9.28.2015

Tatuagens: como prevenir alergias e infecções

Para fazer tattoo definitiva é preciso escolher um tatuador profissional e optar por um local limpo e fiscalizado

O Dia
Quem se empolga com a nova mania (tatuagem temporária) e resolve optar por uma tatuagem definitiva, deve ter cuidado com os riscos de alergia e infecções, alertam dermatologistas.
 Cauã Reymond exibe uma tatuagem temporária: pigmentos podem causar alergias
Foto: Divulgação
“Fiz uma tatuagem temporária porque tenho medo da dor da agulha, mas tive uma reação alérgica horrível, coçava muito e deu bolhas, demorou bastante para cicatrizar, mesmo com a pomada e medicamentos que tomei”, contou a advogada Caroline Souza.
Alguns componentes das tatuagens temporárias são alérgicos e provocam reações na pele, como comichão, vermelhidão, inchaço e irritação. Enquanto essas reações geralmente desaparecem rapidamente, alguns ingredientes podem causar sensibilização da pele.
“É preciso ficar atento às composições e verificar se são dermatologicamente testadas”, aconselha a dermatologista Carla Sodré. No caso das definitivas, os pigmentos usados nos desenhos são tintas orgânicas ou sais inorgânicos de metais. “Os pigmentos que mais causam alergia são à base de mercúrio e cromo, ou seja, os vermelhos, amarelos e verdes. Em alguns casos, é possível observar vermelhidão e inchaço local, que pode acontecer logo após a realização da tatuagem ou até mesmo após alguns anos”, conta a dermatologista Mônica Linhares.
Também é preciso ficar atento aos riscos de infecção. Muito além do desenho escolhido, para fazer uma tatuagem definitiva é preciso escolher um tatuador profissional, respeitável e de confiança e optar por um local limpo, fiscalizado pela Vigilância Sanitária e com todo o equipamento de esterilização segura. “Doenças como hepatite, sífilis, tuberculose e HIV podem ser adquiridas por agulhas não descartáveis. E, mesmo com as descartáveis, também podem ocorrer infecções bacterianas”, alerta a dermatologista Aline Vieira.

Atenção para higiene, cicatrização e exposição solar
Algumas tatuagens temporárias exigem a aplicação com uma agulha, mesmo que a tinta não dura para sempre. O uso de agulhas aumenta o risco de infecção. Use o equipamento esterilizado.
A tatuagem é como uma ferida e, sendo assim, também exige cuidados de higienização e cicatrização. “É preciso fazer a limpeza frequente com sabonetes antissépticos. O uso da pomada cicatrizante também é fundamental”, diz Mônica Linhares. E não puxe as casquinhas porque são elas que protegem a pele.
Outra dica essencial é evitar ao máximo a exposição solar, pois pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos. Além disso, a radiação ultravioleta atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos.
No caso de arrependimento, a remoção da tatuagem vai depender do tipo de tinta e pigmento, da profundidade, da área do corpo e do tempo de tatuagem. “Entre os procedimentos estão a remoção cirúrgica, em caso de alergias, ou o laser, para pigmentos de fácil remoção”, explica Aline Vieira. Ela lembra que a retirada da tatuagem deixa marcas,cicatrizes e até mesmo queloides.

Nenhum comentário: