5.31.2009

Fator reumatóide


Fator reumatóide

Como é realizado o exame:
Adultos ou crianças:
O sangue é colhido de uma veia (punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorso da mão. O local da punção é limpo com anti-séptico e um torniquete (uma tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sangüínea, é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isso faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha de sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue coletado em um tubo vedado ou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sangramento.

Bebês ou crianças mais novas:
A área é lavada com anti-séptico e puncionada com uma agulha fina ou lanceta. O sangue pode ser coletado em uma pipeta (tubo de vidro pequeno), sobre uma lâmina, em uma tira de exame ou em um pequeno frasco. Será colocado algodão ou um curativo sobre o sítio de punção, se persistir o sangramento.

Como se preparar para o exame:
Adultos:
Não é necessária nenhuma preparação especial.

Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:

O que se sente durante o exame:
Quando a agulha é inserida para a obtenção de sangue, algumas pessoas sentem dor moderada, enquanto outras sentem apenas uma picada ou ferroada. Após a coleta, o local poderá latejar.

Motivos pelos quais o exame é realizado:
O exame de FR é utilizado principalmente para o diagnóstico da artrite reumatóide, embora não seja muito específico para esse propósito. Outras doenças reumatológicas (como o lúpus eritematoso sistêmico) podem apresentar resultados elevados. Na artrite reumatóide, anticorpos de imunoglobulina G (IgG) anormais produzidos pelos linfócitos no fluido sinovial agem como antígenos para a produção de outros anticorpos IgM e IgG. Os anticorpos que reagem contra os antígenos formam complexos imunes. Esses complexos podem ativar o sistema do complemento e outros processos inflamatórios. Os exames para FR medem as moléculas reativas de IgM.

Cerca de 80% das pessoas com artrite reumatóide apresentam exames de FR positivos, ou seja, títulos > 1:80 (isso significa que a amostra pode ser diluída 80 vezes, enquanto ainda capaz de medir a presença do anticorpo IgM).

Valores normais:

Negativo:
< 60 u/ml (método nefelométrico) ou
título < 1:80 (método de aglutinação)
OBS.: U/ml = unidades por mililitro

O que significam os resultados anormais:
Um exame positivo pode indicar:

hepatite crônica
infecção viral crônica
dermatomiosite
mononucleose infecciosa
leucemia
artrite reumatóide
escleroderma
lúpus eritematoso sistêmico

Esse exame também pode ser realizado na presença de outras condições, como:

doença de Still em adultos
infecção crônica
artrite reumatóide juvenil
síndrome nefrótica
síndrome de Sjogren

As informações contidas neste documento não devem ser utilizadas para fins de diagnóstico ou tratamento de quaisquer doenças ou problemas de saúde

Fonte:adam.sertaoggi.com.br

Diagnóstico da Artrite Reumatóide

O diagnostico clínico da AR geralmente é muito difícil devido ao seu início lento e gradual com sintomas muito discretos. Muitas doenças podem comportar-se de maneira similar à AR. Por essa razão, pacientes com suspeita de AR devem procurar o reumatologista, profissional mais indicado com habilidade e conhecimento para realizar um diagnóstico preciso e indicar um tratamento adequado ao paciente.

O diagnóstico é baseado nos sintomas clínicos, testes laboratoriais e radiográficos. Os critérios propostos pelo American College of Rheumatology são:

Rigidez matinal superior 1 hora;
Artrite de 3 ou mais articulações;
Artrite simétrica;
Artrite das mãos;
Nódulos reumatóides;
Fator reumatóide;
Alterações radiológicas típicas.
Diagnóstico laboratorial das AR
1. Pesquisa do Fator Reumatóide.

Fator Reumatóide (FR), é um grupo de auto-anticorpos da classe IgM que se liga à fração Fc da IgG. Está presente entre 50 e 90% dos pacientes com patologias reumáticas. O FR pode ser detectado na fase ativa da doença e é um indicador de atividade da doença. Pode também ser detectado em baixos níveis em pessoas sadias e em outras doenças. Foi descrito pela primeira vez em 1956 quando Singer e Plots demonstraram a reação do fator reumatóide em soro com microparticulas de poliestireno sensibilizadas com gama globulina humana, surgindo então o primeiro teste em látex. Mais tarde, Waaler e Rose, demonstraram que o FR era o responsável pela reação entre soros de pacientes com AR e hemácias de carneiro sensibilizadas com anticorpo de coelho anti-hemácias de carneiro, surgindo o teste de hemaglutinação denominado Waaler-Rose.

2. Pesquisa de anticorpos contra a Vimentina Citrulinada Mutada - MCV

Recentemente, novas tecnologias foram incorporadas ao diagnóstico laboratorial. Desde 1994 sabe-se que pacientes com AR desenvolvem auto-anticorpos contra inúmeras proteínas citrulinadas. A mais recente inovação é o teste de Anti-MCV. Estes anticorpos tem uma sensibilidade aumentada em relação ao Anti-CCP, uma outra proteína sintetizada in vitro. Ao contrário da CCP, o Anti-MCV é uma proteína natural presente no liquido sinovial dos pacientes com AR.

Sensibilidade e especificidade:

Um trabalho envolvendo 1149 pacientes diagnosticados como AR foram obtidos os seguintes dados:

Anti-MCV Anti-CCP
Sensibilidade 82% 72%
Especificidade 98% 96%

Conclusão
A pesquisa do Anti-MCV trouxe grandes benefícios por ser um teste mais específico, com possibilidade de detectar a doença nos estágios iniciais. Como esta prova também não tem uma sensibilidade e especificidade de 100%, a associação a outros testes é uma grande ferramenta para o diagnóstico precoce da doença. Por isso, ínúmeros esquemas tem sido propostos associando as provas clássicas com provas modernas de detecção de anticorpos citrulinados, como o Anti-MCV. Outras provas como o VHS e pesquisa da Proteína-C Reativa também podem ser úteis para compor o perfil reumático do paciente.

Produtos Linha Fumouze :

Rhumalatex Fumouze - teste de aglutinação em látex;
Polyartest Fumouze - teste de Waaler Rose;
Polyartitre Fumouze - Hemaglutinação indireta em microplaca;


1. Rhumalatex Fumouze
Esta é a prova clássica para o FR. Fatores reumatóides presentes no soro reagem e aglutinam partículas de látex sensibilizadas com gama globulina humana.

Características técnicas:

Teste rápido em lâmina
Reação de aglutinação
Leitura visual
Sensibilidade : 97,1%
Especificidade: 99,0%
Tempo de reação: 2 minutos
Qualitativo ou semiquantitativo
Kit para 60 testes (120 em ½ técnica) de triagem
Materiais fornecidos:

Reagente látex
Controles positivo e negativo
Tampão de diluição
gotejador
Palitos agitadores
Placas descartáveis para reação
2. Polyartest Fumouze – Teste de Waaler Rose
Este é um teste de hemaglutinação em lâminas, onde amostras contendo fator reumatóide reagem com hemácias de carneiro sensibilizados com frações de gama globulina de coelho anti-hemácias de carneiro. O kit acompanha um reagente controle composto de sangue de carneiro não sensibilizadas para assegurar uma alta especificidade ao teste.

Características técnicas:

Teste rápido em lâmina
Reação de hemaglutinação
Leitura visual
Sensibilidade : 98,7%
Especificidade: 99,0%
Tempo de reação: 2 minutos
Qualitativo ou semi-quantitativo
Kit para 25 testes (50 em ½ técnica) de triagem
Materiais fornecidos:

Reagente hemácias sensibilizadas
Reagente hemácias não sensibilizadas
Controles positivo e negativo
Palitos agitadores
Placas descartáveis para reação
3. Polyartitre Fumouze – Teste de Hemaglutinação tipo W. Rose em microplacas
Este kit permite a determinação qualitativa e semi-quantitativa de fator reumatóide utilizando a técnica de microtitulação em microplacas garantindo uma maior capacidade de detecção, permitindo uma semi-quantificação mais precisa. O kit acompanha um reagente controle composto de sangue de carneiro não sensibilizadas para assegurar uma alta especificidade ao teste.

Características técnicas:

Teste de hemaglutinação indireta em microplacas
Leitura visual
Sensibilidade : 97,6%
Especificidade: 97,4%
Tempo de reação: 2 horas
Qualitativo ou semi-quantitativo
Kit para 220 testes em triagem ou até 20 amostras em titulação completa
Materiais fornecidos:

Reagente hemácias sensibilizadas
Reagente hemácias não sensibilizadas
Tampão de diluição
Reagente adsorvente
Controle positivo de título conhecido
Controle negativo
Gotejadores
3 Microplacas com fundo em V]

Fonte:www.alka.com.br/

Nenhum comentário: