6.06.2009

Técnicas do sling training para fortalecer as articulações


Cordas e tipoias para fortalecer articulações

Desenvolvidas na Alemanha, as técnicas do sling training se assemelham às do pilates, mas não necessitam de aparelhos sofisticados e podem ser praticadas ao ar livre, até na praia


Rio - Um método fisioterápico alemão, que começou a ser usado em 1920 para tratar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial, começa a ganhar espaço no Rio. Baseada em exercícios com tipoias, a técnica está sendo usada em pacientes de qualquer idade e promete fortalecer a musculatura que envolve as articulações de maneira prática e barata.



Batizado de sling training, o método pode ser aplicado até em quem passa por reabilitação, apresenta dores pós-cirúrgicas ou lesões. “O foco é a musculatura interna. O fortalecimento dessa área garante mais condicionamento físico e a estabilização do corpo. Consequentemente, diminui dores consideradas crônicas, como as de coluna e joelho, por exemplo”, explica o fisioterapeuta alemão Cornell Coezjin, formado pela Berufsfachschule für Physioterapie.

Na prática, os exercícios se assemelham ao pilates, só que dispensam aparelhos. Podem ser praticados em qualquer lugar, até na praia, por meio de um aparelho chamado sling trainer. Criado pelo também alemão Hanspeter Meyer, o aparato é uma nova versão de técnica usada na reabilitação de soldados. “Até pessoas amputadas podem se exercitar, os resultados aparecem em um mês”, complementa Cornell.

No Brasil, a fisioterapeuta e professora de Educação Física Marília Pires cuida de difundir o novo método. “Além de permitir que as pessoas se exercitem em qualquer lugar, o sling pode ser aplicado nas escolas, pelo baixo custo e facilidade. Ajuda na coordenação motora e fortalece a lombar e a cervical, áreas normalmente afetadas pelo peso das mochilas dos estudantes”, orientou.

Semana passada, o método chamou a atenção nas areias de Ipanema. O estilista Cidinho Pereira, 60, aprovou. “Parece fácil, mas alonga bastante, mexe a musculatura”, avaliou. De férias no Rio com o filho Guilherme, 6, a corretora Daiane Mendonça, 29, também se aventurou na prática: “Senti que trabalha todos os músculos, interessante”.

Cuidados ao testar novidades

De acordo com a Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB), qualquer prática voltada à reabilitação deve ser feita com auxílio profissional. A vice-presidente da entidade, Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima, ressalta que a decisão pela melhor técnica cabe ao profissional que acompanha o paciente.

“Aquele que busca novo método deve se informar com o fisioterapeuta quais os benefícios e resultados já consolidados. Também é bom pesquisar se existem trabalhos publicados nas entidades de classe”, orienta. A profissional lembra que é importante confirmar o registro do fisioterapeuta, para ter a certeza de sua capacitação.

Os dados podem ser conferidos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional-RJ, responsável pela fiscalização. Os contatos da entidade são: www.crefito.com.br ou pelo telefone (21) 2264-0956.

A PRÁTICA

Como o sling trainer, aparelho usado na prática dos exercícios, é portátil e relativamente de baixo custo (será vendido por R$ 150 no Brasil), a técnica pode ser praticada em qualquer lugar. Mas deve ser feita sob supervisão, pois é necessário manter o correto posicionamento da coluna vertebral e das extremidades do corpo.

O sling training é um método fisioterapêutico que utiliza aparelho com cordas e tipoias para fortalecer a musculatura das articulações.

É indicado para atletas, pois melhora o condicionamento físico e previne lesões. Pode ser praticado também por pessoas de qualquer idade e por quem passa por reabilitação, apresenta dores pós-cirúrgicas ou pós-lesões.

O Dia

Nenhum comentário: