9.21.2013

Justiça britânica obriga muçulmana a tirar véu em tribunal


Jovem de 22 anos acusada de intimidação terá de tirar seu niqab na hora de prestar testemunho.



BBC


Mulher com niqab chegando a tribunal de Blackfriars, em Londres (Foto: PA) 
Mulher com niqab chegando a tribunal de
Blackfriars, em Londres (Foto: PA)
A Justiça britânica decidiu que uma mulher muçulmana poderá comparecer a um julgamento usando um véu que cobre totalmente o rosto, mas terá que retirá-lo na hora de prestar testemunho.
O juiz Peter Murphy, do tribunal de Blackfriars, em Londres, optou por permitir o uso do véu. A muçulmana está sendo processada por intimidação de uma testemunha.
A jovem de 22 anos se recusa a tirar seu niqab, como é conhecido o véu que cobre o rosto e só revela os olhos, diante da presença de homens - comportamento comum entre parte de mulheres muçulmanas.
Caso ela se recuse a retirar o véu durante o seu testemunho, ela pode ser presa.
O juiz permitirá que uma tela seja colocada entre ela e o público do tribunal. No entanto, a jovem precisará ser vista pelo próprio juiz, pelo juri e pelos advogados. Em outros momentos do julgamento, ela poderá cobrir seu rosto.
Murphy disse que caso optasse por permitir que ela usasse o niqab o tempo todo, ele estaria 'atropelando com carruagem e cavalos a forma como a Justiça foi administrada na Inglaterra e no País de Gales por séculos'.
'Se juízes em casos distintos e em lugares distintos usassem abordagens distintas para decidir sobre o niqab, haveria anarquia judicial', disse Murphy.
A advogada da jovem Susan Meek disse que a decisão fere o direito da mulher de expressar sua fé através de sua indumentária e que não descartou entrar com um recurso.
Em uma audiência anterior, a acusada pode usar o niqab depois de, antes, tirá-lo na frente de uma policial para que esta confirmasse sua identidade.

Nenhum comentário: