4.21.2014

Aplicativo rastreia celular do namorado e monitora ligações


Psicóloga alerta que ciúme demais sinaliza desgaste na relação

O Dia
Rio - Ciumentas (ou ciumentos) ganharam o apoio da tecnologia para monitorar a pessoa amada 24 horas por dia. É o ‘rastreador de namorado’, aplicativo gratuito e polêmico que informa ligações, troca de mensagens e até a localização do parceiro. Para ter acesso, é preciso instalar o software no celular do vigiado.
O namorado ou a namorada cadastra o próprio número para receber dados do aparelho rastreado, que são ‘clonados’ pelo aplicativo. A lista de informações é extensa: mensagens de texto trocadas; ligações feitas e recebidas; e avisos de quando o celular está desligado. Além disso, por meio de GPS, é possível saber a localização do aparelho. Via SMS, o ciumento recebe um mapa. O aplicativo simula ainda uma chamada com o aparelho rastreado para escutar os sons do ambiente.
Para a psicóloga Andreia Calçada, o aplicativo não traz ganho algum para a relação. “O ciúme obsessivo, que desrespeita a privacidade do outro para satisfazer sua necessidade de controle já é sinal de um desgaste sério no namoro”, explica.
Outro aplicativo ‘amoroso’ é o ‘Ex-Lover Blocker’ (‘Bloqueador de ex-namorado’), que ajuda a pessoa a não ligar para o ex. O dono do aplicativo bloqueia o telefone do antigo companheiro e marca cinco amigos que vão ajudá-lo a não ter uma ‘recaída’. Se a pessoa insistir em ligar para o número, os amigos recebem notificação para convencer o colega a não fazer o contato.


Nenhum comentário: