2.07.2016

Sedentarismo agrava menopausa das latinas

Importância dos exercícios físicos para a saúde.  Estudo publicado na edição online do Journal of the American Menopause Society do Norte (NAMS), mostra a associação entre o sedentarismo em mulheres de meia-idade e o agravamento dos sintomas da menopausa, particularmente para as latino americanas, quando comparadas com as praticantes regulares de exercícios. 

Foram pesquisadas mais de seis mil mulheres.

O estudo contou com a participação de mulheres de onze países latino americanos, a partir de dados do Grupo Colaborativo de Pesquisas do climatério na América Latina. As 6.079 mulheres envolvidas tinham idades entre 40 a 59 anos. Elas responderam a questionários com perguntas sobre diferentes aspectos da saúde, tais como depressão, insônia, ansiedade e sintomas da menopausa. Nesse caso ondas de calor, dores, humor, problemas sexuais, problemas de bexiga, por exemplo. Além destes, informações sobre níveis de atividades.
Foram considerados sedentárias aquelas com prática de atividade física regular menor do que três sessões semanais de 30 minutos cada. Aí incluídas atividades como caminhadas, corridas, natação, por exemplo.
Os resultados apontaram 64% das mulheres como sedentárias. Destas, 16% tiveram sintomas mais severos da menopausa, quando comparadas com 11% entre as mulheres classificadas como ativas. Outros problemas indicados para o grupo das sedentárias foram maiores incidências de obesidade, depressão, ansiedade e insônia.
Como falei aqui no artigo passado, no de terça-feira, os benefícios da prevenção por meio da atividade física – mesmo com todas as ressalvas de dados não conclusivos em muitos casos – são evidentes. O praticante de atividade física regular condiciona seu organismo a ser mais resistente. Consegue melhorar seu sistema imunológico, tem maior resistência muscular, reage melhor aos baques que as doenças produzem.
Vale lembrar que atividades físicas não precisam ser necessariamente malhar numa academia, o que é rejeitado por muitos.  Pode ser, por exemplo, uma aula de dança, uma caminhada na praia ou no parque, pilates ou hidroginástica, por exemplo. No cotidiano optar pela escada comum em vez da rolante ou do elevador. Saltar do ônibus um ponto antes e andar até o destino e outras pequenas ações que façam o corpo entrar em movimento.
Por isso, mulheres e homens, pratiquem exercícios. Ajudem seus organismos a se protegerem

Nenhum comentário: