9.19.2013

Trajetória de foguetes vincula forças sírias a ataque químico

  • Projéteis foram disparados de montanhas onde ficam grandes bases do governo Sirio
  • Agências internacionais
BEIRUTE - A trajetória dos foguetes que lançaram o gás tóxico sarin no ataque mortal no mês passado é uma das principais provas que vinculam as forças especiais sírias destacadas nas montanhas que cercam Damasco com o ataque que matou centenas de pessoas, informaram nesta quarta-feira diplomatas e funcionários de direitos humanos. Mas o presidente da Síria, Bashar al-Assad, desestimou as provas.
Em entrevista à rede de televisão Fox News transmitida nesta quarta-feira, Assad culpou grupos terroristas pelo uso de armas químicas e disse que a Rússia conta com provas que apoiam essa posição.
- Temos provas que o grupo terrorista usou gás sarin. Segundo o satélite russo, desde o começo destas denúncias em 21 de agosto, eles dizem que têm informação, por seu satélite, que o foguete foi lançado em outra zona. Assim por que ignorar este ponto de vista? - disse ele, acrescentando que as provas foram entregues à Rússia
A entrevista realizada na terça-feira em Damasco pelo ex-legislador democrata por Ohio e agora colaborador da Fox News, assim como Greg Palkot, correspondente principal do mesmo canal.
O ataque precipitou a crise sobre as armas químicas. Os Estados Unidos ameaçaram com um ataque militar contra a Síria, o que levou a um plano negociado por Moscou e Washington segundo o qual o regime de Assad deve se desfazer de seu arsenal químico.
Um relatório da ONU divulgado na segunda-feira confirmou que foram usadas armas químicas no ataque mais não culpou nenhuma parte especificamente.
Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França citaram provas para declarar responsável o governo de Assad. A Rússia qualificou o relatório de unilateral e afirma que tem razões sérias para sugerir que foi uma provocação dos rebeldes que combatem o governo de Assad.
O presidente sírio concordou, dizendo que o entorno do ataque descrito no relatório não é realista.
Mas o relatório oferece informação que os foguetes carregados com gás sarin foram disparados do noroeste, o que indica as montanhas próximas, onde se sabe que as forças sírias têm grandes bases.
No monte Qassioun, na fronteira com Damasco, está localizada uma das três residências de Assad e é usado pelas forças especiais sírias para bombardear os subúrbios da capital. A poderosa Guarda Republicana e a Quarta Divisão do Exército, dirigida pelo irmão mais novo de Assad, Maher, têm bases ali.

Nenhum comentário: