9.19.2013

Verruga genital

O que é ?

Sinônimos: Condiloma acuminado
As verrugas genitais são formações moles e semelhantes a verrugas comuns que ocorrem nos genitais de homens e mulheres. Elas são um tipo de infecção sexualmente transmissível (IST).

Causas

O vírus que causa as verrugas genitais é chamado de vírus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 70 tipos diferentes de HPV.
  • Vários tipos de HPV causam verrugas genitais, que podem ser encontradas no pênis, na vulva, na uretra, na vagina, no cérvix, na laringe e na região perianal ou interna do ânus.
  • Outros tipos de HPV causam verrugas comuns ou achatadas em outras partes da pele, como nas mãos. No entanto, as verrugas nas mãos ou em outras partes do corpo não causam verrugas genitais.
A infecção por HPV nos genitais é comum, embora muitas pessoas não apresentem sintomas. Mesmo que você NÃO tenha sintomas, ainda assim deve receber tratamento para evitar complicações e a contaminação de outras pessoas.
Nas mulheres, o HPV pode invadir as paredes vaginais e o colo do útero. Essas verrugas são achatadas e são difíceis de enxergar sem a realização de procedimentos especiais.
Determinados tipos de HPV podem causar alterações pré-cancerosas no colo do útero, como câncer de colo do útero ou câncer anal. Esses são conhecidos como tipos de HPV de alto risco.
A seguir, fatos importantes sobre como o HPV e as verrugas genitais são transmitidos:
  • A infecção por HPV é transmitida de uma pessoa para outra através de contato sexual envolvendo pele ou membrana mucosa ou pele anal, oral ou vaginal. É possível transmitir as verrugas genitais e o HPV mesmo que não haja nenhuma verruga visível.
  • Talvez não seja possível ver as verrugas por, pelo menos, seis semanas a seis meses após a infecção por HPV. Esse período pode durar anos. Por essa razão, quando você notar as verrugas genitais pela primeira vez, isso não significará que você ou o parceiro mantiveram relações sexuais com alguém fora do relacionamento.
  • Nem todas as pessoas que foram expostas ao vírus do HPV e às verrugas genitais irão desenvolvê-los.
Os fatores a seguir aumentam seu risco de contrair verrugas genitais, de que as verrugas se espalhem mais rapidamente e de que retornem ou de que você apresente outras complicações de HPV:
  • Ter vários parceiros sexuais
  • Não saber se alguém com quem você fez sexo tem ISTs
  • Tornar-se sexualmente ativo muito cedo
  • Usar tabaco e álcool
  • Apresentar estresse e outras infecções virais (como herpes) ao mesmo tempo
  • Estar grávida
  • Ter um sistema imunológico que não funciona corretamente, como durante um tratamento de câncer ou AIDS
Se uma criança apresentar verrugas genitais, deve-se suspeitar de abuso sexual como uma das causas possíveis.

Exames

Lesões brancas ou da cor da pele, achatadas ou elevadas, únicas ou agrupadas podem ser vistas em qualquer lugar dos órgãos genitais.
Nas mulheres, o exame pélvico pode revelar formações nas paredes vaginais ou no colo do útero. Uma ampliação de imagem (colposcopia) pode ser usada para enxergar as lesões invisíveis a olho nu. O tecido da vagina e do colo do útero pode ser tratado com ácido acético (vinagre diluído) para tornar as verrugas visíveis.
Um exame de Papanicolau pode identificar alterações causadas pelo HPV. As mulheres com esses tipos de alterações geralmente precisam realizar exames de Papanicolau com mais frequência por um período.
Um teste de DNA-HPV pode identificar se você tem um tipo de HPV de alto risco conhecido por causar o câncer de colo do útero. O seguinte teste pode ser feito:
  • Como um teste de triagem em mulheres acima de 30 anos
  • Em mulheres de qualquer idade que apresentem um resultado de Papanicolau levemente anormal

Nenhum comentário: