8.01.2013

O poder das palavras

Carregadas de significados variados e proferidas em tons distintos, elas têm potencial tanto para prejudicar a saúde emocional como para curar distúrbios da mente por ADRIANA TOLEDO design THIAGO LYRA ilustração ANTONIO BOB




"O pregar que é falar faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras." O trecho extraído do Sermão da Sexagésima, de Padre Antonio Vieira (1608- 1697), embora desprovido da retórica impactante com que o pregador defendia causas sociais e religiosas no século 17, ilustra com destreza o impacto da comunicação verbal nas emoções humanas. "O conteúdo de uma linguagem, aliado ao seu ritmo e entonação, ativa áreas do cérebro como o córtex pré-frontal, responsável pela cognição e pela memória, e o sistema límbico, no hipotálamo, onde se processam os sentimentos", traduz, em outras palavras, o psiquiatra Vladimir Bernik, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

A partir desse estímulo na massa cinzenta, ocorre uma série de reações pelo corpo, como a liberação de hormônios do estresse pela glândula suprarrenal — o cortisol e a adrenalina —, ou, ao contrário, de substâncias como as chamadas endorfinas, que, no cérebro, induzem uma sensação de relaxamento e bem-estar. "De acordo como é empregada, a palavra pode promover tanto uma ação terapêutica como desencadear sentimentos de angústia e a depressão", complementa o especialista em medicina comportamental Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo.

Pesquisadores dos quatro cantos do planeta buscam compreender os meandros desse fenômeno. No Instituto Max Planck de Cognição e Neurociências, em Leipzig, na Alemanha, a pesquisadora Annet Schirmer convidou participantes a ouvir palavras positivas ou negativas, pronunciadas em tom alegre ou agressivo. Em seguida, eles deveriam registrar suas impressões. "Quando pensamos no significado das palavras, homens e mulheres reagem de um jeito parecido. Mas é notório que elas apresentam uma percepção mais aguçada da cadência emotiva dos sons", revela Annet a SAÚDE!. Ou seja, o tom do discurso é mais importante para as mulheres.

"A vivência social, cultural e familiar influencia na maneira como as palavras nos impactam", observa o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Um estudo desenvolvido na Universidade de Hiroshima, no Japão, corrobora essa teoria. Depois de examinar 15 mulheres por meio de ressonância magnética, os cientistas concluíram o seguinte: aquelas com maus hábitos alimentares são mais afetadas emocionalmente por comentários desagradáveis relacionados à sua imagem corporal. O psicólogo Ingmar Franken, da Erasmus University Rotterdan, na Holanda, que também vem se dedicando a análises sobre o assunto, resume a SAÚDE! suas observações: "A conotação afetiva das palavras é processada pelo cérebro de modo imediato e automático", diz. "A interpretação desses conteúdos é necessária à sobrevivência de nossa espécie, já que nos permite distinguir algo benéfico e agradável de uma ameaça ou perigo, possibilitando que nosso corpo se prepare para nos defender adequadamente."

O poder curativo da palavra ganha sua maior expressão no campo da psicoterapia. "Ela é empregada para acessar repertórios conscientes e inconscientes e auxiliar na mudança de conceitos emocionais que causem malestar", afirma Vladimir Bernik. "Uma das estratégias é expor o indivíduo gradualmente aos seus medos e inibições para, aos poucos, neutralizá-los", explica Esdras Vasconcellos. O método é colocado em prática por meio de diálogos ou até de meditação, quando a pessoa é orientada a se concentrar e repetir palavras como "coragem" para superar sentimentos antagônicos. "Há também a hipnose, em que dispomos de uma entonação rítmica, monótona e persistente para induzir o relaxamento e trazer à tona informações inconscientes", conta Bernik.

Outros preceitos da psicologia são úteis mesmo longe do divã, nas interações do dia a dia. Um deles é o eufemismo. "Trata-se da utilização de palavras com conotação suave, que não provoquem estresse no outro, especialmente em momentos de fragilidade", esclarece Ricardo Monezi. "Se uma pessoa perdeu um parente querido, o ideal é evitar termos mais pesados, como morte." A capacidade dos neurônios humanos de reproduzir comportamentos e estabelecer empatia é outro aspecto valioso a ser explorado. "Falar calmamente, de forma pausada, escolhendo frases acolhedoras, gera uma sensação de conforto e aplaca ansiedade, nervosismo e aflições mútuas, já que o interlocutor tende a imitar o comportamento do emissor e vice-versa", garante Monezi.

Para exercer diferentes papéis na sociedade — o de profissional ou de amigo —, a adequação da linguagem também é fundamental. "Não pega bem, por exemplo, um advogado utilizar termos jurídicos, o tempo inteiro, em um evento descontraído com os amigos", ensina o linguista Sérgio Freire, da Universidade Federal do Amazonas. "Discursos inapropriados levam à alienação, ao isolamento social, o que pode culminar em depressão", avisa.

Finalmente, nesse mar de significados, é necessário aprendermos a nos blindar contra o efeito negativo das palavras. Sempre raciocine sobre o que escuta, analisando o contexto do discurso e a motivação de quem o profere. "O ideal é filtrar somente as informações que acrescentem algo positivo, sejam críticas, elogios ou conselhos, e abstrair conteúdos pejorativos.


ELABORAÇÃO DE UM DISCURSO

Entenda o caminho que percorrem as palavras desde o nosso pensamento até chegar ao interlocutor

"No cérebro, o processamento da linguagem ocorre na região de Broca, localizada no córtex pré-frontal, que é a área por excelência da fala", esclarece Esdras Vasconcellos. Segundo ele, esse núcleo trabalha associado ao lobo frontal, onde reside a memória cognitiva, e ao hipocampo, ligado às lembranças afetivas. "Durante o processo de escolher as palavras, recorremos tanto à chamada memória discursiva, que é inconsciente, como à biológica, cujo conteúdo é consciente, acessível".

 As informações ganham voz por meio do aparelho fonador, conjunto de órgãos que inclui os pulmões, a laringe, a faringe, as cordas vocais e a boca e é responsável por produzir as palavras.econceituosos ou maliciosos", 

O poder da palavra: Entenda a força da fala


(*) Por Sandra Rosenfeld (contato@sandrarosenfeld.com.br)
Um dos maiores, e mais impressionantes, poder que a maioria de nós temos é a palavra.  É a fala.

A palavra pode levantar ou derrubar, agradar ou desagradar, emocionar ou irritar, trazer para perto ou afastar. Pode ser mel ou fel, tanto para quem ouve como para quem fala.

Num momento ela exprime toda uma paixão, todo um amor, ternura, admiração, respeito, e num outro toda a raiva, rancor, ressentimento, inveja.

A palavra pode estar respaldada na verdade ou esconder a mesma verdade. Mas isso não é difícil de perceber por aquele que tem uma consciência maior de si mesmo e, portanto, do outro. Simplesmente porque a palavra não vem sozinha nunca.

A palavra não é independente. Ela está sempre atrelada ao tom da voz, a emoção colocada, a respiração, ao ritmo em que é dita, ao olhar, aos gestos... E quando ela é falada em sintonia com tudo isso, vem carregada de um poder muito grande, tanto para o bem quanto para o mal. É uma forma de energia fortíssima!

No entanto, algumas pessoas ainda se escondem atrás das palavras e, muitas vezes, enganam a si mesmas e aos outros. São pessoas que se conhecem mal, se tornando presas fáceis delas próprias e do outro.

O autoconhecimento tem a ver com olhar para dentro, com o silêncio, com a coragem de lidar com as emoções. É uma conquista!
E por que se faz tanto uso da palavra para apontar as falhas e tão pouco para enaltecer as qualidades?

Quantas vezes você acha que a pessoa está bonita, mas fica só no seu pensamento? Quantas vezes alguém se mostra inteligente ou tem uma atitude digna de um elogio, você sabe disso e, mais uma vez, fica apenas no seu pensamento?

Eu tenho por hábito elogiar sempre quem acredito que deva ser elogiado, ou seja, não gasto minhas palavras em algo apenas para agradar. Se encontro alguém, homem ou mulher e, a meu ver, está bonito ou teve uma atitude bacana, procuro sempre elogiar. Não guardo para mim, divido.

Tem coisa melhor do que receber um elogio verdadeiro? É um afago no coração, tanto de quem recebe quanto de quem elogia, porque o retorno é imediato através do sorriso, do olhar, da alegria.

Agora, vamos combinar, se achou bonito ou bonita, diz: Você está bonita, está lindo!!! Nada de dizer: Como você está bem... Não economize palavras nessas horas. Elogie sem medo de fazer o outro e a si mesmo feliz!!!

Mas, se você não tem nada de bom para falar, então fique quieto, silencie. O silêncio muitas vezes é o som mais agradável que se pode ouvir.

E usar o poder da palavra para falar mal de outra pessoa quando a mesma não está presente, esquece. Não faça isso. É feio, é grosseiro, é o retrato de quem não tem vida própria e é covardia.

Enfim, use a palavra da melhor forma possível para fazer a sua vida e a de quem passa pelo seu caminho, mais alegre, divertida e feliz.


O poder de realização das palavras

O que você pensa e fala em seu dia-a-dia influencia sua realidade

 
"A energia do pensamento e a da palavra podem mudar toda uma vida." Um dia, quando eu ainda estava perdida no mundo, conheci um homem diferente de todos que eu conhecia. Ele me ensinou muitas coisas sobre o amplo poder da energia. Por meio de suas mentalizações positivas, plantou dentro de mim a semente da energia positiva e desencadeou o meu despertar. E hoje quero dividir com você um pouco do que aprendi com este amigo especial.
A energia do som da palavra tem um grande e vasto poder de realização. Toda palavra é um mantra em ação. E são os pensamentos que materializam a palavra. O que você pensa e fala em seu dia-a-dia, para as pessoas, sobre elas ou sobre você mesmo, causam a realidade com que vivencia sua vida.
Vamos encarar que sempre achamos que quando as coisas começam a dar certo, parece que tudo dá certo mesmo no final. Mas, por outro lado, se começam da forma errada, tudo acaba dando errado também. Você já se permitiu refletir que talvez você se influencie e se apegue sempre à primeira impressão e dela determine todo o resto? Pense bem sobre isso. Observe seus pensamentos e as atitudes que se seguem.
Se continuamente vive dizendo que não tem sorte, que seu chefe não gosta do seu trabalho, que seu filho, marido ou professora são insuportáveis, que o dinheiro está acabando... assim será. Se esta é a verdade de seus pensamentos, tenha muito cuidado, principalmente se estas palavras vierem recheadas de sentimentos. Lamento, mas você esta se condenando a viver isso.
Não me diga agora: "Mas a crise esta aí!". Eu sei, eu também vivo neste planeta e estou sujeita a estas influências.O que estou dizendo é que, apesar desta realidade ou mesmo de qualquer outra que possa ser difícil de lidar, você deve ter o controle de seus pensamentos. Só quando tiver a consciência de que pode escolher o que está pensando, sentindo e falando, terá o prazer de materializar novas oportunidades e sua própria felicidade.
Não importa como está se sentindo, até isso é possível mudar escolhendo no que prefere pensar. Não alimente com sua imaginação um pensamento negativo. Busque uma palavra positiva e repita-a até sentir a sensação de tranquilidade que esta escolha traz."Não alimente com sua imaginação um pensamento negativo. Busque uma palavra positiva e repita-a até sentir a sensação de tranquilidade que esta escolha traz." Depois, observe o que aconteceu com seu mental.
Quando for escolher a energia de uma afirmação positiva, examine -a com cautela. Escolha sempre o verbo no presente, mesmo que pareça estranho. Lembre-se que o poder de mudança esta no momento do "agora". Depois com o tempo tudo ficará mais confortável e real. A palavra falada é um portal que se abre para realizar seus caminhos. São pensamentos expressos que, carregados de energia positiva como coragem e amor, ajudam a encontrar a felicidade interior. Mas se estiverem carregadas de medo ou raiva vão esvaziar a possibilidade de você encontrar tudo o que realmente pode realizar.
Imagine agora uma situação em que você foi acusado de ser um idiota, por exemplo. O que esta palavra causou em sua emoção? Se provocou sentimentos tão ruins, por que as palavras amor e coragem não alterariam seus sentimentos e sua vibração?
Aproveite e faça uma experiência agora mesmo:
  • 1 Pegue o que mais lhe aflige no momento e transforme em energia positiva, energia de cura. Comece identificando a situação em detalhes, sem julgamentos. Cuidado com sua mente tagarela. Só constate o que lhe incomoda. Qual é o problema?
  • 2 Depois, transforme as palavras e o pensamento em positivo e, agora sim, permita que sua mente crie o que precisar para "sentir" que de alguma forma o positivo é definitivamente possível neste momento. Se sentir vontade escreva, medite, mentalize quantas vezes achar adequado.
Se quiser realmente mudar o padrão de comportamento, eu aconselho a começar com 21 dias de repetições diárias, e refaça sempre que achar necessário. Inicialmente pode ser difícil, pois sua mente vai relutar ao esquema novo, mas com a insistência será sempre cada vez mais fácil, até se tornar automático.
Após ter plantado a semente da energia positiva no solo fértil da consciência, não a desenterre para ver se finalmente germinou. Tenha paciência, alimente em seu interior a certeza da concretização de seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Energia e vibração positiva são o tempero necessário para uma vida mais feliz. Experimente ao menos um vez!
.

Nenhum comentário: