9.03.2013

PROLAPSO GENITAL


Prolapso genital pode causar dores durante o sexo
Veja 4 dicas para trasnformar o sexo em puro prazer na sua vida!

Sexo deve ser sempre relacionado com prazer. Mas, ainda hoje, muitas mulheres sentem dores e preferem ignorar o problema optando por deixar de lado a sua vida sexual. Popularmente conhecido como 'bexiga caída”, o prolapso genital é caracterizado pela queda da parede da vagina, consequência do enfraquecimento dos músculos da região pélvica, causando o deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, intestino delgado e uretra. 
“Existem quatro graus de prolapso. Nos mais graves, a mulher sente uma bola na região genital que causa enorme desconforto e constrangimento. Mulheres com prolapso passam a evitar seus parceiros, já que, além da vergonha, o ato sexual pode se tornar doloroso. A doença também prejudica a qualidade de vida, uma vez que causa a perda involuntária de urina”, explica a ginecologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e especialista no assunto, Silvia Carramão. 
Confira 4 dicas da especialista:
Dica 01 – Não tenha vergonha de pedir ajuda - Apesar de frequente, muitas mulheres ainda desconhecem o problema. “É comum elas sentirem vergonha de pedir ajuda ou acharem que é normal, consequência da idade. Algumas apenas buscam tratamento quando o prolapso está bastante avançado”, explica.
Dica 02 – Fique atenta às condições de risco - O diagnóstico do prolapso é clínico e sua ocorrência está relacionada a múltiplos partos normais ou gravidez, obesidade, menopausa, cirurgias abdominais ou vaginais prévias, envelhecimento e algumas doenças musculares, neurológicos e genéticas.
“Estudos mostram que, a cada década de vida, dobra a chance de a mulher apresentar o prolapso genital, sendo que 11% das mulheres até os 70 anos precisarão de tratamento cirúrgico", explica.
Dica 03 – Conheça os tratamentos - O tratamento varia de acordo com a intensidade. Nos prolapsos mais leves, são indicados exercícios para a região pélvica e, nos casos mais avançados, é necessário o tratamento cirúrgico. 
Dica 04 – Converse com seu médico - A operação pode ser tradicional, para restaurar a anatomia normal, ou com a utilização de malhas sintéticas, por via vaginal ou laparoscópica que corrigem os defeitos do assoalho pélvico, fortalecendo a região, com taxas de eficácia superiores a 90%.
Quem pode apresentar o prolapso genital 
A doença também atinge mulheres jovens, mas é mais comum a partir dos 40 anos principalmente em:
- Mulheres que tiveram mais de uma gravidez ou partos normais
- Após a menopausa
- Mulheres com diabetes, sobrepeso ou com algumas doenças musculares, neurológicos e genéticas
- Cirurgias anteriores
- Histerectomia (retirada do útero)
- Envelhecimento
- Genética
- Etnia
Sintomas
- Desconforto na região genital
- Sensação de saliência na vagina
- Perda involuntária de urina
- Dificuldade ou dor nas relações sexuais
Tratamentos
Prolapso Genital Leve 
- Exercícios para a região pélvica
Prolapso Genital Avançado
- Cirurgia Tradicional de restauração da anatomia pélvica
- Procedimento de colocação de malha sintética para suporte da região

Nenhum comentário: