9.05.2013

Shiatsu é massagem que faz bem à saúde e à pele

Através da pressão dos dedos é possível estimular os músculos e evitar doenças

por Mariana Bueno
O shiatsu é uma terapia que utiliza a pressão manual e digital sobre a pele com o intuito de prevenir e curar a doenças pela estimulação  da recuperação natural do corpo, eliminando elementos que produzem fadiga e promovendo a saúde.
Leia também:
Cada tipo de massagem traz um benefício diferente para o corpo; conheça
Acupuntura trata questões físicas, psicológicas e ajuda até a emagrecer
Shantala: massagem ajuda no alívio das cólicas e faz o bebê dormir melhor
Ao contrário de outras massagens, não há movimentos de deslizamento ou fricção, e sim a aplicação da pressão dos dedos. As mãos e  dedos do terapeuta são capacitados para tratar de acordo com as anormalidades encontradas na pele e nos músculos.
“O corpo armazena emoções, sentimentos e reflete nosso estado emocional. Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, mas ajudamos a liberá-la”, explica a fisioterapeuta Elizabeth Tozatto, do Rio de Janeiro.

Benefícios do shiatsu

shiatsu-beneficios-2Para fazer shiatsu não há limite de idade. Podendo ser indicado para crianças, idosos, e também para gestantes. Os principais benefícios da massagem são vitalização da pele, tornando os músculos flexíveis, regulando as funções nervosas, controlando o sistema endócrino e ativando o sistema digestivo. Além disso, otimiza a circulação sanguínea e diminui os acúmulos de líquido, proporcionando uma pele melhor.”Funciona muito bem em todo e qualquer desequilíbrio do corpo. Quando realizado com regularidade, ajuda a detectar irregularidades corporais e a prevenir o acúmulo de fadiga e a ocorrência de doenças”, diz.
Os resultados duram por muito tempo, mas, de imediato, alguns benefícios já começarão a aparecer, promovendo bem estar e melhoria dos desequilíbrios. “Ele é eficaz porque trata o corpo como um todo. O tratamento localizado pode ter efeitos temporários, mas o ideal é tratar o corpo inteiro e então intervir em locais que mostrem sintomas patológicos”, explica.
A prática do shiatsu só é contraindicada em casos de doenças contagiosas, alguns estados infecciosos, febre alta, fraqueza física e doenças de pele.
O shiatsu não tem benefícios somente para o corpo. Os cabelos também podem ficar ainda mais fortes e bonitos com o shiatsu capilar.

Temas: ,

Nenhum comentário: