9.17.2013

Por que meus relacionamentos não dão certo?

Com mais ou menos 15 anos de idade eu tive um relacionamento de 1 ano e meio, o rapaz com quem eu namorei era 10 anos mais velho que eu. Eu era apenas uma menina, a principio estava sendo um relacionamento legal e sadio. Com o passar do tempo, ele foi me tratando diferente, era muito ciumento e possessivo, um pouco agressivo as vezes, me tratava mal diante de algumas pessoas e começou a mentir muito pra mim. Prometer coisas e não cumprir. Foram 1 ano e meio de ciúmes, possessividade e muita cobrança.
Como eu era muito nova ainda e inexperiente, eu não fazia nada, não falava nada pra ele; mesmo ele sempre me provocando muito; a sensação que eu tinha era de isolamento.
Logo depois, namorei outras pessoas, namorei por 1 anoe 1 mes outro rapaz, mais entrei nessa sem gostar dele de verdade,como a maioria a minha volta estava começando a namorar eu também queria fazer igual, até que durou porque brigávamos muito. Ele sempre queria muita atenção de mim e como eu não gostava dele a esse ponto a gente acabava brigando muito.
Depois passado algum tempo, conheci outros dois rapazes, um deles apareceu na minha vida num momento que eu não estava afim de namorar ninguém, aíacabei dispensando esse e consequentemente me arrependi muito por isso porque ele era uma pessoa que com certeza iria dar certo futuramente, hoje ele está até noivo e vai se casar.
Passado algum tempo, comecei a trabalhar em um shopping e veio até mim a informação de que um bombeiro de lá teria se interessado por mim, a principio nem acreditei, ele era e é muito bonito, fiquei até surpresa. Conforme o fui conhecendo resolvemos namorar, tudo estava perfeito, ele era a pessoa com a qual eu me sentia segura e feliz, eu tinha certeza de que a gente iria ficar muito tempo juntos. Eleme levou praconhecer a familia dele e foi muito bom, porquetoda a familia dele gostava muito de mim. Com o passar do tempo, comecei a perceber que algumas mulheres ficavam dando em cima dele.
Desde meu primeiro relacionamento eu sempre fui uma pessoa muitoinsegura, ciumenta, possessiva e com o bombeiro não era diferente, conforme eu o via conversando com algumas mulheres eu ficava muito enciumada e me dava raiva, de tudo. E a partir dai comecei a mostrar meu ciumes. Eu implicava com quem ligava pra ele, implicava com o jeito que ele conversava com algumas mulheres, implicava com o fato de euquerer a atenção dele e ele não me dar, algo que realmente eu não iria ter em horário de serviço, porém pra mim ele agia assim só comigo e com os outros ele agia de outra forma. Vendo essa reação dele, eu comecei a provocar ciumes nele, comecei a conversar com homens só pra irrita-lo e ver se ele tinha alguma reação de ciumes e tal. Eu achava que se ele demonstrasse ciumes, era uma forma de dizer o quanto gostava de mim.
Ele perdeu totalmente a confiança em mim, ai que tudo piorou mesmo, a partir dai que eu acho que ele começou a se envolver com algumas mulheres, terminamos o namoro e depois voltamos a namorar novamente,só que ai ele já estava bem pior do que era. Após  isso já não adiantava tentar nada né… Sai desse relacionamento completamente arrependida e ferida, com remorso, enfim ele foi a pessoa que eu mais gostei em toda minha vida e perdi porbobeira e ciumes doentio. Me sinto muito culpada, tenho certeza que só não deu certo por causa das minhas atitudes, da minha falta de maturidade.
Passado um tempo, conheci novamente outro rapaz, no inicio do nosso namoro ele era muito parecido com o bombeiro e  tudo que eu fiz de errado para o bombeiro eu fiz de certo com ele. Fiz tudo por ele e mesmo assim nãoadiantou absolutamente nada, conforme estavamos juntos fui conhecendo elemelhor e pude perceber que ele não era nada parecido com o bombeiro e sim completamente diferente, ele era infantil ,imaturo, fazia tudo errado em serviço, trabalhava do jeito que ele queria, ria e conversava demais com um fiscal que tinha lá e isso me incomodava demais, porque quando ele estava comigo ele era sério, na dele, quase não sorria…Enfim eu percebia, talvez por causa do meu ciumes doentio, que ele não gostava muito de estar comigo, não sentia muito prazer nisso. E dai em diante o desrespeito começou, a agressão verbal era constante….
CONCLUSÂO: Hoje tenho 24 anos e nenhum dos meus relacionamentos dão certo, admito sim que sou ciumenta, possessiva, insegura, talvez isso deva ser uma doença, sempre que estou com alguem não penso em mim, não cuido de mim, só consigo me fixar na outra pessoa, no que a outra pessoa está fazendo ou na maneira com a qual ela está agindo. Até hoje implico com tudo,amizades da pessoa, com o jeito que meu namorado vai cumprimentar alguém e tal. Ou seja, não vivo em função da minhafelicidade e sim em função do que está acontecendo com meu namorado ou ao redor dele.
Preciso muito de ajuda, sou completamente descontrolada, não consigo agir de outra forma, o ciumes me consome e me faz dele escrava. – Teresa

Teresa, lendo a sua história, fica claro que você já tomou consciência de que sua insegurança e ciúmes contribuíram para que seus relacionamentos não dessem certo e a base de todos esses sentimntos é a sua auto-estima negativa. A auto-estima é a imagem que temos de nós mesmos, se somos merecedores de cuidados e amor, não só por parte dos outros, mas de nós mesmos.
 Quem tem uma auto-estima negativa costuma ser insegura em seus relacionamentos, não só amorosos, mas também familiares e de amizade e o ciúmes é uma consequência disso: uma tentativa de controlar o outro e mantê-lo perto de mim para que eu tenha certeza de que me ama.
 
No entanto, o ciúmes não garante a segurança porque sempre fica a pergunta: “será que ele está fazendo isso porque eu quis ou porque ele me ama?” e então a insegurança volta a crescer.
 
Além disso, me parece que você não se sente confortável quando seus relacionamentos estão dando certo, como se ficasse esperando o momento em que alguma coisa vai dar errado. Isso é reflexo de um padrão negativo de reconhecimento que você provavelmente aprendeu quando era criança, mas que pode ser mudado através de terapia.
 
Em terapia você pode mudar sua auto-estima, deixar de ser insegura e estabelecer um padrão mais positivo de relacionamentos. Abraço.
 
Comentários (4)

4 comentários para “Por que meus relacionamentos não dão certo?”

  1. Francielle disse:
    Eu estou começamdo a gostar de um cara só que meus pais me proibem..eu não sei o q fazer..choro toda a hora por isso
    Varios namoros meu não deu certo porcausa da minha familia e eu num aguento mais isso…as vezes tenho vontade de sumir…preciso muito de ajuda ja q não posso conversar com meus pais..Eu to disposta a tudo pra ficar com ele

  2. simone claudino da silva disse:
    Olá, meu nome é Simone, moro em Maceió. Gostei muito desses artigos. Vou continuar lendo, porque eu sou assim, muito ciumenta e insegura.
    Beijo!!

    • Olá Simone, fico feliz que os artigos estejam te ajudando. É importante reconhecer suas dificuldades e trabalhar para minimizá-las. Viver a vida com ciúmes e insegurança pode ser difícil e fazer com que você não aproveite as coisas boas que acontecem com você. Estou à disposição para ajudá-la. Abraço.
  3. celine disse:
    boa noite, meu relacionamento foi eterno enquanto durou conhei meu namorado em uma festa, mas ate entao nao sabia que iria gostar dele porque eu era uma pessoa timida reservada, na minha ai esse rapaz sentou ao meu lado e eu disse para ele nao ficar com uma menina que dava em cima dele ai ele me olhou me viu ai que alegria que eu sentia ai fomos conversar ele me falou de sua vida que tinha esquisofrenia, depressao esteve internado em varias clinicas, tentou suicidio e etc..essa familia dele classe media alta ai ele me contou tudo isso e eu entrei na vida dele, no inicio era p ajudar depois fui me envolvendo ele era frio comigo me tratava com descaso dizia que eu me vestia mal, dizia que nao gostava de estar perto de mim mesmo assim permaneci conforme o tempo foi passando ele começou a parar de tomar os remedios controlados e eu sempre ali dando forma ajudando colocando ele na parede dizia pra ele acoradr p vida porque o mundo na espera que os coitados se recuperem ai ele foi melhorando quantas vezes passei noite conversando com ele a respeito de tudo na vida suas duvidas sobre a vida e tudo mais um dia ele me disse que tinhas ciumes de mim imagina eu pobre nao tinha nada tava me esforçando p conseguir algo e ele tinha tudo, ai foi vindo quando ele parou de tomar os remedios ficou esperto malandro fazia festa com os amigos e saia com mulher depois que me deixava em casa dormindo ai começei a descobrir sempre perdoei adcionava ele com nomes de mulheres no msn e ele sempre caia chamava p sair e tudo mais eu fui a primeira namorada dele ele nao sabia nada sobre nada ai um dia me apaixonei por outro rapaz e terminei com ele do nada eu chorava falava p ele que ele tava me perdendo ai fui namorar com o outro mas como eu tinha dado um beijo nele com a aliança de outro no dedo esse proximo nao confiava mais em mim enquanto meu ex sofria chorava emagreceu e tentava ser feliz durou 2 meses ai terminei com esse outro rapaz e pedi p voltar com meu noivo ai ele voltou mais nao contei a verdade sobre o outro um dia ele me manda uma mgs dizendo que havia tido uma historia comigo e meu noivo descobriu a causa do termino ele mexeu no meu celular e viu que tbem tinhas umas ligaçoes p este outro rapaz ai foi meu fim eu tava em um momento que estav me preparando p casar ai tudo desabou ele me deu um atapa na cara e saiu e eu ocultando que nao tinha nada com o outro ele fez eu ligar e me ensinuar mas liguei e logo me entreguei começei a chorar e ele me expulsou da casa dele como um cachorro ai um dia contei a verdade que tinha lhe traido e ele confessou a traição dele tbem ai eu perdoei e achei que ele tbem tinha me perdoado mas ai me enganei voltou comigo e me fez a pessoa mais infeliz do mundo me traia na minha frente deicava pistas op mim ver tudo isso eu entrei no email dele e vi uma conversa com um amigo que ele mesmo contava voltei mais to todo cheio de esquemas, confessou me maltratava e eu ali seguia ele a noite era um inferno um dia descobri que ele tinhaido na zona ai eu fui a te acasa dele esperei ele la e terminei definitivamente hje me sinto culpada porque perdi uma pessoa que eu amava eu acho que tava com ele pelo conforto nao tanto pelo amor eu tenho 22 anos e ele 25 ficamos juntos 3 anos e meio eu era feliz mas enganada nao sei porque tenho culpa mais sofro cada dia que passa p mim é uma tortura ele me liga as vezes p saber como estou mas fico normal trato bem e pronto. vou resolver minha vida mas ate agora ta dificil mas eu vou conseguir,,,

Nenhum comentário: