3.31.2014

Trabalha à noite e dorme pouco? Conheça a dieta ideal para você



Passar tempo insuficiente sob os lençóis ou pregar os olhos só após o sol raiar contribuem para uma alimentação desregrada e o ganho de peso. Saiba como fugir dessa.

Thaís Manarini






Mesmo com uma rotina apertada é preciso ter alimentação regrada.
Foto: Getty Images
 

O que acontece com seu corpo

A grelina - conhecida como hormônio da fome - está naturalmente nas alturas antes das refeições. Após as garfadas, ela cai, e a xenina, que dá a sensação de plenitude gástrica, dispara. Contudo, estudiosos da Unicamp concluíram que, em quem trabalha à noite, não ocorrem a queda de grelina e a elevação de xenina. Resultado: vontade de comer o tempo todo.


Um cardápio para quem vive à noite

Com o objetivo de impedir que funcionários noturnos beliscassem sem parar, as nutricionistas do Hospital Albert Einstein montaram um programa alimentar com quatro refeições ao dia. Veja o que ia ao prato em cada período:
15H
Ao acordar, coma uma fruta



Foto: Getty Images

19H
Encare esse momento como desjejum. Aposte em um lanche leve, com pão integral, queijo branco, salada...

Foto: Getty Images
1H
Hora da refeição completa com arroz, feijão, verduras, legumes e uma carne (de boi, frango ou peixe).

Foto: Getty Images

6H
Antes de dormir, vá de fruta, torrada, com requeijão light e um chocolate quente ou chá de camomila. Evite café para pegar no sono com facilidade.

Foto: Getty Images

Saiba como evitar os prejuízos à saúde de quem trabalha à noite e dorme durante o dia

Não possuir rotina compromete o bem-estar


Saiba como evitar os prejuízos à saúde de quem trabalha à noite e dorme durante o dia Reprodução/Inmagine Free
É durante o sono que o organismo realiza o processo de regeneração celular Foto: Reprodução / Inmagine Free
Segundo dados divulgados pelo Instituto do Sono em São Paulo, com informações do Ministério do Trabalho, cerca de 15 milhões de brasileiros trabalham durante a noite. Mas quem troca o dia pela noite pode, ao longo do tempo, também comprometer a sua saúde.
De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, a inversão no horário do sono pode ser um elemento prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina.
— Biologicamente, somos programados para dormir à noite. Existem fatores que predispõem o corpo a dormir neste período, como a ausência da luz, a queda da temperatura do corpo e a produção da melatonina, hormônio capaz de regular o sono. Se a inversão é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário — afirma.
Ela ainda ressalta que é durante o sono que o organismo realiza o processo de regeneração celular e recupera as energias essenciais para o equilíbrio do corpo e da mente.
— O sono da noite possui maior qualidade que o sono diurno, mais suscetível a interferências externas. No entanto, independente de ele ser noturno ou diurno, alguns processos hormonais precisam ser realizados por completo para que a saúde não seja comprometida e a pessoa não fique predisposta, por exemplo, à obesidade, devido a dificuldade de ação da leptina (o hormônio da saciedade), e ao diabetes, pela maior resistência à ação da insulina.
Veja algumas dicas que podem minimizar os prejuízos à saúde causados pela vida profissional noturna:
— Durma sempre nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga, para que o relógio biológico não fique ainda mais afetado
— Procure ambientes tranquilos e sem claridade para não afetar o desenvolvimento do sono. Feche janelas e cortinas, e mantenha o ambiente arejado, pois o calor atrapalha ainda mais o sono
— Utilize travesseiros que garantam uma boa postura e ajudam a evitar a transpiração
— Mantenha uma alimentação equilibrada, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura. Também é importante fazer as três refeições principais e, antes de dormir, fazer uma refeição leve
— Evite o consumo de refrigerantes com cafeína, café, chá preto ou mate durante o trabalho noturno e, principalmente, antes de dormir
— Praticar exercícios físicos regulares, manter o peso e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros também são medidas importantes
BEM-ESTAR

Nenhum comentário: