4.03.2014

Pessoas que pegam Sol de manhã são mais magras, diz pesquisa

Melhor horário é entre 8h e meio-dia; cerca de 30 minutos são suficientes para regular o metabolismo

Exposição à luz equivale a 20% do IMC de uma pessoa

O Globo

Manhã de Sol no Posto 6, na Praia de Copacabana
Foto: Fabio Rossi/25-7-2010
Manhã de Sol no Posto 6, na Praia de Copacabana Fabio Rossi/25-7-2010
CHICAGO - Eis uma nova estratégia para emagrecer: exponha-se à luz do Sol pela manhã.
Um novo estudo da revista “Northwestern Medicine” mostra como o tempo, a intensidade e a duração da exposição à luz durante o dia estão ligados ao peso.
As pessoas que se expõem a uma luz solar moderada pela manhã têm um índice de massa corporal (IMC) significativamente menor do que quem anda ao ar livre mais tarde. O IMC é um índice calculado a partir do peso e da altura do indivíduo.
A exposição à luz da manhã equivale a 20% do IMC de uma pessoa. É uma representação independente de outros fatores, como a realização de atividades físicas, o consumo de calorias, o tempo de sono, a idade ou a estação do ano.
- A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio interno do corpo que regula os ritmos circadianos, que por sua vez também regulam o balanço energético - explica a principalmente autora do estudo, Phyllis Zee. - É melhor se expor à luz solar entre 8h e meio-dia.
Cerca de 20 a 30 minutos de luz da manhã são suficientes para afetar o IMC.
- A exposição fora do horário adequado pode dessincronizar o relógio interno do corpo, que é conhecido por alterar o metabolismo e pode levar ao ganho de peso - diz Phyllis.
Segundo ela, o mecanismo exato de como a luz afeta a gordura corporal requer mais pesquisas.

Nenhum comentário: