9.18.2013

'Você é muito bonita'

MULHER É BONITA quando acorda de cabelo bagunçado, de pijama com carinha de sono olha pra você mesmo assim e fala bom dia meu amor. MULHER É BONITA quando veste um short, uma camisetinha simples e um chinelo havaianas pra passar o dia ao seu lado. MULHER É BONITA quando você aparece de surpresa na escola dela e ela ali morrendo de vergonha da blusa horrível de uniforme dela, mesmo assim você a diz você ta linda meu amor, deixa eu levar sua mochila? MULHER É BONITA quando ta com ciumes, quando ta nervosa. MULHER É BONITA quando você a surpreende e ela fica toda vermelhinha de vergonha e te abraça e esconde o rosto no seu peito até passa a timidez. MULHER É LINDA quando você olha nos olhos dela e vê o que ela realmente sente por você estampado ali num brilho no olhar. Existem muitas maneiras de uma mulher ser linda sem precisar de salto alto, vestido curto, sem precisar ser vulgar !
Amigo

  Meninas, sei que vocês andam aborrecidas com os exageros masculinos, sei que tem muito pilantra por aí que chama desrespeito de elogio, e sei que um dedo oleoso vindo sabe-se lá de onde para pousar em seus belos cabelos é um atentado à civilidade. Mas, meninas, por favor, deixem as cantadas masculinas em paz.

Eu odiaria viver num mundo em que não posso ver uma moça bonita na rua e dizer para ela o quanto ela é bonita. Apenas uma simples frase: “Moça, você é muito bonita, sabia?” Talvez não passe disso, talvez nós nunca mais nos vejamos, mas, por alguns segundos, em nome da possibilidade de eternizar aquele instante, deu vontade de me expressar. Ponto, isso é uma cantada.
O resto, muito do que apareceu nas respostas dessa pesquisa “As coisas que a gente ouve”, não é cantada. É crime, apenas um crime. Quando 85% das 8 mil mulheres que responderam à pesquisa dizem que homens já passaram a mão em seus corpos sem permissão, isso quer dizer que 6.800 mulheres deveriam ter ido dali direto para a delegacia. O mesmo vale para palavras agressivas: coisas assim não são cantadas, e fim de papo.
Mas, quando 84% afirmam que já ouviram um “linda” na rua, quer dizer que 6.720 moças devem ter ido para casa felizes. Outras palavras, como “gostosa” e “delícia”, podem agradar a algumas e aborrecer a outras. Acontece, meninas, que as pessoas têm dificuldade em se comunicar em nosso país, e muitos homens têm mais dificuldade ainda em se portar frente a uma moça desconhecida. Às vezes, um “gostosa” é simplesmente um elogio bruto, é aquilo que muitos de nós pensamos, mas que poucos falam. Bem inserida, a palavra pode ser mais sincera e mais corajosa do que um assobio juvenil e, certamente, mais do que o silêncio.
Pensem só em qual seria a opção. Se um homem se interessa por uma mulher na rua, o que ele deve fazer? Pedir nome e sobrenome para adicionar no Facebook? Postar uma foto do sol no Instagram acompanhada de um #feliz, um #apaixonado, um #visãodoparaíso, um #semfiltro e um #prontofalei? Ou ficar com uma cara de paspalho, sem ação, soltando uma babinha pelo canto esquerdo da boca?
A cena é hipotética, meninas, mas se imaginem na situação, leiam, fechem os olhos e pensem que são vocês as protagonistas desta história: é uma quarta-feira nublada, talvez chova, você está cansada, trabalhou muito, mas ainda tem que chegar em casa para pensar no que jantar e em como alegrar o maridão remelento que só pensa em ver o futebol na televisão. Você está desatenta, com o pensamento na droga de relatório que tem que entregar para o ogro do seu chefe no dia seguinte. Aí vem a frase, a princípio de lugar algum: “Você é linda”. Você procura o autor, meio sem jeito, para ver se não é algum conhecido querendo fazer uma graça. Mas não, é apenas um sujeito com aptidão para a sinceridade. Ele repete: “Você é linda, eu só queria te dizer isso, desculpa se atrapalhei alguma coisa”. Você, aí, olha para o cara, analisa se ele é branco ou preto, loiro ou moreno, se tem sardas ou manchas na pele, se é muito velho ou um adolescente, se tem cara de ser bom marido, pai ou amante. Nada sobre aparência, no fundo, é muito relevante porque todo mundo sabe bem que raramente uma cantada de rua segue adiante. Mas aquele rapaz, com poucas palavras, teve a capacidade de transformar seu dia. “Você deve estar com pressa, mas faço questão de repetir: você é linda”.
Meninas, se vocês tiverem dúvida quanto a isso, não se acanhem e podem falar para mim, tá? Os homens adoram.
 André Miranda é repórter do GLOBO


Nenhum comentário: