9.20.2013

Aparência cansada? Não mais! e Truques e exercícios para disfarçar o rosto cansado


Qual a primeira coisa que você repara ao conhecer alguém? Não nos engane, pois sabemos: a aparência. Difícil não reparar se a pessoa está bem vestida, com o cabelo limpo, unhas feitas e outras coisinhas. Principalmente em uma entrevista de emprego ou no convívio social.
shutterstock 95792635 Aparência cansada? Não mais!
Mas sabemos que aparência não é tudo! Pode durar só alguns minutos iniciais, se não vier com uma carga de inteligência, bom papo e atitudes positivas. Mas que uma boa aparência ajuda na autoestima de todos isso é verdade. A saúde física e mental agradece. Por isso, nada de deixá-la de lado. É importante que, até quem pouco faz por ela, se habitue a rituais diários. Limpar, tonificar e hidratar a pele, por exemplo, não faz ninguém perder tempo!
Confere com o cirurgião plástico Vitorio Maddarena, da Clínica Maddarena, erros comuns que podem “apagar” seu brilho natural:

NÃO descuide da alimentação
Sabe aqueles cosméticos caríssimos que dizem fazer milagres com a pele? Eles podem estar a sua disposição praticamente sem custo. Incluir grãos integrais, peixes, vegetais verdes e avermelhados, castanhas e frutas cítricas ao cardápio faz um bem enorme à aparência. Neles são encontrados os principais agentes impulsionadores da beleza como a vitamina B, que previnem as manchas e contribuem para a hidratação da pele; o ômega-3, que reduz inflamações e vermelhidões; o betacaroteno que é convertido em vitamina A, um poderoso antioxidante; a vitamina E, que contribui no combate aos radicais livres; e a vitamina C, que coopera com a produção de colágeno, tornando a pele mais firme.


NÃO ignore o óculos escuro
Um descuido muito comum é sair de casa sem óculos de sol. Esse acessório não é apenas um elemento de moda ou para ser usado na praia. Tem de usar todo dia. Cada vez que alguém se expõe à claridade, automaticamente franze as pálpebras. Com a repetição diária, você pode contribuir para a formação dos pés de galinha e vincos entre as sobrancelhas.

shutterstock 121367848 Aparência cansada? Não mais!
CUIDADO com o sol também fora do horário nocivo
Sabemos que entre 10h e 15h os efeitos nocivos do sol são mais fortes e os efeitos dos raios ultravioleta mais intensos. Mas isso não quer dizer que você pode sair por aí ‘desprotegida’ antes ou depois desse horário. Vale ressaltar que muita queimadura de sol acontece fora desse período e, inclusive, quando há nuvens no céu. O mormaço queima e também envelhece a pele. Deve-se usar protetor solar pela manhã e reaplicar quando necessário. Outro detalhe importante: ingerir pelo menos entre seis e oito copos de água por dia. A pele fica hidratada, macia, brilhante e transparece saúde, adiando os peelings em alguns anos.


NÃO use protetor solar no lugar do hidratante
Que o sol envelhece a pele, todos sabem. Por isso, hoje em dia, há uma infinidade de protetores solares para cada tipo de pele, diferentes idades e, inclusive, fazendo parte de maquiagens. No entanto, o protetor solar NÃO deve substituir o hidratante. Apesar de terem quase a mesma consistência, não têm a mesma composição. Nem todo bloqueador hidrata. Em alguns casos, pode até deixar a pele mais oleosa ou seca. A melhor dica é continuar usando um bom hidratante antes de aplicar o protetor.


NÃO durma com o rosto no travesseiro
Quando se tem 20 anos, quase tudo tem jeito. Você passa a noite em claro ou dorme com o rosto afundado no travesseiro que, ainda assim, estará linda no dia seguinte. Mas essa é uma característica que se perde com o tempo. Muita gente continua dormindo em posições que prejudicam sua aparência, pressionando o rosto e formando marcas, enfatizando os vincos ao redor da boca e as rugas ao redor dos olhos. A dica é dormir sempre de barriga para cima, deixando o rosto livre a maior parte da noite.

Truques e exercícios para disfarçar o rosto cansado

Acordou com olheiras e aparência cansada? Algumas medidas simples podem ajudar a recuperar a beleza

Ana Carolina Gabriel - iG São Paulo
Thinkstock/Getty Images
Cuidados básicos com a pele já diminuem a aparência de cansaço. Compressas geladas de chá de camomila aliviam o inchaço
Noites mal dormidas, alimentação incorreta e o stress do dia a dia muitas vezes tem como resultado uma aparência cansada. Olheiras profundas, inchaço e pele sem viço fazem até a mais linda das criaturas parecer abatidas. Felizmente algumas medidas práticas e rápidas dão grande resultado para disfarçar este tipo de problema.  Cuide da pele
A dermatologista Ana Carolina Lage, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, se o problema não for de saúde, e sim somente estético, algumas receitas caseiras podem ajudar. “O velho truque de fazer compressas geladas com chá de camomila auxilia na diminuição do inchaço do rosto, melhora a circulação e diminui as olheiras”. Além disso, ter uma rotina de cuidados com a pele vale como prevenção. Lavar, tonificar, hidratar e proteger o rosto com filtro solar tem de ser um hábito. 

Disfarce com maquiagem
Mas se você precisa resolver o problema em poucos minutos, o mais eficaz é caprichar na maquiagem. Lave bem o rosto e capriche na preparação da pele: hidrate, aplique a base e use o corretivo para cobrir o que não foi coberto com a base. Cuidado para não pesar a mão na aplicação do corretivo, especialmente na região dos olhos. 

Getty Images
Um bom exemplo de maquiagem que disfarça o cansaço é esta da modelo Candice Swanepoel: cores suaves, que iluminam e não pesam
Evite usar lápis de olho preto se você está com a aparência cansada. Este queridinho de toda mulher pode derrubar ainda mais sua aparência e chamar a atenção para eventuais olheiras e inchaços. Um truque de maquiagem que ilumina o rosto é usar um “ponto de luz” no canto interno dos olhos. Aplique uma sombra clarinha ou um iluminador no canto interno dos olhos e veja a diferença que faz! O maquiador Marcos Costa dá uma dica preciosa: “Se você acordou insatisfeita com a aparência, aplique o blush pêssego ou rosa, que são curingas e vão bem com todos os tons de pele. Capriche na aplicação de máscara nos cílios superiores, para abrir o olhar, e use batom ou gloss suave nos lábios”.  
Se você não abre mão de usar sombra, Costa recomenda as cores bronze, dourada ou rosada. Evite o marrom e os tons mais escuros. 
Exercite o rosto
Para além do disfarce, a ginástica facial é outra inimiga da aparência de cansaço. A terapeuta facial Bartira Bravo indica exercícios diários para trabalhar os músculos do rosto. “Com exercícios adequados, as fibras musculares do rosto recebem mais sangue e consequentemente mais oxigênio. Isto ajuda o rosto a não ficar caído”, explica.

Quanto mais cedo começar a praticar a ginástica facial, melhores serão os resultados. Bartira explica: “A ginástica também alivia a tensão do rosto. Depois de um mês de exercício o rosto já fica mais relaxado”.
Pedimos para Bartira ensinar alguns exercícios que trabalham a região dos olhos, pescoço, boca e testa. “São exercícios básicos que podem ser feitos em casa”, recomenda a especialista em ginástica facial. Assista e aprenda. 


Leia também
Aprenda a cuidar de sua pele

Nenhum comentário: