10.22.2013

Restauração capilar: Cientistas conseguem induzir crescimento de cabelo humano

Técnica desenvolvida por pesquisadores americanos e ingleses utiliza células do próprio paciente para a restauração capilar

Implante poderia ser utilizado também por mulheres com queda acentuada de cabelo e pessoas com queimaduras

O GLOBO


Com base em experimentos com ratos, cientistas conseguiram implantar papilas que induzem crescimento de novos folículos em humanos
Foto: StockPhoto

Com base em experimentos com ratos, cientistas conseguiram implantar papilas que induzem crescimento de novos folículos em humanos StockPhoto
NOVA YORK - Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, e da Universidade de Durham, na Inglaterra, desenvolveram um método de restauração capilar que induz o crescimento de cabelo utilizando células do paciente. Segundo os cientistas, a nova técnica pode aumentar significativamente a utilização do transplante de cabelo para as mulheres que sofrem com queda acentuada e que têm dificuldade em conseguir doadores, bem como para os homens nos estágios iniciais da calvície e pessoas com queimaduras. O estudo foi publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences“ (PNAS).
- Cerca de 90% das mulheres com queda de cabelo não são candidatas a uma cirurgia de transplante pela pouca quantidade de doadores - disse Angela M. Christiano, uma das líderes do estudo, da Universidade de Columbia. - Este método oferece a possibilidade de induzir um grande número de folículos pilosos (estrutura dérmica que atua na produção de pelos) ou rejuvenescer os folículos existentes, começando com células cultivadas a partir de amostras de cabelos do paciente. Isso pode fazer com que o transplante de cabelo esteja disponível também para indivíduos com um número limitado de folículos, incluindo pessoas com marcas de alopecia (redução total ou parcial de pelos em uma determinada área), perda de cabelo decorrente de queimaduras e mulheres com queda acentuada.
Segundo Angela, pacientes com esses tipos de problemas capilares são contemplados apenas com remédios que reduzem a taxa de perda, mas normalmente não estimulam o crescimento de cabelo novo.
- As células da papila dérmica dão origem a folículos pilosos, e as noções de clonagem de folículos pilosos usando células da papila dérmica são conhecidas há 40 anos - afirma Colin Jahoda, da Universidade de Durham. - No entanto, uma vez que as células da papila dérmica são colocadas no tecido convencional, elas se transformam em células básicas da pele, perdendo a capacidade de produzir folículos pilosos. Então nós fomos confrontados com uma encruzilhada: como expandir um número suficiente de células para a regeneração do cabelo e manter as suas propriedades indutoras.
Para solucionar a questão, os pesquisadores se espelharam em experiências com roedores. Criada por Jahoda anteriormente, uma técnica capaz de retirar, clonar e transplantar as papilas de ratos de volta em sua pele foi a base da pesquisa. A principal razão para que o cabelo do roedor seja transplantado com sucesso, segundo os cientistas, é que as suas papilas dérmicas tendem a agregar-se espontaneamente no tecido (ao contrário da papila humana). As células agregadas formariam, assim, seu próprio ambiente extracelular, o que permitiria que a papila interagisse e liberasse sinais para que o tecido receptor fosse reprogramado para produzir novos folículos capilares.
- Essa técnica apontou que se nós produzíssemos papilas humanas de tal forma a incentivá-las a se agregar nos tecidos como as células dos roedores faziam espontaneamente, poderíamos criar as condições necessárias para induzir o crescimento do cabelo na pele humana - declarou Claire A. Higgins, autora principal da pesquisa.
Os pesquisadores colheram papilas dérmicas de sete doadores humanos e clonaram suas células em tecidos, sem adicionar potencializadores de crescimento. Após alguns dias, as papilas cultivadas foram transplantadas entre a derme e a epiderme da pele humana, que tinham sido enxertadas nas costas dos ratinhos . Em cinco dos sete testes, os transplantes resultaram em crescimento de cabelo novo, que durou , pelo menos, seis semanas. A análise do DNA confirmou que os novos folículos capilares eram humanos e que eram geneticamente compatíveis com os doadores.
- Esta abordagem tem o potencial de transformar o tratamento médico de perda de cabelo - ressaltou Angela. - Medicamentos de perda de cabelo atuais tendem a retardar a perda dos folículos pilosos ou potencialmente estimular o crescimento dos cabelos existentes, mas não criam novos folículos. Nem o transplante de cabelo convencional, que transfere um determinado número de pelos da parte de trás do couro cabeludo para frente. Nosso método, no entanto, possui o potencial para realmente criar novos folículos capilares utilizando as células do próprio paciente. Isto poderia expandir a utilidade da cirurgia de restauração de cabelo para as mulheres e para pacientes mais jovens. Hoje ela é muito restrita para o tratamento da calvície de padrão masculino estável.
Apesar do resultado positivo, os pesquisadores afirmam que mais testes devem ser feitos antes que o método possa ser testado em seres humanos.
- Precisamos estabelecer as origens das propriedades intrínsecas do cabelo recém-formado, tais como cinética de seu ciclo celular, cor, ângulo, posicionamento e textura - afirma Jahoda. - Nós também precisamos estabelecer o papel das células da epiderme que interagem com as papilas dérmicas, para criar novas estruturas. A equipe está otimista de que os ensaios clínicos poderiam começar em um futuro próximo. Eu também acho que este estudo é um passo importante em direção ao objetivo de criar uma pele de substituição com folículos pilosos para uso em pacientes com queimaduras, por exemplo.

Nenhum comentário: