6.03.2014

SEDENTARISMO É O GRANDE MAL DO SÉCULO


Sedentarismo é o grande mal do século
Veja o quanto este mal pode ser prejuducial à saúde e o quanto ele já atingiu e atinge os brasileiros.

Em pleno 2014, você ainda insiste em não se exercitar? A prática de atividades físicas, por exemplo, é uma das promessas mais frequentes para combater o sedentarismo. O hábito é considerado a doença do século pela medicina por favorecer o desenvolvimento de enfermidades como hipertensão, infarto, obesidade, depressão, diabetes e aumento do colesterol total.
Recente estudo da SulAmérica, o IV Saúde Ativa – Ramos de Atividade Econômica, realizado com segurados de 10 setores profissionais, chegou a resultados preocupantes: todos os grupos pesquisados apresentaram elevados índices de sedentarismo, entre 49,8% e 63,4%. O levantamento também concluiu que mais de 50% das pessoas pesquisadas não praticam exercícios ou o fazem eventualmente, estatística vinte pontos percentuais superior à verificada para a população mundial.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos brasileiros são sedentários e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade é responsável pela morte de 3,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Para o futuro, a estimativa da OMS é calamitosa: em 2030, a doença será a causa de 23,3 milhões de óbitos, número 6 milhões de vezes superior ao do ano de 2008, quando doenças cardíacas desencadeadas pela falta de atividades físicas levaram 17,3 milhões de pessoas à morte.
Para o superintendente de Gestão de Saúde da SulAmérica, Gentil Alves, a população pode procurar alternativas para fazer exercícios com regularidade. “A maioria dos casos de sedentarismo está ligado à falta de tempo das pessoas para a prática de atividades físicas, devido ao longo expediente de trabalho e também ao período gasto no deslocamento ‘casa-trabalho’. Diante dessa realidade, o transporte ativo por meio de bicicleta ou caminhada em horários de descanso pode ajudar”.

NOVIDADES NAS ACADEMIAS

Novidades nas academias para 2014
Conheça as aulas que vão fazer a cabeça de todos e deixar o seu corpo modelado


Entra ano e sai ano, fica cada vez mais difícil escolher qual atividade física mais combina com a gente. Afinal, a diversidade faz com que tenhamos vontade de fazer tudo ao mesmo tempo. E para incluir ainda mais opções na sua lista, confira as novidades que prometem fazer a cabeça e o corpo de todos
Local Summer Spring
Em aulas de 45 ou 60 minutos, o aluno trabalha o condicionamento aeróbio e a resistência muscular de membros inferiores e superiores por meio da utilização de diferentes materiais, como cama elástica, step, fit ball, halteres, barras, caneleiras e elásticos. Pode gastar cerca de 650 calorias.
Flex Ball
Com exercícios praticados em bolas flexíveis, a aula conta com movimentos aparentemente fáceis de executar. A atividade é capaz de fortalecer a musculatura, melhorar a circulação e o equilíbrio e ainda é indicada para alunos que sofreram algum tipo de lesão e estão em processo de reabilitação muscular ou articular. Pode eliminar até 500 calorias em uma hora.
Parkour Evolution
Uma aula de condicionamento dinâmica e variada, que tem como objetivo a transposição de obstáculos como o plinto de ginástica olímpica, steps e bancos. Por meio de saltos, agachamentos, rolamentos e mergulhos, o aluno desenvolve a agilidade e o equilíbrio, e ainda queima calorias – aproximadamente 700 em uma hora. 
Hopping
Uma atividade para correr, pular e dançar como um canguru. Essa é a proposta da aula, que utiliza as chamadas Kangoo Jumps, botas esportivas que absorvem 80% de impacto. Como os movimentos são mais intensos, há um forte trabalho muscular e alto gasto calórico, em média, 800 calorias em uma hora de aula.  
CrossCore
A aula coletiva coloca vários alunos na mesma sala praticando exercícios em conjunto. Com equipamentos próprios, o CrossCore consiste em utilizar o peso do próprio corpo para realizar movimentos que trabalham todos os grupamentos musculares. Pode eliminar até 700 calorias em uma hora.

O PERIGO DE FAZER EXERCÍCIOS SEM AUXÍLIO PROFISSIONAL

O perigo de fazer exercícios sem auxílio profissional
Veja por que é tão importante procurar a ajuda de um profissional antes de praticar exercícios físicos.

O verão inicia no dia 21 de dezembro e com ele a necessidade, para muitos, de ficar em forma para curtir a praia, a piscina ou mesmo o parque. Mas o que fazer para não cometer excessos e acabar ganhando lesões ao invés de perder peso?
De acordo com o educador físico e especialista do ITC Vertebral (Curitiba), Sandro Veríssimo, os principais erros cometidos por quem pratica uma atividade física sem orientação são: a falta de aquecimento correto, a alta intensidade do exercício, a duração e as roupas inadequadas. “Os riscos são, principalmente, as lesões que afetam músculos, tendões e articulações”, afirma. 
Confira  alguns cuidados na hora de se exercitar: 
- Faça alongamento antes e depois do exercício. Dê atenção especial aos músculos que tiveram mais esforço na atividade e alongue-os por cerca de 30 segundos, e os demais, por 15 segundos. 
- Cuidado com a intensidade dos exercícios: “é permitido cansar e suar, mas não se sentir esgotado”, alerta o prof. Sandro Veríssimo.
- Escolha parques ou pistas apropriadas para corrida ou caminhadas;
- Use roupa confortável para facilitar os movimentos e cujo tecido permita a transpiração, como o algodão. 
- Para quem prefere a bicicleta, a escolha deve ser por parques, ciclovias ou ciclo faixas. Também é preciso usar roupas confortáveis e que permitam a transpiração. A bicicleta precisa estar bem ajustada para o peso e a altura do praticante. 
De acordo com Sandro Veríssimo, deve-se tomar cuidado com vídeos que ensinam a fazer exercícios físicos e também com “academias” em casa. “Se no edifício onde reside tiver uma academia para os moradores, é importante ter a orientação apropriada para que os resultados sejam benéficos, assim como no caso de seguir orientação de alguns vídeo na internet”, coclui.

ÁGUA OU ISOTÔNICOS: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA SE HIDRATAR?

Água ou isotônicos: qual é a melhor opção para se hidratar?
Descubra o melhor momento para tomar água e isotônico.

Quem malha sabe bem sobre a importância de se hidratar enquanto se exercita. Mas, qual a melhor opção, água ou isotônicos? Segundo estudos, considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, principalmente pelo suor (sudorese), nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para que a desidratação não interfira no funcionamento do nosso organismo e no desempenho do treino.
Sendo assim, a hidratação deve ser feita desde o início da atividade porque não importa apenas o quanto você ingere, mas também a frequência. Até porque, a sede é um sinal tardio de desidratação (o corpo está pedindo água). Em qualquer atividade física não existe a necessidade que a hidratação seja feita com algo além da água, a não ser que essa atividade ultrapasse uma hora.
“Isso tudo porque as reservas glicêmicas do nosso organismo seriam suficientes para manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis, porém, ultrapassada essa duração, as bebidas esportivas que contenham apenas carboidrato seriam as alternativas mais interessantes para fornecerem substratos energéticos que retardariam a fadiga durante a atividade”, esclarece Alexsander Whitaker - Nutricionista esportivo da academia Edge Life Sports (SP).
E os isotônicos? “Para que não haja confusão, bebidas isotônicas são chamadas assim por conterem uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Elas contêm também carboidratos que reduzem o esvaziamento gástrico, por isso, sua ingestão só é aconselhada para atividades com durações maiores”, completa ele.
O objetivo da ingestão dos eletrólitos dos isotônicos é a reposição do que foi perdido no suor. A reposição eletrolítica evita perdas de sódio que por sua vez ajudam a reter a água no organismo. Os carboidratos, por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.
Segundo o especialista, “A temperatura ambiente e o tecido das roupas utilizadas nos treinos também colaboram para manter uma boa hidratação”.
Então não esqueça:
- Não espere a sensação de sede chegar, isso significa que você já esta desidratado;
- Escolha horas mais amenas para exercitar-se ao ar livre ou academias climatizadas;
- Utilize roupas que permitam a evaporação do suor.

Nenhum comentário: