8.27.2013

Saiba o que fazer para prevenir e aliviar as dores do nervo ciático

Dor pode começar com um formigamento leve que aumenta aos poucos.
Exercícios simples fortalecem os músculos e ajudam a evitar; aprenda.

Do G1, em São Paulo
11 comentários
O nervo ciático é o maior do corpo humano e responsável pela sensibilidade, mobilidade e articulações dos membros inferiores.
Se há uma inflamação ou compressão nesse nervo, pode ocorrer a dor ciática - geralmente, ela começa com um formigamento leve e pode aumentar progressivamente de intensidade ou pode também aparecer repentinamente, como agulhadas. No entanto, vale ressaltar que essa dor não é uma doença, mas o sintoma de algum problema e, na maioria das vezes, é causada por uma hérnia de disco, como explicou o ortopedista Marcelo Wajchenberg no Bem Estar desta segunda-feira (26).
Quando há relação com a hérnia, a dor pode aparecer subitamente e até reduzir a capacidade de a pessoa se movimentar, principalmente na hora de andar.
Foi o que aconteceu com a bióloga Debora Rotenberg que, por causa das dores tão intensas, precisava se sentar para aliviar. Segundo Debora, parecia que a perna estava pegando fogo e, por causa do problema, ela chegou a andar corcunda. A solução para o caso foi o RPG e a acupuntura, como mostrou a reportagem da Marina Araújo (veja no vídeo).
Acupuntura vale este 1 (Foto: Arte/G1)
  •  
Acupuntura vale este 2 (Foto: Arte/G1)

A acupuntura pode ajudar, mas na maioria dos casos, o tratamento para a dor no ciático é feito com remédios e fisioterapia e, em situações mais graves, até cirurgia.
Geralmente, essa dor costuma aparecer depois dos 40 anos de idade por causa do desgaste da cartilagem causado pelo envelhecimento, mas ela pode ocorrer também com crianças e jovens já que é um problema genético.
Esse desgaste, responsável por 90% dos casos de dor, pode ocorrer não só pelo envelhecimento e genética, mas também por causa do sobrepeso do paciente ou por ele carregar muito peso. Esses fatores, somados ao sedentarismo, cigarro e erros de postura, podem causar ainda a hérnia de disco, que pressiona o nervo ciático e é a principal causa da dor.
Para evitar, a fisioterapeuta Laura Proença deu dicas de alguns exercícios simples. Por exemplo, para fortalecer o músculo do assoalho pélvico, a pessoa precisa deitar e fazer o movimento de abrir e fechar o esfíncter, como se estivesse segurando e soltando a urina. Já para a musculatura interna da coxa, ela precisa deitar com as pernas dobradas e, com uma bola pequena ou uma almofada entre as pernas, fazer o movimento de pressionar e soltar. Para a coluna, ainda deitada, a pessoa deve flexionar as pernas em cima de uma bola ou cadeira e levantar o quadril.
Há ainda a opção de fortalecer o abdômen e a coluna e, para isso, é preciso deitar-se de barriga para baixo e levantar as pernas e o tronco. Ainda deitada de barriga para baixo, a pessoa pode fazer movimentos batendo as pernas e os braços, como se estivesse nadando, para deixar a coluna ainda mais resistente. Por último, a fisioterapeuta ainda deu a dica de um exercício para o diafragma, em que a pessoa precisa puxar o ar expandindo o pulmão e soltar, fechando as costelas.
No entanto, esses exercícios são para quem não tem nenhum problema. No caso da administradora Ana Paula Soares do Canto, que teve uma crise de hérnia de disco, a solução foi a hidroterapia, uma espécie de terapia na piscina com exercícios, como mostrou a reportagem da Marina Araújo (veja no vídeo ao lado).
Nesses casos, quando a dor é crônica, não é aconselhável fazer esses exercícios durante as crises já que eles podem até piorar o problema. O ideal, nessa situação, é fazer uma compressa de 20 minutos com uma bolsa de água quente e ficar de repouso para aliviar a musculatura. Quando essa fase aguda passar, o paciente pode fazer os exercícios para fortalecer os músculos e proteger a coluna.
Ainda na hora da crise, o paciente não deve esticar as pernas ou ficar em absoluto repouso porque isso pode aumentar a dor. Outra dica é deitar, colocar um travesseiro entre as pernas e ficar de lado, com as pernas dobradas.
Por isso, para quem tem hérnia de disco, a melhor posição para dormir é essa – de lado e com o travesseiro entre as pernas – ou com a barriga para cima, com o travesseiro abaixo dos joelhos, mas nunca de bruços porque pode forçar a lombar e piorar a dor.

Nenhum comentário: