4.24.2014

Camiseta do Brasil com palavrão causa polêmica na Europa


Marca holandesa também usa palavrões para se referir a espanhóis, italianos e ingleses


iG



Camiseta do Brasil com palavrão em caixa alta
Foto:  Reprodução

Rio - A Cool Cat, marca holandesa de roupas que tem lojas também na França, em Luxemburgo e na Bélgica, lançou camisetas com a bandeira do Brasil abaixo da palavra "merda", em caixa alta.

O país não foi o único agraciado na coleção da empresa sobre a Copa do Mundo: o brasão da seleção italiana de futebol enfeita uma estampa com a palavra cazzo – "caralho", em italiano. O modelo da Inglaterra traz "idiotas” escrito. Para a Espanha, foi reservada a palavra "putas", também em caixa alta.
A sacada levou brasileiros que moram em Luxemburgo a fazer um protesto em frente a uma das unidades da cadeia no país na última quarta-feira, segundo a Rádio Latina. O produto já não estava mais disponível no site da empresa nesta quinta-feira.
Em nota divulgada em sua página oficial numa rede social, a Coolcat diz que os textos buscam “remeter para o ambiente de um jogo de futebol" usando "a linguagem do povo dos próprios jovens”.
“Os textos nos t-shirts não devem ser nunca interpretados de maneira pessoal ou discriminatória”, diz a mensagem. “A CoolCat lamenta que algumas pessoas se sintam, apesar de tudo, apontadas por estes t-shirts e decidiu retirar por enquanto estes artigos da venda.”
A criatividade da moda ao lançar coleções com o tema da Copa do Mundo também causou problemas para a Adidas. A marca, que lançou camisetas com conotação sexual – uma delas, com uma mulher de biquíni e uma frase que pode ser entendida ‘querendo pegar garotas’ – gerou reclamações do Ministério do Turismo.

Camiseta com palavrão a venda em uma loja da marca holandesa Cool Cat
Foto:  Reprodução


Nenhum comentário: