6.05.2009

Dia Mundial do Meio Ambiente- Ato Ecológico


Ato Ecológico
05 de junho de 2009
No dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da primeira turma do curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos participaram de ato ecológico no CTM. Para lembrar a data, o Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos – NGBS, e alunos do curso de pós-graduação plantaram mudas de Andiroba nos jardins do Instituto.

Farmanguinhos pesquisa as propriedades contidas nas sementes da andiroba há anos, mas há 2 vem solicitando a planta ao Jardim Botânico do Rio. Daqui a alguns anos usará as plantadas neste dia 5 de junho de 2009 pela primeira turma de pós-graduação formada na unidade. A data deve ser mesmo comemorada.

A Carapa Guaianensis, conhecida como andiroba, é uma planta da família das Meliáceas, a mesma do cedro, canjerana e mogno. Apesar da planta ser do bioma amazônico, germina com muita facilidade em qualquer região do país, além disso, suas propriedades fitoterápicas (antinflamatórias e antissépticas) são reconhecidas oficialmente pelo Ministério da Saúde e usadas medicinalmente, por isso foi escolhida para este ato ecológico.

Segundo a coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, Maria Behrens, faltam políticas públicas que dêem sustentabilidade ao planeta. “A consciência ecológica, infelizmente, só virá com a pressão econômica”, diz Behrens. A renovação de recursos naturais também foi ressaltada durante o ato pela coordenadora, que teme o futuro caso o homem não deixe de agredir o meio ambiente. “Os recursos podem se esgotar, assim como num supermercado que vende seus produtos e não reabastece suas prateleiras”.

Farmanguinhos

Nenhum comentário: