8.01.2013

Justiça venceu', diz Snowden sobre seu asilo temporário na Rússia

Via WikiLeaks, americano agradeceu aos russos e criticou Obama.

Homem que abriu segredos dos EUA deixou aeroporto rumo a local secreto.

Do G1, em São Paulo
158 comentários
Cópia do documento provisório russo de Edward Snowden é mostrada nesta quinta-feira (1º) por seu advogado, Anatoly Kucherena, em Moscou (Foto: AP)Cópia do documento provisório russo de Edward Snowden é mostrada nesta quinta-feira (1º) por seu advogado, Anatoly Kucherena, em Moscou (Foto: AP)
O ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden agradeceu nesta quinta-feira (1º) à Rússia pela concessão de asilo temporário, disse que "a justiça venceu" e criticou o governo Obama.
"Durante as últimas oito semanas, vimos que a administração Obama não mostrou respeito nenhum pelas leis internacionais e nacionais, mas, no final das contas, a justiça venceu", disse. "Agradeço à Rússia por ter me outorgado o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais."
As declarações foram feitas por intermédio do site de vazamento de documentos WikiLeaks, que prestam assessoria ao americano, acusado de vazar segredos do governo dos EUA.
Snowden recebeu os documentos necessários e deixou a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde estava retido desde 23 de junho, rumo a um "local seguro" em território russo.
"Eu acabei de entregar a ele os documentos do serviço federal de migração da Rússia", disse Anatoly Kucherena, advogado russo que auxilia o americano, segundo a agência russa Interfax.
O advogado afirmou que os papéis têm validade de um ano, e que Snowden rumou para "lugar seguro", que não será revelado publicamente.
"A segurança é uma questão muito importante para ele", disse Kucherena à TV estatal Rússia 24. "Ele próprio decidirá para onde ir."
"Eu o coloquei em um táxi entre 15 e 20 minutos atrás e dei-lhe o certificado para obter o status de refugiado na Federação Russa", disse ele. "Ele pode morar onde quiser na Rússia. É a sua escolha pessoal."
O advogado disse que Snowden não ficaria em qualquer embaixada em Moscou, apesar de três países latino-americanos terem se oferecido para abrigá-lo. Snowden estava bem, acrescentou Kucherena.
A informação sobre sua saída foi confirmada por autoridades do aeroporto Cheremetievo, onde ele vivia "no limbo" jurídico, em uma área de trânsito.
O americano, ex-consultor dos serviços de inteligência dos EUA,  é procurado pelas autoridades americanas após ter vazado informações sobre os programas de monitoramento de telecomunicações do governo.
O caso gerou uma crise para o governo do presidente democrata Barack Obama, repercutiu internacionalmente e provocou um grande debate sobre a privacidade dos usuários da Internet.
Snowden, de 30 anos, havia pedido asilo temporário à Rússia para depois possivelmente viajar para um país latino-americano, mas ainda não se sabe ao certo quais serão seus próximos passos.
Ele teme que os EUA, que tentam conseguir sua extradição, interceptem sua possível fuga.
EUA e Rússia
O fato de Snowden ter escolhido a Rússia para se abrigar, após uma rápida passagem por Hong Kong, levou ao temor de uma crise diplomática entre EUA e Rússia.
Os laços entre Rússia e EUA não vão sofrer por conta do "relativamente insignificante" caso de Snowden, disse nesta quinta um importante funcionário do Kremlin.
"Nosso presidente expressão muitas vezes esperança de que isso não vai afetar o caráter de nossas relações", disse Yuri Ushakov.
Ele acrescentou que não existe sinal de que o presidente Obama vá cancelar uma viagem à Rússia prevista para setembro.
WikiLeaks comemora
"Nós ganhamos uma batalha -agora, vamos à guerra", disse o WikiLeaks, em sua conta no Twitter, após a saída de Snowden.
O site de vazamentos de informações sigilosas está prestando assessoria ao americano desde que ele revelou os segredos americanos.
Sarah Harrison, uma representante do WikiLeaks que estava com Snowden, confirmou que ele havia deixado o aeroporto.
Pai agradece
O pai de Snowden, Lonnie, disse à TV estatal russa que é "grato" à nação russa e ao presidente Vladimir Putin por ajudar seu filho.
O advogado russo  Anatoly Kucherena mostra cópia do documento temporário de Snowden, em imagem da TV russa (Foto: AP)O advogado russo Anatoly Kucherena mostra cópia do documento temporário de Snowden, em imagem da TV russa (Foto: AP)
O ex-consultor americano Edward Snowden é visto nesta sexta-feira (12) em Moscou, em imagem divulgada pela Human Rights Watch (Foto: AFP)O ex-consultor americano Edward Snowden é visto em 12 de julho em Moscou, em imagem divulgada pela Human Rights Watch (Foto: AFP)

Nenhum comentário: