4.20.2013

INCHAÇO

       Acabe com o inchaço 
Acabe com o inchaço
Flatulência e retenção de líquidos, certamente um desses sintomas já lhe causaram inchaço e fizeram você achar que todo o esforço para conquistar um corpo em forma foi em vão.
A barriga insiste em não diminuir, a celulite cisma em não te abandonar, isso sem contar o mal estar.
Publicidade
Confira nesta matéria como evitar esses terríveis incômodos.Retenção de líquidos
A retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2kg durante um só dia.
Além do inchaço, a retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas como: vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito.
A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.
Mas outros fatores, esses sim mais sérios, causam a retenção de líquido, são eles: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios, e deficiência no funcionamento da tireóide. Nestes casos é fundamental o acompanhamento de um médico.
Descartados esses fatores, a retenção de líquidos normalmente está relacionada ao excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação e dificuldade de retorno venoso.
Alguns comportamentos ajudam a diminuir a retenção de líquidos e combater o inchaço tão desagradável:


  • Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, conservas, etc;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Beba em média 2 litros de água por dia;
  • Dependendo do caso, a drenagem linfática é recomendada.
  • Flatulência
    O acúmulo de gases produzidos no intestino, além da flatulência, muitas vezes causa grande desconforto, pois provocam distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso.
    Os maiores "responsáveis" pela produção e liberação dos gases são os carboidratos que não são quebrados durante a passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.
    Outros fatores podem estar também relacionados, como a prisão de ventre, por exemplo. A obstipação (intestino preso) faz com que a comida demore mais tempo para passar pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e consequentemente, maior formação de gases.
    Pessoas com intolerância à lactose, colite e dispepsia também são mais propensas a apresentarem flatulência.
    Mas a maior parte dos casos de flatulência é mesmo proveniente da alimentação. Alguns alimentos e atitudes colaboram para uma maior produção de gases intestinais.


  • Ervilha, feijão, e leguminosas em geral têm grande quantidade de carboidrato não absorvível e tendem a fermentar no intestino. Mas isso não significa que você deve excluí-los da sua dieta;
  • Outros alimentos também são conhecidos por aumentarem a produção de gases, são eles: repolho, batata doce, cebola, couve, ovo, brócolis, entre outros.
  • Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando assim a digestão e fazendo com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido;
  • Uma dieta pobre em fibras e com baixo consumo de água dificulta o trânsito intestinal, causando prisão de ventre.
  • De maneira geral, a prática de atividade física regular, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o consumo médio de 2 litros de água por dia, além de contribuir com a boa forma, são aliados para combater a retenção de líquidos e a formação de gases intestinais.
    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112

    Sentir-se inchado pode ser resultado de diversos problemas, mas um dos mais comuns é a retenção de líquido, que pode ser entendida como um acúmulo excessivo de água entre as células. Segundo Ana Priscila Soggia, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, esta retenção de líquido pode ser agravada no calor, já que é principalmente nesta condição que ocorre uma vasodilatação.

    "Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação...", explica a endocrinologista. E ainda completa "outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual."

    A manifestação do inchaço nas pessoas pode ocorrer de diversas formas, sendo no corpo inteiro, ou apenas em algumas partes dele. "É perceptível uma alteração, um edema, que começa nos pés e vai subindo", diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz. No aspecto visual ele se dá como edema nos membros inferiores, sensação de dor, de cansaço, nas pernas, e ainda em casos mais graves, segundo Ana Priscila, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, pode haver uma alteração no aspecto da pele, na qual o inchaço é perceptível. "Ao pressionar estes locais percebemos que a pele não volta ao normal devido ao excesso de líquido", afirma Ana Priscila.

    Diagnóstico
    Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período menstrual.

    Por consequência da fase menstrual das mulheres, o mal da retenção hídrica, segundo a endocrinologista, tende a afetar mais as mulheres do que os homens, por causa da variação hormonal. No entanto, a retenção tem como principais impactados pessoas de 25 a 30 anos, "além dos fatores relacionados a alterações hormonais, soma-se a incompetência vascular, que pode agravar o quadro", explica a médica.

    Tratamento
    O tratamento desta retenção de líquido depende da causa, "as hormonais, cardiológicas ou renais serão avaliadas pelos especialistas, já as causas relacionadas à alimentação e menstruação têm como base uma proposta alimentar com diminuição do sódio", explica Ana Priscila. E ainda, dependendo da gravidade do quadro o tratamento pode ser diferente, em casos mais leves podem ser usados remédios fitoterápicos, e em outros problemas são prescritos até mesmo diuréticos. Já para acabar com o inchaço Zilli recomenda de imediato diminuir o sal da alimentação, "quanto mais sal, mais líquido."

    O endocrinologista Renato Zilli aponta ainda outras maneiras para que o inchaço seja evitado, como por exemplo, cortar certos alimentos que propiciam retenção de líquido, são eles além do sal: os alimentos em conserva e os refrigerantes. E ainda para evitar este incômodo a endocrinologista Ana Priscila sugere a prática de exercícios que fortaleçam o bombeamento do sangue, uma alimentação saudável e que as pessoas mantenham a linha evitando o ganho de peso.


    Inchaço nas Pernas

    O que é:

    O inchaço nas pernas é uma retenção de líquidos geralmente causada pela má circulação sanguínea que afeta principalmente os idosos e as mulheres grávidas. Ela pode ser causada por situações como alterações hormonais, sedentarismo, doença renal e doença cardíaca e nem sempre é grave, mas deve-se estar atento a este sinal pois quando é constante pode necessitar de tratamento médico.
    As pernas inchadas e vermelhas ou "vazando" água são mais comuns em idosos com problemas renais ou cardíacos e isto pode ser tratado com uma dieta diurética e nos casos mais graves, com a toma de medicamentos como a Furosemida, por exemplo.

    Perna inchadas após o parto

    Ficar com as pernas inchadas após o parto é normal e isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada subcutânea. Este extravasamento ocorre porque durante o trabalho de parto a mulher sempre recebe muito soro fisiológico e este altera o equilíbrio de água no corpo, que depois é reabsorvida, filtrada pelos rins e é eliminada pela urina.
    Este inchaço das pernas dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado, se a mulher caminhar mais, beber bastante água ou tomar algum suco diurético, por exemplo.

    Pernas inchadas no fim do dia

    Ficar com as pernas inchadas no fim do dia pode indicar que o indivíduo tenha que se movimentar mais e tenha que melhorar sua alimentação evitando o sal e os alimentos ricos em sódio como os industrializados. Esse mal atinge principalmente os sedentários e para combatê-lo, uma boa dica é comer alimentos que tenham ação diurética como a melancia, o melão e o pepino.
    Apesar de não parecer, quanto mais água consumir, melhor. Seja ela natural, nos sucos ou nos chás, o importante manter o organismo devidamente hidratado.
    O acúmulo de líquidos no corpo pode ser causado por uma circulação sanguínea deficiente e quando isto não é devidamente tratado, pode provocar problemas de saúde mais graves como o aparecimento de trombos e de problemas na pele das pernas e dos pés.

    Nenhum comentário: