10.25.2013

PIRÂMIDE ALIMENTAR


Aprenda a utilizar a pirâmide alimentar


Veja quais as melhores opções para conseguir equilibrar a sua alimentação!


Desde que o mundo é mundo, você sabe que a sua alimentação para ser considerada saudável precisa ser balanceada. Ou seja, você deve comer de tudo, porém na quantidade certa. E como equilibrar tantas opções? Fácil! Usando a pirâmide alimentar. Veja como fazer isso e aplique essas dicas no seu dia a dia.

Carboidratos
Os carboidratos ficam na base da pirâmide. Isso quer dizer que a maior parte das calorias ingeridas ao longo do dia deve vir desses alimentos. Para muitas pessoas, os carboidratos são os principais inimigos do emagrecimento. No entanto, se consumidos nas quantidades corretas, esses alimentos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, além de darem energia para todas as funções do corpo.
A dica é optar pelos alimentos integrais, que são ricos em fibras e outros nutrientes. O mais importante é que 60% da alimentação seja composta de alimentos energéticos.
Alimentos: aveia, trigo, mandioca, beterraba, cará, inhame, batata, pão, arroz, massa, dentre outros.

Frutas, Verduras e Legumes
As frutas, verduras e legumes ficam no segundo andar da pirâmide. Esses alimentos são fundamentais, pois fornecem fibras, vitaminas e sais minerais ao organismo. O ideal é combinar frutas e verduras diferentes, variando principalmente nas cores. Outra dica importante é comer pelo menos 3 porções de fruta todos os dias.
Alimentos: laranja, banana, maçã, pera, melão, brócolis, repolho, cebola, agrião, tomate, pepino, berinjela, couve-flor, rabanete, salsão, dentre outros.

Proteínas
Na terceira faixa da pirâmide, encontramos os alimentos que fornecem proteínas, como as carnes e os derivados do leite. Esse grupo de alimentos também é essencial para a formação dos músculos e ossos. Contudo, podem ser ricos em colesterol, que traz danos à nossa saúde. Por isso, é importante optar pelas carnes magras e laticínios desnatados.
Alimentos: peito de frango, salmão, filé de tilápia, sardinha, alcatra, patinho, lagarto, coxão mole, coxão duro, leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte light, dentre outros.

Doces, Guloseimas e Comidas Calóricas
As comidas mais calóricas não ficam fora da dieta. Mas é claro que você não pode comer chocolate, pizza e sorvete no mesmo dia. Esses alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades, uma ou duas vezes por semana.
Alimentos: feijoada, lasanha, pizza, chocolate, salgadinho, sorvete, batata frita, balas, dentre outros.

Nenhum comentário: