11.09.2017

Varizes?



As varizes e micro varizes geralmente se desenvolvem à medida que envelhecemos. Os vasos sanguíneos dilatados aparecem com maior frequência nas pernas e pés, devido à pressão causada por andar e ficar em pé.
Além de serem comuns, as varizes dificilmente são sinais de doenças mais graves. As mulheres são mais afetadas do que os homens.
50% da população adulta sofre de varizes.

Causas:
As artérias carregam o sangue do coração para o resto do corpo. As veias retornam o sangue do resto do corpo para o coração, para que o sangue circule. As veias das pernas trabalham contra a gravidade, ajudadas por contrações musculares.
– Idade. Com o passar do tempo, as veias se alargam e se tornam varizes. As veias ficam azuis porque contêm sangue desoxigenado, que está em processo de recirculação através dos pulmões.
– Gravidez. A gravidez aumenta o volume de sangue no corpo, porém diminui o fluxo sanguíneo das pernas para a pélvis. A mudança circulatória é orquestrada pelo organismo para favorecer o feto, podendo causar alguns efeitos colaterais como as varizes.
Mudanças hormonais durante a gravidez também influenciam para o desenvolvimento de veias dilatadas. A condição geralmente melhora 12 meses após o parto.
Fatores de risco:
– Hereditariedade e histórico familiar.
– Idade avançada.
– Ficar em pé durante muito tempo.
– Terapia de reposição hormonal pós-menopausa.
– Estar acima do peso.
– Uso de pílulas anticoncepcionais.
– Ficar sentado durante muito tempo com as pernas cruzadas.
– Usar roupas justas.
– Histórico de coágulos sanguíneos.
– Uso de esteroides tópicos.
– Exposição a raios ultravioleta.
– Traumas na pele.
– Cirurgia venosa.
– Outras condições que aumentam a pressão sanguínea.
Sintomas:
Algumas pessoas não apresentam sintomas, porém podem se preocupar com a estética. Os sintomas incluem:
– Cansaço nas pernas.
– Coceira.
– Pernas inchadas.
– Câimbras nas pernas.
– Coloração amarronzada na pele, principalmente nos tornozelos.
Os sintomas geralmente se agravam após longos períodos em pé ou sentado. Em mulheres, os sintomas também se agravam durante a gravidez.
Quando o tratamento é necessário?
Quando as veias fazem com que andar e ficar em pé seja doloroso, é a hora de visitar o médico. A visita também é necessária se feridas se formarem perto das varizes ou se os pés e tornozelos incharem.
Condições associadas perigosas:
– Úlceras de estase venosa.
– Infecções bacterianas ou fúngicas.
– Tromboflebite.
– Hemorragia venosa.
O objetivo do tratamento é reduzir os sintomas e riscos de complicações. Como nem todas as veias varicosas requerem tratamento médico, o objetivo pode ser simplesmente estético.
Para se prevenir das varizes mantenha um estilo de vida saudável, evite salto-alto e roupas apertadas e mude a posição do seu corpo sempre que estiver sentado ou em pé durante longos períodos.
As varizes tem cura, porém é sempre melhor se prevenir!

FONTE:CLEVELANDCLINIC/MAYOCLINIC.

Nenhum comentário: