5.23.2016

Manifestações em todo pais: Vaza Temer



Alvo de manifestações, Michel Temer antecipa volta para Brasília

Equipe de segurança de presidente fechou ruas próximas de sua residência, em SP




O presidente interino Michel Temer antecipou seu retorno de São Paulo para Brasília neste domingo (22) por conta das manifestações que ocorreram na zona oeste da capital paulistana e se dirigiram à sua residência, no Alto Pinheiros. A polícia precisou criar uma área de segurança nacional, com o bloqueio de diversas ruas que dão acesso ao local, de onde Temer já havia saído.
Os manifestantes contrários ao governo interino saíram do Largo da Batata e seguiram pela Avenida Pedroso de Morais, em direção à casa de Temer. De acordo com a Frente Povo Sem Medo, 30 mil pessoas comparecem para pedir a saída do presidente em exercício.

Segundo a Frente Povo Sem Medo, 30 mil pessoas estiveram em ato de São Paulo neste domingo (22)
Segundo a Frente Povo Sem Medo, 30 mil pessoas estiveram em ato de São Paulo neste domingo (22)
Todos os acessos à Rua Beneti e a Praça Conde de Barcelos foram fechados pela Polícia Militar (PM). Um grupo de manifestantes tentou negociar, sem sucesso, com o comando do policiamento no local para se aproximar da casa de Temer. Segundo a assessoria de comunicação da PM, a decisão de interditar os acessos foi tomada em conjunto pela polícia, pelas Forças Armadas e pelo comando da segurança da Presidência da República.Os manifestantes decidiram, então, cercar os acessos à praça. “É ilegal, o nosso direito de livre manifestação está sendo cerceado, independente de quem veio a ordem. Nós ficaremos aqui, a rua dele está cercada, até que haja posicionamentos em relação a tudo que nós viemos trazer aqui hoje”, disse o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, um dos organizadores do ato.
Na Virada Cultural, evento gratuito deste fim de semana em São Paulo, o tom de protesto político esteve em quase todos os shows. Um dos artistas mais aguardados, o rapper Criolo exibia, ao fundo do palco, enquanto cantava, um enorme telão com a frase "Temer jamais".
Minha Casa, Minha Vida
Além de acusarem Temer de ter praticado um “golpe” que culminou no afastamento da presidente Dilma Rousseff, os participantes do protesto reclamam da suspensão de parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Na última terça-feira (17), o Ministério das Cidades revogou a portaria que habilitava a contratação de unidades habitacionais na modalidade entidades.
“Aqui todos estão indignados com esse golpe que ocorreu no país e, por isso, gritam 'fora Temer!'. Mas aqui tem muita gente que veio de longe, do extremo sul, leste [de São Paulo], de ocupações. Vieram porque há poucos dias tiveram a notícia de que esse governo ilegítimo cortou as suas moradias que já estavam contratadas”, destacou Boulos ao discursar no carro de som.
Recriação do Ministério da Cultura não cessa protestos
A decisão do governo de recriar o Ministério da Cultura, cedendo às pressões dos últimos dias, não foi suficiente para que artistas, intelectuais, servidores e manifestantes civis desocupassem o Palácio Gustavo Capanema, sede do MinC, no Centro do Rio de Janeiro. A programação se estendeu por todo o fim de semana, com shows de artistas como Otto, Arnaldo Antunes, Jards Macalé, apresentações de grupos como Tambores de Olokun, encenações e oficinas de diferentes expressões artísticas. Parlamentares, como Jean Wyllys e Chico Alencar também participaram dos eventos.

No Rio de Janeiro, manifestantes marcharam da Igreja Candelária ao Palácio Gustavo Capanema
No Rio de Janeiro, manifestantes marcharam da Igreja Candelária ao Palácio Gustavo Capanema
O pedido de saída de Temer do Palácio do Planalto ocorre em diferentes sedes do MinC. Salvador, Belém e Aracaju são algumas das capitais que vêm organizando atos contrários ao governo do peemedebista, que tomou posse há pouco mais de uma semana e enfrenta acusações tanto de quem defende a tese do "golpe", que tirou a presidente Dilma Rousseff da Presidência da República como dos que apontam as medidas de austeridades que ministros de Estado do presidente em exercício vêm anunciando nos últimos dias.


Nenhum comentário: