8.02.2013

Chá mate: benefícios vão além da redução do colesterol

Bebida retarda o envelhecimento e ajuda a reduzir o colesterol ruim

por Laís Peterlini
Chá mate: benefícios vão além da redução do colesterol title=
Herança dos colonizadores ibéricos, o chá mate é conhecido por ser um remédio poderoso contra a ressaca, mas a lista de benefícios do chá também inclui redução do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e desaceleração do envelhecimento.

Erva-mate

O nome científico da erva é Ilex paraguariensis Crédito: Shutterstock
O nome científico da erva é Ilex paraguariensis
Crédito: Shutterstock
A erva-mate, também conhecida como mate ou cogonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul. Segundo o nutricionista Fábio Bicalho, ela tem propriedades antioxidantes, além de ser um excelente regulador do metabolismo.

Pesquisas

Seja em bebidas como o tererê e o chimarrão ou em chá quentes e gelados, o mate é muito consumido do país e tem sido também muito pesquisado por universidades brasileiras. Pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constataram a eficácia do chá mate na redução do colesterol ruim (LDL) e no consequente aumento do colesterol bom (HDL). Segundo Edson Luiz Lima, professor de bioquímica da UFSC, o consumo do chá representou uma redução de 15% do colesterol nos pacientes testados. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizou pesquisas com a erva mate, que mostrou também ser capaz de proteger os pulmões contra a fumaça de cigarro e barrar o envelhecimento celular.
Erva é usada no tererê e no chimarrão (Shutterstock)
Erva é usada no tererê e no chimarrão (Shutterstock)

Benefícios e propriedades

Rico em cafeína, o chá é um estimulante da atividade mental e física. Os nutrientes do chá mate são muitos: metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico; vitaminas A, B1, B2, C e E, proteínas, óleos essenciais e sais minerais, que beneficiam o sistema digestivo, as funções pulmonares, além de ser um grande aliado da dieta. “As substâncias presentes na erva mate podem acelerar o metabolismo do organismo, o que provoca maior queima de gordura e favorece a perda de peso em uma dieta balanceada”, explica Bicalho. No universo dos cosméticos, a erva também é uma excelente aliada da beleza, já que suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório alivia queimaduras do sol.

Consumo ideal

Segundo o nutricionista, o chá mate deve ser evitado por hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, mas pode ser consumido todos os dias por pessoas que queiram se beneficiar das suas propriedades. “O ideal é deixar a erva em infusão por quatro minutos em água quente antes do ponto de ebulição e ingerir em seguida”, explica o especialista. Ainda de acordo com ele, os chás prontos nem sempre trazem os mesmos benefícios porque são adicionados conservantes, corantes e açúcar.
Leia também
Chá de abacaxi ajuda a emagrecer
Chá com frutas tem poder antioxidante e é rico vitaminas e minerais
Chás gelados têm antioxidantes que combatem os radicais livres

Nenhum comentário: