7.28.2015

Dilma e governadores definirão medidas para garantir empregos e retomar crescimento

A presidenta Dilma Rousseff vai se reunir em Brasília, na quinta-feira (30), com todos os governadores dos estados brasileiros. O objetivo é acertar medidas para garantir a geração de empregos, que é importante no momento em que o governo propõe medidas de ajuste fiscal. A informação foi dada ontem pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, após reunião de coordenação política entre os ministros e a presidenta Dilma Rousseff.
Segundo informações da jornalista Tereza Cruvinel, em sua coluna no portal Brasil247,
a informação do Planalto é que todos já confirmaram presença, inclusive os dez governadores de oposição, que incluem os tucanos Geraldo Alckmin e Marconi Perillo. A colunista destaca que a presença dos tucanos reflete a divisão interna do PSDB.

“Enquanto a direção partidária, sob o comando de Aécio, prepara inserções no rádio e na televisão convocando para as manifestações contra Dilma (…), Alckmin e Perillo vão discutir a conjuntura política e econômica, a governabilidade e a reforma do ICMS com a presidente, que deve estar acompanhada por ministros políticos e econômicos”, avalia Tereza Cruvinel.
O ministro Eliseu Padilha enfatizou que o encontro supera divergências partidárias e coloca em primeiro lugar os interesses do Brasil. “Estamos diante de um tema [reativação da economia] que é do interesse da nação. A nação tem interesse em ver o Brasil andar novamente no sentido do crescimento, aumentar geração de emprego, renda, reduzir dificuldades da população. Isso está acima de possíveis divergências partidárias.”, garantiu Padilha.
O ministro destacou também que a previsão é que ocorram reuniões setoriais com governadores de todas as regiões do País para discutir, além de medidas para a reativação da economia, o ajuste fiscal e a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E enfatizou a posição do governo federal de se colocar aberto para discutir as demandas de estados e municípios, que ele considera como “de interesse comum” do País.
“Temos que, agora, como temos muitos pontos de interesse comum, construir a partir desses pontos uma pauta para a atuação. Isso vale para os governadores do Nordeste, vale para os governadores do Centro-Oeste, para os governadores do Norte, do Sudeste e do Sul. Claro que há pautas diferenciadas entre os estados do Sul e os estados do Norte, por exemplo. Mas terão temas que serão comuns, e muito possivelmente sejam tratados por região os respectivos interesses. Agora, é um momento em que o governo federal quer ouvir, quer ser parceiro, quer concordar com sugestões para uma pauta comum. Pauta em que interesse? De nós garantirmos ao cidadão brasileiro uma melhor condição vida”, acrescentou.
Blog do Planalto com Portal Brasil247
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nenhum comentário: