11.05.2017

“O tema da redação surpreendeu.: "educação para surdo"

Após o fechamento dos portões, o tão esperado tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciado: "educação para surdo". Um assunto surpreendeu os candidatos, mas muitos alegaram que sabiam discorrer sobre o tema.
Neste domingo (5), os candidatos fizeram provas de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas e meia. O segundo domingo (12), vai abordar matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.

Violência doméstica, HPV, Barbie, Usina Belo Monte e música dos Racionais também aparecem no 1º dia do Enem.

Gabriela Martins, de 21 anos, conta saiu do Guajará para fazer a prova em Cruzeiro do Sul. Ela disse que não gostou do tema da redação, porque não houve divulgação sobre o assunto.

“A prova estava razoável. Não gostei das questões, achei que estavam complicadas. O tema da redação eu também não tinha me preparado. Eu acho que vai dá para passar, tive argumento, mas não esperava o tema. A expectativa para o outro domingo é que eu termine mais rápido”, diz. Candidatos ao Enem em Rio Branco gostaram do tema sobre inclusão dos surdos  (Foto: Luan Cesar/G1)




Candidatos ao Enem em Rio Branco gostaram do tema sobre inclusão dos surdos (Foto: Luan Cesar/G1)
Também do Guajará (AM), Fabiana Barrozo, de 21 anos, fez a prova em Cruzeiro do Sul e diz que comemorou ao ver o tema da redação.

Para Clécio Pontes, de 26 anos, que faz o Enem pela quarta vez, a mudança no Enem para dois fins de semana não foi boa. Ele diz que a tensão é prolongada.

“O tema da redação surpreendeu. O fato da prova ser em dois fins de semana achei que complicou, porque são dois fins de semana perdidos, porque a gente fica naquela tensão os dois fins de semana”, justifica.
“Foi um tema bom, esperava um tema mais complexo. Senti mais dificuldade esse ano nas provas. As perguntas estavam mais complexas”, diz.

A atendente Sergila Ferreira, de 22 anos, está fazendo o Enem pela quarta vez em Cruzeiro do Sul. Ela diz que o segredo do primeiro dia foi interpretação de texto.


“A única coisa que tem que saber para uma boa nota é interpretação de texto. Sem falar que o tema da redação foi bem fácil. Convivo com dois surdos, mas, para esse ano, esse tema não ficou muito em mídia. Mas, é uma coisa que se vê todos os dias. Foi um tema fácil”, diz.
O tema da redação estava mais fácil do que as questões. Eu já estudei sobre isso. Não era um tema esperado, esperava temas mais polêmicos e mais atuais. Hoje eu me animei mais para o próximo domingo”, conta.

Pela terceira vez, Luiza Hassem fez a prova do Enem. Ela diz que gostou do tema da redação e que o fato das provas serem em dois domingos também vai ajudar muitos os candidatos.

“Acho que a questão de ter dois dias, dois fins de semana diferentes, ajudou bastante para a gente descansar, porque sempre era muito cansativo. E também gostei da redação ser no primeiro dia, dá mais uma tranquilidade e uma sanidade mental, porque no segundo dia a gente ficava muito cansado”, diz.

Luiza diz ainda que a escolha do terma foi muito importante e precisa ser debatido. “Eu gostei do tema por conta da inclusão. Achei fácil de redigir, porque envolve muito essa questão da inclusão. Tem que incluir todo mundo mesmo e aceitar os surdos nas escolas, faculdade e em uma formação mais especializada. E no mercado de trabalho também, que é muito difícil” destaca.
 

Nenhum comentário: