

Nenhum comentário: