7.20.2014

Aprendendo com o Êxito e com o Fracasso




  • Na vida encontraremos o êxito e o Fracasso. A vida é arriscada, e nem sempre triunfamos: Por trás de grandes acertos há muito erros. Em toda a ação há duas possibilidades: Exito ou fracasso . Saber aprender com as lições que a vida nos apresenta: Aprender a dar a v
  • A dor e o fracasso fazem parte da vida. Chega sempre um momento em que se experimenta: Dor física: doença, pobreza, deficiência física. Dor moral: Desemprego, abandono, depressão, fracasso,... A vida se desenvolve em estado de tensão continua entre aquilo que deveríamos alcançar e o que nos vem. Insucessos profissionais, decepções. Esbarramos com as nossas incapacidades e limitações A dor íntima (depressão), que é muito mais forte, e causa muito maior dano.
  • A dor é um mal em sentido estrito? Mal: Tudo o que causa dano irreparável, e que impede a realização, felicidade. Não é um mal, mas sim privação de um bem. Doença => privação da saúde Fracasso => privação do sucesso Estritamente não nos impede de sermos felizes. Podemos padecer muitas dores e estar realizados...
  • Sociedade atual Tentativa de erradicar a dor da vida humana Felicidade = Sucesso, realização, Prazer Dor => Maldição => fonte de tristeza Tentativa até de exterminar doentes É Impossível erradicar a dor A vida nos colocará, e a dor questionará os nossos valores.
  • Ao fugir da dor, aumenta-se o sofrimento. Encontraremos onde não esperávamos Dificuldades do dia a dia que se tornam insuportáveis: Onibus, engarrafamento, sogra, chefe chato, dor de cabeça, colega... Para encarar a dor => dar um Sentido Transcendente Que sentido pode ter? Pode-se fazer algo com ela? Posso fazer algo mais além de fugir? Pode-se ter sentido uma vida cheia de sofrimentos? Pode-se ser feliz sofrendo?
  • “Aprende a tirar das quedas impulso, da morte vida”
  • O que se pode tirar de uma situação adversa? Dois Exemplos: Steve Jobs Empresário Mexicano
  • Diante da dor, devemos ter três movimentos
  • 1) Aceitação Paciência e paz. Sem Revoltas. Atitude positiva: Não se sentir dominado, mas dominar. A doença me é dada como uma tarefa: encontro- me com a responsabilidade do que vou fazer com ela. A atitude de aceitação faz-nos mais livres e abre os olhos para a real importância das coisas. O verdadeiro resultado do sofrimento é um processo de amadurecimento. A maturidade se manifesta q o ser humano alcança uma liberdade interior, apesar da dependência externa.
  • 2) Saber aproveitar O que supera e aproveita sobe mais alto O que converte o fato doloroso na tarefa de reorganizar a vida, contando com essa situação nova dentro de nós. Ex: Fracasso Econômico. Pode ser crescimento ou desespero.
  • Aprender O Fracasso nos fala da limitação da vida e das coisas. Encontro-me num momento especialmente importante de minha vida, em que, com a luz dessa experiência, posso compreender com luzes novas a distinção entre o verdadeiramente importante e o que não é . Reordenamos os valores: Relativizamos as satisfações que julgávamos irrenunciáveis...
  • 3) Para superar, buscar seu sentido O sacrifício vivido com sentido, deixa de sê-lo. Quando se ama, suporta-se a dor, e transforma-se em sacrifício Para levar a família ou para educar um filho, passa-se de tudo Buscar um sentido transcendente Sofrer por algo ou por alguém. Ao aceitá-lo, transcendemos.
  • Conclusão: Atitudes diante o Êxito e o Fracasso Sabedoria: aprender em todas as situações. Incorporar as experiências: nada é definitivo. Humildade: Não se deixar envolver pelo sucesso precoce Para se trabalhar com eficácia são necessários anoso. Respeitar os demais. Aprender. Não abusar da autoridade. Combater o orgulho, a prepotência, a arrogância.
  • Atitudes que se podem desenvolver Fortaleza Não se deixar contaminar pelo êxito Não se deixar dominar pelo desânimo Valentia Não se acovardar e enfrentar uma situação adversa. Para manter a clareza de razão diante dos temores.
  • Sempre: controle da Situação Acima dos Êxitos e dos Fracassos, está o nosso Projeto de Vida Os ideais nos resgatam dos fracassos. Felicidade é coerência, liberdade, maturidade, progresso interior. O específico da vida humana não é só emitir respostas, mas ter propostas, projetos vitais
  • Receita para o sucesso profissional Estar preparado para o momento. Saber adequar-se à diferentes situações. Sorte.
  • Ter claro O sucesso na vida consiste na realização da pessoa como um todo e não apenas no âmbito profissional. 
  • Universidade Federal Fluminense

Nenhum comentário: