Suplementos vitamínicos são líderes de venda de medicamentos. Apesar dos escândalos e do ceticismo, os americanos continuam consumindo vitaminas e suplementos nutricionais
26 set, 2015
Suplementos
nutricionais beneficiam-se de uma regulamentação pouco rígida,
marketing poderoso e milhões de consumidores crédulos (Foto: Pixabay)
De
acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, de 2009 a 2014
as vendas mundiais de suplementos vitamínicos cresceram mais de 50% do
que as de outros medicamentos, com uma receita de US$88 bilhões. Esse
resultado é excelente, não só para pequenos fabricantes de vitaminas e
suplementos nutricionais de um setor fragmentado, como também para
grandes empresas da indústria farmacêutica. A linha de complexos
vitamínicos e nutricionais da Pharmavite, uma empresa comprada em 1989
pela companhia japonesa Otsuka Pharmaceuticals, vende 15 bilhões de
comprimidos por ano. A Pfizer e a Bayer, as multinacionais da indústria
farmacêutica dos Estados Unidos e da Alemanha também são grandes
fabricantes de vitaminas. Mas é um setor que está sendo muito
pressionado. Nem sempre os benefícios que divulga de seus produtos são
confiáveis. E as preocupações com a segurança são sérias. Em 1º de
setembro a agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados
Unidos, Food and Drug Administration (FDA), enviou cartas de advertência
às empresas que vendiam cafeína pura, avisando-as que uma colher de chá
do produto correspondia a 28 xícaras de café, uma quantidade excessiva
de cafeína que podia ter consequências graves. Em abril a FDA
advertiu diversas empresas que haviam ilegalmente chamado de
“suplementos” produtos que continham BMPEA, um estimulante semelhante à
anfetamina. As agências reguladoras não são as únicas atentas à
qualidade desses complexos vitamínicos e suplementos nutricionais.
Inúmeras ações judiciais acusam as empresas de venderem desde pílulas
dietéticas para perda de peso com graves efeitos colaterais a proteína
em pó sem proteína. No entanto, as empresas têm um bom sistema
imunológico para se defenderem dos ataques. Os suplementos nutricionais
beneficiam-se de uma regulamentação pouco rígida, de um marketing
poderoso e de milhões de consumidores crédulos que depositam suas
esperanças de uma vida mais saudável em um comprimido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário